Compreender o propósito do conteúdo digital que vamos criar é a base de qualquer Estratégia de Marketing de Conteúdos.

Cada peça de conteúdo deve responder aos pain points da buyer persona, mas também adequar-se às diferentes etapas da buyer’s journey e àquilo que elas procuram nesse momento.

Na matriz abaixo, dividimos os quadrantes de acordo com a fase da Jornada de Compra (eixo X) e com o Comportamento Emocional do utilizador (eixo Y).

Desta forma, pode ser mais fácil perceber que tipologia de conteúdo deve desenvolver de acordo com o seu objetivo.

infografico-01-1

 Clique na matriz e guarde-a para consultar mais tarde! 

 

1. Podcast

Criar um Podcast consiste em entregar conteúdo em formato áudio, que pode ser ouvido em qualquer altura.

É uma boa alternativa para as marcas que percebem que o seu target não tem tempo para ler conteúdo escrito. 

Este formato poderá servir para criar conteúdo de raiz ou para requalificar conteúdo escrito já existente, apresentando-o à persona de outro modo.  

 

2. Testemunhos e Reviews 

Esta forma de conteúdo parte diretamente da opinião da audiência sobre a sua marca, ajudando à construção ou reforço da social proof (validação social).

Os Testemunhos e Reviews ajudam a clarificar aquilo que distingue a sua marca das restantes e podem inspirar os potenciais clientes com a experiência de outros utilizadores que já conhecem os seus produtos ou serviços. 

Pode apresentá-los através de uma escala de pontuação, onde é dada uma cotação a vários parâmetros, de um testemunho escrito livre ou ilustrá-los com vídeos.

 

Vídeo de Testemunho da Winsig (cliente da Made2Web)

 

3. Chatbot

Os Chatbots permitem automatizar ações e comunicar em tempo real com o utilizador, utilizando Inteligência Artificial para criar mensagens instantâneas.

São uma forte tendência do Marketing Digital e oferecem muitas vantagens à comunicação das empresas.  

A principal é que consegue estar disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana!

 

4. Vídeos

Sabia que o conteúdo em vídeo é tão popular que tem uma probabilidade 40x superior de ser partilhado nas Redes Sociais face a outros formatos? (fonte: HubSpot)

O Vídeo é um excelente formato para reter a atenção do utilizador, reduzir a bounce rate, aumentar o tempo de permanência nas páginas e promover interação nas plataformas digitais.

Apesar de poder representar um investimento superior a outros tipos de conteúdo, o vídeo é um formato versátil, o que acaba por torná-lo rentável.

Com um vídeo pode conseguir também declinar para outras tipologias de conteúdo, como imagens, citações com excertos do vídeo, transcrição para um artigo de blog, entre outras.

 

5. Quizzes / Simuladores / Calculadoras

Estes são mais um bom exemplo de conteúdos que retém a atenção e acrescenta valor aos utilizadores.

Os Quizzes, Simuladores ou Calculadores trazem-lhe três vantagens importantes: 

  1. Têm utilidade real, o que irá associar a sua marca à resolução de problemas; 
  2. Geram um sentimento de gratidão e confiança, que pode facilitar ou incentivar a decisão de comprar;
  3. Aumentam a interação nas suas páginas.

 

simulador-real-vida-made2web

Simulador da Real Vida Seguros (cliente da Made2Web)

 

6. Artigos de Blog

Os Artigos de Blog, como este, são uma excelente forma de atrair a buyer persona que procura mais sobre determinado tema e promover a interação.

Pode escrever artigos de blog para todas as fases da buyer’s journey, no entanto, na Made2Web, aplicamos normalmente uma estratégia de conteúdos de 80% para a fase de Descoberta e 20% para Consideração e Decisão.

A dimensão recomendada de cada artigo é de, aproximadamente, 1.000 palavras, mas pode testar diferentes dimensões para avaliar a que funciona melhor junto da sua audiência.

 

sugestao-blog-made2web Lembre-se! O plano de conteúdos de blog deve estar alinhado com a sua estratégia de SEO. Identifique as palavras-chave a trabalhar e desenvolva conteúdos de valor para esses termos de pesquisa.

 

7. Email Marketing

O Email Marketing representa uma excelente forma de comunicar com os seus potenciais e atuais clientes e gerar confiança através de lead nurturing - isto é, desenvolver o relacionamento com a sua lead (independentemente da fase da jornada de compra).

Receber, abrir e ler emails é algo a que a maioria das pessoas está habituada. Por isso, apostar numa estratégia de email marketing tem um elevado potencial de retorno que pode surpreender pela positiva!

 

8. Ebooks / Guias 

Este tipo de conteúdo serve, principalmente, para educar o utilizador.

Dependendo do seu objetivo, os Ebooks e Guias podem funcionar como uma espécie de moeda de troca entre a marca e o visitante, onde é pedido ao utilizador para deixar os seus contactos para receber um conteúdo gratuito.

Com este formato, a sua empresa pode ajudar os utilizadores a entender mais sobre determinado tema, oferecendo-lhes informação rica e mais aprofundada do que a de um artigo de blog, por exemplo.

 

9. Checklists / Templates 

Este formato é também muito útil na geração de leads, sendo disponibilizado nos mesmos moldes dos ebooks.

Consiste num modelo pronto a preencher cujo objetivo é facilitar ou simplificar tarefas, poupando tempo ao utilizador.

Pode ser simplesmente uma lista com to dos ou algo mais complexo, como uma folha de Excel pré-preenchida já com fórmulas.

mockup-checklistChecklist para Criar bom Conteúdo Digital da Made2Web

 

10. Relatórios / White Papers 

Este formato é semelhante a um ebook, mas é mais formal e tem uma maior complexidade. É também um conteúdo valioso, mas mais especializado e com uma linguagem mais técnica. 

Os Relatórios ou White Papers podem ser úteis para partilhar dados e estudos mais aprofundados sobre determinado tema que domina, ao mesmo tempo que fortalece a autoridade da sua marca.

 

11. Webinar 

Um Webinar consiste numa conferência de vídeo online sobre um tema específico. 

Neste conteúdo temos uma forte componente educacional, uma vez que o objetivo principal é ajudar as leads ou clientes a saber mais sobre determinado assunto.

Por outro lado, consegue também ter um caráter de credibilidade, colocando o orador e a empresa como especialistas desse tema.

 

Webinar feito pela Rute Almeida, Diretora da Made2Web

 

12. Campanhas Pagas

Fazer um investimento regular em Campanhas Pagas é uma boa forma de chegar à sua persona no imediato.

Pode optar, por exemplo, por campanhas de search ou de display, no Google, ou por campanhas pagas nas redes sociais, dependendo do seu objetivo de marketing.

O conteúdo dos seus anúncios pode variar de acordo com as plataformas que utilizar. Nada como testar diversos formatos e perceber quais apresentam melhor performance!

 

13. Pillar Page  

Numa Pillar Page é abordado um tema específico de uma forma completa, como é o exemplo desta página sobre SEO, no website da Made2Web (clique na imagem para explorar mais):

 

pillar-page-made2web

Pillar Page da Made2Web

 

Geralmente, a Pillar Page trabalha a fase de consideração e de decisão, ou seja, deve ter informação relevante com conteúdo que faça o utilizador considerar a sua marca ou o convença a tomar a decisão final.

O conteúdo relativo a outros sub-tópicos, relacionados com o tema principal, deve ser explorado em artigos de blog, que depois utilizam links para encaminhar os utilizadores para a Pillar Page. 

 

14. Case Studies

Os Case Studies permitem promover histórias de sucesso com outros clientes.

Na verdade, aqui podemos falar de diferentes tipologias de conteúdo - pode apresentar um caso de sucesso em vídeo, artigo de blog, infografia, podcast, entre outras.

São versáteis e representam uma boa forma de inspirar confiança e reforçar autoridade na sua área de negócio.

 

15. Demo / Free Trial

Oferecer uma Demonstração, ou um período de Trial Gratuito, é algo que agrada muito aos utilizadores e traz habitualmente bons resultados em vendas.

É uma estratégia muito usada em aplicações e software, por exemplo.

A persona consegue experienciar os benefícios do produto na versão gratuita, o que pode incentivar a adquirir a versão paga.

 

free-trial-spotify

Free Trial da Spotify

 

16. Landing Page  

A Landing Page é uma página decorrente de um website com um objetivo único e claro: a conversão.

Pode incluir diferentes tipos de conteúdo, mas o foco principal de uma boa Landing Page é orientar o visitante para a conversão desejada. Geralmente leva a uma compra ou ao preenchimento de um formulário. 

 

Já sabe que conteúdos tem de desenvolver?

Independentemente da tipologia, o conteúdo deve sempre acrescentar valor, conhecimento e ter uma utilidade real para o utilizador. 

Uma boa Estratégia de Conteúdos pode inspirar, entreter, educar ou convencer as suas personas, dependendo dos seus objetivos em cada momento da buyer’s journey. 

Quero criar conteúdos digitais eficaz >