O objetivo de uma estratégia de Marketing de Conteúdos é criar e divulgar uma série de conteúdos que permitam alcançar a sua audiência e atingir determinadas métricas traçadas.

No entanto, uma boa estratégia de conteúdos não termina depois destes estarem publicados.

Trata-se de um processo cíclico. Depois de difundir as peças devemos analisar resultados, e, se necessário, voltar atrás para melhorá-las e otimizá-las.

 

Ferramentas para Auditoria e Diagnóstico

Uma das grandes vantagens do marketing digital, face ao tradicional é o facto de os resultados poderem ser medidos em tempo real. Isto torna possível ajustar as suas ações no imediato.

Monitorizar a performance de cada publicação, seja qual for a plataforma digital, pode ser muito útil na resolução de eventuais problemas ou na otimização do seu desempenho. Alguns exemplos de ferramentas que pode utilizar para fazer a auditoria e diagnóstico da sua estratégia são:

 

00-analise-e-otimize-a-sua-estrategia-de-marketing-de-conteudos-1

 

  • Google Analytics

O Google Analytics um auxiliar importante do Google que oferece uma visão geral do comportamento dos utilizadores nas suas páginas, através da análise de vários métricas e dimensões.

 

  • Google Search Console

Esta ferramenta do Google permite acompanhar o seu website em termos de indexação das páginas no motor de pesquisa. Alerta para eventuais erros ou problemas e apresenta sugestões de melhoria.

 

  • Google Ads

Anteriormente conhecido como Google AdWords, esta é a plataforma de anúncios do Google. Estes anúncios dão às empresas maior visibilidade neste motor de pesquisa mas, acima de tudo, permitem segmentar esses anúncios para alcançar públicos muito específicos.

 

  • Facebook Insights ou outras

Nesta ferramenta do Facebook, bem como em outras redes sociais, pode analisar um vasto conjunto de dados das suas páginas. É possível acompanhar e exportar diversas informações estatísticas sobre: alcance, seguidores, likes, outras ações na página e muito mais.

 

  • Plataformas de Email Marketing

Servem para gerir as suas campanhas de email marketing e existem várias opções disponíveis. Cada uma oferece mais ou menos recursos adicionais, pelo que deve avaliar e escolher a mais adequada ao seu caso.

 

  • HubSpot ou outras

Plataformas como a HubSpot, ou outras de inbound marketing, permitem centralizar numa só um conjunto de ferramentas, reunindo toda a informação sobre marketing e vendas. Isto facilita uma série de processos e permite analisar uma enorme diversidade de indicadores de desempenho.

Estes são apenas alguns exemplos. Deve selecionar as soluções mais adequadas às suas necessidades concretas. Dependendo do que pretende medir ou analisar, há um mundo de opções para explorar!

 

Que Métricas deve analisar na sua Estratégia de Conteúdos?

Para conseguir analisar resultados é necessário saber quais key performance indicators (KPIs) a medir, que devem ir ao encontro dos objetivos definidos no início da sua estratégia de marketing de conteúdos.

Nesta fase, analisar esses KPIs vai permitir averiguar se conseguiu alcançar os objetivos a que se propôs, ou não.

Dependendo das metas que traçou e do meio em questão, pode analisar:

  • Tráfego nas páginas do seu website;
  • Tempo de permanência nas páginas;
  • Taxa de rejeição;
  • Taxa ou número de Conversões (pedidos de contacto, compras, marcações, downloads ou outras);
  • Número de comentários e partilhas;
  • Número de seguidores;
  • Número de visualizações de vídeos.

analise-e-otimize-a-sua-estrategia-de-marketing-de-conteudos-metricas-para-analisar-resultados-digitais

 

O mais importante é prestar atenção a estas métricas para poder agir de forma adequada e atempada a cada situação. Só assim poderá ir melhorando o seu desempenho e otimizando as suas Estratégias.

 

sugestao-blog-made2web Tudo se resume a… otimização!

Podemos desenvolver uma estratégia de conteúdos by the book, isto é, cumprindo todas as boas práticas, e mesmo assim não alcançar os resultados esperados.

É por isso que a esta última fase de análise e otimização é fundamental!

É um processo dinâmico que, geralmente, deixa sempre espaço para melhorar e conseguir obter potenciar os seus resultados.

Quero melhorar os resultados da minha Estratégia de Conteúdos >