O aumento da importância das estratégias digitais tem vindo a mudar os paradigmas de todo e qualquer negócio que, até recentemente, eram sobretudo ditados pela esfera tradicional.

A Era Digital trouxe ao mercado empresarial novas ferramentas para impulsionar as estratégias de marketing e dar-lhes um maior rendimento que pode ser medido e monitorizado em tempo real.


Quais são as diferenças entre o Marketing Digital e o Tradicional?

Em traços gerais, os objetivos do marketing digital podem descrever-se como os mesmos do tradicional: maximização da visibilidade, promoção da credibilidade, conquista de clientes, rentabilização do negócio, maior volume de negócio... Entre outros.

Contudo, a Internet e o desenvolvimento do marketing digital vieram enriquecer as ações de comunicação e marketing feitas pelas marcas pelas suas inúmeras vantagens.

marketing-online-versus-offline

 

5 principais vantagens do Marketing Digital face ao Tradicional

1. Maior alcance do público-alvo

No mundo online o céu é o limite. Não existem barreiras, nem fronteiras. O conteúdo que é partilhado na Internet pode expandir qualquer produto ou serviço por diversas cidades, países, ou continentes. 

Se o seu objetivo é fazer a sua empresa crescer a nível internacional a presença online é obrigatória!

expandir-negocio-marketing-digital

 

2. Maior segmentação da comunicação

Se pensar na comunicação offline, seja em um anúncio de imprensa, um outdoor, ou até mesmo um filme televisivo, consegue ter a certeza de quem vai ser impactado por qualquer um deles? A resposta é não.

Já na publicidade online é possível definir a segmentação do seu público-alvo de acordo com os seus objetivos de marketing

Para além disso, pode testar diversos formatos de acordo com cada um dos públicos-alvo, tendo em conta a faixa etária, o género, a localização, os interesses, etc.

segmentacao-publico-alvo-digital

 

3. Resultados mensuráveis

Pense num anúncio de vídeo. No meio offline, consegue ter uma ideia de quantas pessoas efetivamente viram o seu anúncio na televisão? Ainda para mais, com a opção de parar, de ver gravações, de andar para trás e para frente? Torna-se impossível medir.

No online consegue medir os resultados das suas estratégias com maior precisão e quase em tempo real.

Se pensarmos no mesmo exemplo, no digital consegue saber quantos utilizadores visualizaram o seu vídeo, ou o tempo médio dessa visualização.

Mas este é apenas um ínfimo daquilo que é possível perceber.

No digital consegue saber o número de utilizadores que visitaram o seu website em determinado período, de que canal vieram os seus contactos, quais os seus dados demográficos, o número de conversões geradas por cada campanha... 

Tudo isto é possível perceber através das diferentes ferramentas de análise de dados disponíveis, como é o caso do Google Analytics.

QUERO SABER MAIS SOBRE GOOGLE ANALYTICS »

 

4. Monitorização em tempo real 

tempo-real-agora-marketing-digital

Na nossa opinião, este é um dos pontos mais fortes do marketing digital. 

Todas as ações de comunicação online podem ser ajustadas no momento, de acordo com os resultados obtidos, ou o orçamento disponível. Pode parar uma determinada campanha, alocar um maior investimento para determinado dispositivo, ou alterar o criativo do seu anúncio quando quiser.

Um verdadeiro mundo por explorar!

 

5. Custos inferiores

Ao contrário dos meios tradicionais, o digital continua a ter um investimento acessível e com resultados mais expressivos para as empresas.

Isto porque uma das grandes vantagens da publicidade online é pagar apenas quando efetivamente alguém vê, ou interage com o nosso anúncio.

Desta forma, e porque a segmentação é muito mais rigorosa, o retorno do investimento acaba por ser mais favorável até mesmo com um baixo orçamento.

Isto porque consegue canalizar o seu dinheiro para atrair leads mais qualificadas para o seu negócio.

 

Fortaleça a sua estratégia de marketing digital

O novo comportamento do consumidor, que se movimenta essencialmente no espaço online, faz com que a sua empresa dependa do marketing digital para garantir a presença nos websites, ou redes sociais, frequentados pelo seu público-alvo. Por outro lado, exige também diversas táticas de marketing relacional que dificilmente se consegue com uma estratégia de marketing tradicional.

É importante que tenha em vista os seus objetivos de marketing e conhecimento de todas as oportunidades de investimento no mundo digital. 

marketing-digital-retorno-investimento

Aposte na otimização do seu website para ganhar visibilidade nos motores de pesquisa, utilize um conjunto de técnicas de web copywriting enriquecendo o seu conteúdo, sem esquecer as Redes Sociais e a publicidade online.

Planeie, teste, otimize e vença no digital!

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DE MARKETING DIGITAL DA MADE2WEB »