Artigo revisto a 11 de dezembro de 2020

O aumento da importância das estratégias digitais tem vindo a mudar os paradigmas de todo e qualquer negócio que eram sobretudo ditados pela esfera tradicional.

A Era Digital e, mais recentemente, a Crise Pandémica trazida pela COVID-19 em 2020 levaram a que o mercado empresarial adotasse novas ferramentas para impulsionar as estratégias de marketing e vendas digitais e dar-lhes um maior rendimento que pode ser medido e monitorizado em tempo real.

 

Quais são as diferenças entre o Marketing Digital e o Tradicional?

Em traços gerais, os objetivos do marketing digital podem descrever-se como os mesmos do tradicional: maximização da visibilidade, promoção da credibilidade, conquista de clientes, rentabilização do negócio, maior volume de negócio... Entre outros.

Contudo, a Internet e o desenvolvimento do marketing digital vieram enriquecer as ações de comunicação e marketing feitas pelas marcas pelas suas inúmeras vantagens.

 

5 principais vantagens do Marketing Digital VS. Tradicional

5-principais-vantagens-do-marketing-digital-face-ao-tradicional

1. Maior alcance da buyer persona

No mundo online o céu é o limite. Não existem barreiras, nem fronteiras. O conteúdo que é partilhado na Internet pode expandir qualquer produto ou serviço por diversas cidades, países, ou continentes. 

Para além da presença internacional, o Online permite que as empresas mantenham "as portas abertas" em estados de emergência, como os que têm sido vividos.

 

Os estudos sobre as tendências dos consumidores europeus referem que houve, em 2020, uma antecipação na mudança definitiva para um consumo mais digital.

A verdade é que esta transição era esperada em largos anos e foi agora fomentada pela COVID-19 - isso refletiu-se no comportamento dos consumidores portugueses, no primeiro semestre de 2020:

  • 83% descobriram um novo serviço online;
  • 75% sentiram-se confortáveis em adquirir produtos online;
  • 33% encomendaram comida online;
  • Mantiveram interesse em comprar online:
    • 67% cultura;
    • 65% viagens e férias;
    • 63% cosmética.

Ainda assim, 2/3 dos europeus afirmam que preferem comprar em loja física, o que pode levar a uma desaceleração desta tendência no pós COVID-19.

 

2. Maior segmentação da comunicaçãopublicidade

Se pensar na comunicação offline, seja em um anúncio de imprensa, um outdoor, ou até mesmo um filme televisivo, consegue ter a certeza de quem vai ser impactado por qualquer um deles? A resposta é não.

Já na publicidade online é possível definir a segmentação do seu público-alvo de acordo com os seus objetivos de marketing

Para além disso, pode testar diversos formatos de acordo com cada um dos públicos-alvo, tendo em conta a faixa etária, o género, a localização, os interesses, etc.

 

 

3. Resultados mensuráveis

Pense num anúncio de vídeo. No meio offline, consegue ter uma ideia de quantas pessoas efetivamente viram o seu anúncio na televisão? Ainda para mais, com a opção de parar, de ver gravações, de andar para trás e para frente? Torna-se impossível medir.

No online consegue medir os resultados das suas estratégias com maior precisão e quase em tempo real.

Se pensarmos no mesmo exemplo, no digital consegue saber quantos utilizadores visualizaram o seu vídeo, ou o tempo médio dessa visualização.

Mas este é apenas um ínfimo daquilo que é possível perceber.

No digital consegue saber o número de utilizadores que visitaram o seu website em determinado período, de que canal vieram os seus contactos, quais os seus dados demográficos, o número de conversões geradas por cada campanha... 

Tudo isto é possível perceber através das diferentes ferramentas de análise de dados disponíveis, como é o caso do Google Analytics.

 

4. Monitorização em tempo real 

tempo-real-agora-marketing-digital

Na nossa opinião, este é um dos pontos mais fortes do marketing digital. 

Todas as ações de comunicação online podem ser ajustadas no momento, de acordo com os resultados obtidos, ou o orçamento disponível. Pode parar uma determinada campanha, alocar um maior investimento para determinado dispositivo, ou alterar o criativo do seu anúncio quando quiser.

Um verdadeiro mundo por explorar!

 

5. Custos inferiores

Ao contrário dos meios tradicionais, o digital continua a ter um investimento acessível e com resultados mais expressivos para as empresas.

Isto porque uma das grandes vantagens da publicidade online é pagar apenas quando efetivamente alguém vê, ou interage com o nosso anúncio.

Desta forma, e porque a segmentação é muito mais rigorosa, o retorno do investimento acaba por ser mais favorável até mesmo com um baixo orçamento.

Isto porque consegue canalizar o seu dinheiro para atrair leads mais qualificadas para o seu negócio.

 

Fortaleça a sua Estratégia de Marketing Digital

No estudo Economia e Sociedade Digital em Portugal, desenvolvido pela Associação Portuguesa da Economia Digital (ACEPI) em parceria com a IDC:

Estima-se que o valor do E-commerce B2C e B2B atinja os 110,6 mil milhões de euros em 2020 (face a 96 mil milhões de euros em 2019), fruto do impacto da pandemia da COVID-19 que alterou os hábitos de consumo e transformou todos os negócios.

marketing-digital-estrategia

Outra excelente notícia é que os consumidores portugueses passaram a comprar mais em websites portugueses (o que provavelmente está proporcionalmente ligado com o aumento da presença digital das marcas portuguesas).

Em suma, o comportamento do consumidor, que se movimenta essencialmente no espaço online, faz com que a sua empresa dependa do marketing digital para garantir a presença nos websites ou redes sociais, frequentados pelo seu público-alvo. 

sugestao-blog-made2web  Aposte numa Estratégia de Transformação Digital do seu marketing e vendas e impulsione a sua marca online!

Peça uma Proposta Consultoria Digital >