O vídeo é uma ferramenta de comunicação cada vez mais usada pelas empresas, com aplicações em áreas tão diversas como Marketing, Vendas, Suporte ao Cliente e até formação e comunicação interna e externa das organizações.

A preferência dos consumidores pelo vídeo tem aumentado de forma consistente ao longo dos últimos anos.

 

Em 2020 as pessoas assistiram a 16h semanais de conteúdo em vídeo. Isto representa um aumento de 52% face a 2018.

Fonte: Wyzowl

 

A sua crescente popularidade combinada com o impulso da transformação digital nas empresas tornam o vídeo num formato cada vez mais apetecível.

Para fazer face à enorme procura, existem hoje várias plataformas que possibilitam a criação, publicação e partilha de vídeos. A Vidyard destaca-se por ser uma das mais completas e intuitivas para começar a usar o vídeo de forma simples e rápida.

 

O que é a Vidyard?logo-vidyard

A Vidyard é uma plataforma que serve para criar e difundir facilmente qualquer tipo de vídeo. De acordo com os seus objectivos, pode gravar vídeos de Marketing, Vendas, Suporte ou para formação ou comunicação interna. 

Após a fase de criação, o seu vídeo está pronto para ser partilhado onde quiser. Pode incorporá-lo no seu website, em Landing Pages, artigos de blog,  e-mails e Redes Sociais, basta usar o link ou o código disponível para o fazer.

 

Recorrer à Vidyard para a criação, gestão e partilha de conteúdo em vídeo, ajuda as empresas a aumentar as leads qualificadas, gerar novos clientes e melhorar a sua comunicação, tanto interna, como externa. 

 

Para além de tudo isto, uma vez que permite que os vídeos sejam indexados, a Vidyard contribui ainda para melhorar a visibilidade da sua marca nos motores de pesquisa.

 

  • Vidyard Vs Youtubeguia-video-6-vidyard-plataforma-de-criacao-e-partilha-de-videos-vs-youtube

Será que podemos afirmar que a Vidyard é equivalente ao Youtube? Não, uma vez que os seus propósitos são muito distintos. 

Enquanto que o Youtube é uma Rede Social destinada à partilha de conteúdo em vídeo, a Vidyard é a plataforma que lhe permite gerir e criar os vídeos antes de os partilhar, nesta ou noutras Redes.

 

  • Vidyard Vs Vimeoguia-video-6-vidyard-plataforma-de-criacao-e-partilha-de-videos-vs-vimeo

Comparando a Vidyard com a Vimeo, concluímos que o foco e a oferta de valor de cada plataforma são diferentes. 

Apesar de ambas permitirem alojar e partilhar vídeos, a Vidyard está direccionada a todas as áreas do negócio: Marketing, Vendas, Suporte e Recursos Humanos. Já a Vimeo é mais focada nas equipas de Marketing, portanto não é tão abrangente. 

 

Vantagens da Vidyard

  • É uma plataforma user-friendly

A Vidyard é pensada para o utilizador, acompanhando-o passo a passo na criação dos vídeos. Vão sendo apresentadas sugestões para que cada vídeo atinja uma boa performance.

 

  • Pode ser integrada com outras plataformas

Os seus vídeos da Vidyard podem ser integrados em outras plataformas de forma simples. Partilhe-os facilmente nas Redes Sociais, no seu website ou através de e-mail, por exemplo.  

 

  • Melhora a comunicação empresarial

O vídeo é uma ferramenta eficaz para optimizar a comunicação interna e externa das empresas. Com a Vidyard, pode usar este formato em segurança e sem complicações. 

 

  • Agrega todas as equipas 

A Vidyard permite que todas as equipas de uma empresa trabalhem numa plataforma comum, agregando Vendas, Marketing e Suporte ao Cliente.

 

  • Permite comparar resultados por criador

Com a Vidyard é possível medir e comparar a performance dos vídeos por cada criador, o que pode ser muito útil para avaliar elementos das equipas de Vendas, por exemplo. 

 

5 Principais Funcionalidades da Vidyard

5-principais-funcionalidades-da-vidyard

1. Criação de vídeos

Se cumprir algumas regras e boas práticas, pode começar agora mesmo a criar os seus vídeos com a Vidyard!

Depois de definir os objectivos que quer atingir, pode escolher qual o tipo de vídeo mais apropriado. A Vidyard permite a criação de 3 tipos de vídeos diferentes:

  • Screen + Camera

Escolher este tipo de vídeo possibilita demonstrar algo (através de uma partilha de ecrã) e, ao mesmo tempo, dar uma explicação adicional em vídeo, que surge num canto da imagem.  

  • Screen

Esta tipologia de vídeo permite complementar a partilha de ecrã com informação simultânea em áudio.  

  • Camera

Neste tipo de vídeo, pode filmar o que quiser através da câmara. Pode criar vídeos demonstrativos ou um selfie-video, por exemplo.  

 

2. Alojamento de vídeos

Para além da criação, a Vidyard permite também alojar e gerir comodamente os seus vídeos a partir de um só lugar. Podem ser organizados em pastas à sua medida, por utilizador ou de acordo com as respectivas finalidades. Por exemplo, pode agrupar vídeos destinados a: formações, partilhas nas Redes Sociais, respostas a reclamações ou pedidos dos clientes. 

 

3. Personalização dos vídeos

Personalizar os vídeos criados na Vidyard é simples! Tem diversas opções disponíveis consoante os seus objectivos. 

Cada vídeo pode ser apresentado através de um thumbnail (animado ou estático) ou ter uma contracapa. Pode incluir facilmente legendas e call to action nos seus vídeos. 

As call to action são 100% personalizáveis através de HTML e podem ser adicionadas no final ou no decorrer do vídeo. É ainda possível incluir formulários nos vídeos, com vista à geração de leads.

 

4. Partilha de vídeos

Partilhar os seus vídeos da Vidyard onde quiser é simples: basta usar o link ou o código para os incorporar na página pretendida ou nas Redes Sociais. 

Depois, pode também definir as dimensões do vídeo e se pretende que a partilha inclua, ou não, um thumbnail. 

 

5. Análise da performance dos vídeos

Analisar resultados é essencial para avaliar o sucesso alcançado por cada vídeo. A Vidyard permite criar vários tipos de relatórios de acordo com as suas necessidades.

O dashboard geral da Vidyard permite seleccionar o vídeo e a data de modo a ficar a saber:

  • O número de visualizações totais e de visualizações únicas;
  • A percentagem do vídeo visualizada;
  • O tempo médio de visualização;
  • A localização do utilizador;
  • Qual o dispositivo e browser utilizados.

Pode também optar por ver os dados de uma forma geral e perceber quais os vídeos com melhor performance, independentemente do seu criador. 

Se preferir, pode analisar e comparar resultados dos vídeos criados por um mesmo utilizador.

video-infografico

Vidyard: Uma solução completa

A Vidyard permite entrar no mundo da comunicação em vídeo sem grande dificuldade. Uma vez que agrega várias funcionalidades, elimina a necessidade de recorrer a diferentes aplicações, o que agiliza o processo de criação e partilha dos seus vídeos.  

Se a sua empresa já descobriu a importância do vídeo mas não sabe por onde começar, fale connosco e venha descobrir a Vidyard!

 

Quero saber mais sobre a Vidyard >