O email marketing continua vivo nas estratégias de marketing digital e de vendas, sendo considerado como uma das ações com melhor ROI. Entre os vários fatores que contribuem para uma campanha de email marketing de sucesso, o copywriting do email merece especial atenção. 

De uma forma resumida, o objetivo do copywriting numa campanha de email marketing é convencer o potencial cliente a avançar na sua jornada de compra, sem que haja desvios e perdas pelo caminho.

Neste artigo, vamos partilhar algumas boas práticas para que o copywriting seja um fator positivo para o sucesso das suas campanhas de email marketing.

 

5 Boas Práticas para a sua estratégia de copywriting em email marketing

Através do email marketing, é possível alcançar uma audiência abrangente e, ao mesmo tempo, segmentar e personalizar o conteúdo que será entregue, com resultados bastante positivos. Mas, para isto, é fundamental que utilize algumas boas práticas para que o seu copywriting converta leads e fidelize clientes.

5-boas-praticas-copywriting

1. Defina os objetivos do email

Seja para educar, informar, entreter e inspirar a audiência, vender ou até mesmo criar um relacionamento, é importante que, primeiro, defina o objetivo do seu email.

Reflita sobre a finalidade do email e oriente a sua escrita para este fim. Para ajudar a definir o objetivo, deixamos 3 perguntas sobre as quais é aconselhável pensar: 

 

  • Quem vai receber o e-mail?

email

Uma das mais-valias do email marketing é permitir a segmentação da audiência. Assim sendo, tire proveito deste benefício e adapte o copywriting a quem irá receber o conteúdo, ajustando a escrita a cada grupo de potenciais clientes. 

Por exemplo, um potencial cliente deve receber uma comunicação diferente de um recorrente. Procure ter em atenção as especificidades e necessidades de cada buyer persona, em vez de comunicar em simultâneo e de igual forma para todos os destinatários, perdendo, assim, oportunidades de negócio. 

Com vista a conhecer a sua audiência, tenha ainda em atenção a fase da jornada de compra em que se encontram os destinatários do seu email e ajuste o copywriting para cada etapa.

 

  • O que quer que o leitor faça?

Seja ler um artigo, subscrever uma newsletter ou realizar uma compra, a estratégia é a mesma: mostrar ao potencial cliente os benefícios do produto ou serviço que está a comunicar. Ou seja, escreva sobre o impacto que o produto ou serviço terá na vida de quem está a ler, explicando as mais-valias de uma forma muito clara. 

 

Procure conhecer bem o que comunica, entenda as características, traduza-as em benefícios, perceba o que o leitor quer e sente e escreva de acordo.

 

  • Quais as métricas a analisar?

As métricas ajudam a medir os resultados e o comportamento da sua audiência. Se conseguir relacionar algumas destas métricas com o copywriting, será mais fácil otimizá-lo. 

Por exemplo: a taxa de abertura pode ser influenciada pelo assunto do email. Desta forma, tenha em atenção a evolução dos valores desta métrica para ajustar o copy do assunto do email.

 

Uma boa taxa de abertura de email varia entre os 15 e os 25%, dependendo da sua base de dados.

 

Já a taxa de clique ajuda a mostrar se a linguagem (copywriting) utilizada e o design são os mais indicados para a sua audiência porque revela o engagement dos destinatários com o conteúdo que é produzido. O mesmo acontece com a taxa de conversão que pode indicar se a sua abordagem é a mais correta para a audiência em questão e se o copywriting está a ser persuasivo, por exemplo.

Faça também uso dos testes A/B para saber o que melhor funciona com a sua audiência.

Procure ter uma postura crítica em relação às métricas e veja como a sua análise pode ajudar a otimizar o copywriting dos emails que envia.

 

A taxa de cliques varia de acordo com a base de dados e conteúdo do email, mas uma boa taxa de cliques deve começar nos 2,5%.

 

2. Personalize os emails

Os emails quando personalizados têm maior probabilidade de serem abertos. É por isso que o seu email precisa de se destacar dos emails da sua concorrência e dos restantes na caixa de emails.

Sempre que possível, procure:

  • personalizar o assunto do email;
  • tratar o destinatário pelo seu nome;
  • utilizar verbos que incitem a ação.

 

Exemplo de um email da Made2web com personalização

exemplo-subject-email-personalizado

 

Lembre-se que o seu primeiro objetivo é que o email seja aberto por quem o recebe.

Os assuntos de email devem:

  • satisfazer um desejo ou resolver uma dor;
  • ser claros;
  • simples;
  • curtos, facilitando assim a leitura em mobile.

 

Por exemplo, quando um utilizador recebe um ebook de Marketing Digital:

  • um bom assunto de email seria: “[Nome], aqui está o seu ebook sobre Marketing Digital”;
  • um mau assunto seria: “Ebook Marketing Digital”.

É também aconselhável que escreva como se estivesse a falar com o seu destinatário porque, na realidade, está. Desta forma, irá criar uma maior conexão com quem recebe o email. E, sempre que possível, coloque o leitor no centro da ação.

 

3. Simplifique a escrita

As regras de bom português devem sempre ser cumpridas, mas procure simplificar a escrita dos seus emails, evitando recorrer a palavras que podem ser de difícil compreensão.

Uma boa forma de perceber se o copywriting do email está fluído e possui ritmo, é através da leitura em voz alta. Ao ouvir as palavras que escreveu, será mais fácil detetar possíveis erros e perceber o que faz sentido.

É aconselhada também a utilização de verbos que incitem a ação do leitor, bem como a voz ativa.

Por exemplo: “O nosso produto oferece várias soluções” em vez de: “São várias as soluções oferecidas pelo nosso produto”.

 

4. Estruture a informação

beneficios

Quando estiver a fazer o copywriting, procure começar pela informação mais importante e relevante para o leitor. No primeiro parágrafo do email deve estar o argumento mais forte, o exemplo mais significativo, a ilustração mais inteligente.

No caso de um email de venda, por exemplo, exponha o problema e mostre como o seu produto ou serviço pode ser a solução. O importante é que aproveite as duas ou três primeiras linhas para agarrar a atenção de quem lê.

 

5. Pense no Call To Action (CTA)

Os bons emails têm um Call To Action (CTA). E um bom CTA consegue-se através do design e do copy. 

Para cumprir a sua função, um CTA deve ter um design que lhe permita destacar-se e ser logo reconhecido quando o email é aberto. É importante também que tenha tamanho suficiente para que, em mobile, possa ser clicado com o dedo. Já o copy deve ser claro e conciso, orientado para a ação.

bom-mau_cta

 

E depois? Meça os resultados e otimize!

Ao fazer uso de algumas destas boas práticas, estará mais perto de utilizar o copywriting a favor do sucesso das suas campanhas de email marketing

E lembre-se: medir resultados e otimizar processos faz parte da estratégia de copywriting para email marketing.

Quero desenvolver uma Estratégia de Email >