Quando pensamos sobre como será a evolução do marketing das empresas, é natural revisitarmos mentalmente aqueles dados e estatísticas mundiais dados por Gurus de Marketing, que nos lembram do papel importante das fotografias e dos vídeos institucionais nas estratégias de marketing de maior sucesso. 

E é por isso que hoje dedicamos este texto à visão de Gurus do Marketing, sobre as vantagens do vídeo e da fotografia. Destacamos por exemplo Gary Vaynerchuk, Ekaterina Walter (The power of visual storytelling), Jay Baer (Convince & Convert), Jon Mowat (Hurricane Video Marketing Agency), Joe Pulizzi (Content Marketing Institute), Arnie Kuenn (Vertical Measures), e Mark Schaefer (The Content Code Book).

 

fotografia-e-video-institucional-mais-conversoes-e-clientes-jornada-de-uma-estrategia-de-marketing-digital

Carregue para ver maior

 

Vamos começar pela "simples" imagem estática - a fotografia.

Como é que a fotografia institucional eleva o envolvimento do nosso público-alvo?

2.1 Cria maior Identidade, profissionalismo e relação com a história da marca

Há muito tempo que se sabe que uma imagem pode valer mais do que 1000 palavras. 

A fotografia institucional é, pois, e cada vez mais, uma poderosa ferramenta para mostrar a identidade única de cada empresa, bem como o seu profissionalismo e a sua história. 

Com imagens cuidadosamente elaboradas, as empresas conseguem comunicar visualmente os seus valores, a sua cultura e missão, estabelecendo uma ligação bastante sólida e autêntica com o seu público-alvo.

 

antes-depois-fotografia-e-video-institucional-mais-conversoes-e-clientes-jornada-de-uma-estrategia-de-marketing-digital

2.2. Favorece primeiras Impressões fortes e inesquecíveis

De facto, a utilização de fotografias institucionais ajudam a criar uma impressão duradoura nos nossos potenciais clientes. 

Se as imagens captarem a essência da marca, vão com certeza destacar em apenas alguns microssegundos, os nossos produtos, serviços e até os membros da nossa equipa com uma excelência visual ímpar.

E claro, este tipo de conteúdo visualmente atrativo, vai ajudar a criar uma primeira impressão positiva e a construir confiança com os nossos potenciais clientes.

Daí virá provavelmente a célebre frase "Imagens de Marca". É que muitas vezes associamos as marcas a uma imagem muito específica, muito acima de qualquer logótipo ou slogan.

imagem-de-marca-fotografia-e-video-institucional-mais-conversoes-e-clientes-jornada-de-uma-estrategia-de-marketing-digital

2.3 Gera um exponencial aumento de partilha de conteúdos online

É verdade que os conteúdos gráficos são sem dúvida os mais partilhados online. As fotografias institucionais deram "nome" ao que se chama hoje de "conteúdo líquido", aquele que é distribuído com maior velocidade e por diversos canais de marketing online. 

Como resultado, esta distribuição alargada garante uma representação consistente da marca e maximiza o alcance do conteúdo visual, atraindo não só um público maior, como aumentando as hipóteses de conquistar novos clientes.

fotografia-e-video-institucional-mais-conversoes-e-clientes-tipos-de-conteudos-compartilhados-online-2

Carregue para ver maior

 

Como é que a fotografia é superada pelo vídeo na conquista das audiências?

3.1 As imagens ilustram, mas os vídeos demonstram

Pois, é que os vídeos empresariais proporcionam às empresas um meio bastante mais imersivo para partilharem a história da sua marca e demonstrarem a sua expertise. 

Às imagens mais impactantes, os vídeos vêm acrescentar algo ainda mais poderoso - uma narrativa, ou storytelling.

Tal permite estabelecer uma ligação genuína com a audiência, promovendo confiança e acima de tudo a credibilidade que as empresas tanto lutam por alcançar.

 

fotografia-e-video-institucional-mais-conversoes-e-clientes-viagem-da-fotografia-ao-video

Carregue para ver maior

 

3.2 O vídeo cria experiências pessoais

Se os vídeos institucionais despertarem emoções, desde logo capturam a atenção da nossa audiência, criando nela uma experiência pessoal que será diferente de pessoa para pessoa.

As emoções são tanto mais despoletadas no nosso público-alvo, quanto mais estratégicos forem os elementos visuais dinâmicos, a música e as técnicas de narrativa usadas.

E é assim que as empresas podem deixar uma marca no tempo, ao mesmo tempo que aumentam as hipóteses de conversão de forma exponencial.

 

3.3 A "7ª arte" destaca-nos da concorrência

Num mercado que, em muitas áreas, já se pode considerar saturado, os vídeos institucionais oferecem uma oportunidade única para que as nossas empresas se diferenciem dos seus concorrentes. 

Como? Ao apresentarmos os nossos produtos e serviços de forma dinâmica, em conjunto com a personalidade da nossa marca, estaremos a dar-lhes toda uma nova dimensão - a diferenciação

Afinal, quantos dos nossos concorrentes estão a criar conteúdos em vídeo, visualmente apelativos, que geram emoções, criam experiências pessoais e ao mesmo tempo demonstram expertise e credibilidade?

fotografia-e-video-institucional-mais-conversoes-e-clientes-7-arte-destacando-se-na-competicao

Carregue para ver maior

 

Conteúdo Visual = Melhores Taxas de Conversão

4.1 O Potencial Persuasivo das Fotografias e Vídeos Institucionais

O conteúdo visual possui um potencial persuasivo que pode impactar significativamente as taxas de conversão

Ou, de outra maneira, as fotografias e os vídeos empresariais de alta qualidade têm a capacidade de encantar e envolver a nossa audiência, mas também em paralelo de a levar a realizar ações desejadas, como efetuar uma compra, subscrever uma newsletter ou entrar em contacto connosco.

 

4.2 Como orientar o nosso público para a compra?

Este tipo de conteúdo visual, seja vídeo ou fotografia institucional, desempenha um papel crucial quando queremos orientar os nossos leads para a compra.

Há que posicionar estrategicamente esse mesmo conteúdo visual em diferentes pontos de contacto, seja em:

  • emails,
  • social media, 
  • artigos de blog, 
  • homepage do nosso website ou
  • páginas de produto ou serviço, 
  • pop-up de saída e
  • notificação push. 

A ideia é usar os vídeos e as imagens institucionais para nutrir os nossos leads, isto é, fornecer informações e construir confiança, ao longo da jornada do consumidor, aumentando assim a probabilidade de compra!

fotografia-e-video-institucional-mais-conversoes-e-clientes-conteudo-visual-vs-taxas-de-conversao

Carregue para ver maior

 

4.3 Aproveitar o Conteúdo Visual para Melhorar o SEO

Claro que os consumidores ao preferirem o vídeo à imagem e a imagem ao texto, por conseguinte "levam" os motores de pesquisa como o Google a valorizar o conteúdo visual na classificação dos resultados de pesquisa. 

Com efeito, ao incorporar fotografias e vídeos empresariais nos nossos websites e ao optimizá-los com palavras-chave relevantes, as nossas empresas melhoram a sua visibilidade online, aparecendo em posições mais altas nos resultados de pesquisa.

Dessa forma, estaremos a atrair mais tráfego orgânico, que, além de ser um tráfego "gratuito" é o que historicamente mais converte online. E a conversão é o grande objetivo.

fotografia-e-video-institucional-mais-conversoes-e-clientes-melhoria-em-seo-atraves-de-conteudo-visualCarregue para ver maior

 

lampConclusão

Em suma, ao incorporarmos na estratégia de marketing digital das nossas empresas, boas fotografias e vídeos institucionais estratégicos, seja de produtos, serviços, instalações ou membros da nossa equipa, estaremos a traçar o caminho para o sucesso.

E o sucesso de uma estratégia de vídeo e de fotografia digital torna-se visível em primeiro lugar pelo aumento da visibilidade da nossa marca no mundo online, que em simultâneo despoleta mais tráfego com maior envolvimento da nossa audiência.

Tal conduz a melhores taxas de conversão, que por sua vez, culmina no alcance do objetivo - o sucesso da nossa estratégia, que é com frequência, a aquisição de novos clientes.