Deixar um comentário, mencionar ou partilhar um artigo, subscrever a newsletter e regressar ao blog para ler outros artigos. Estas são algumas das formas de engagement com o seu blog, um importante elemento da estratégia de Content Marketing.

Uma audiência que interage com o seu blog é uma audiência que contribui para divulgar a sua marca, produto ou serviço, tornando-se em muitos casos, clientes da sua empresa. E o melhor: um cliente que, além de comprar por já ter uma relação com a sua marca, se transforma no seu embaixador.  

Neste artigo, explicamos como conseguir uma maior interação no blog e por que razão isto é importante para o SEO e para o bom posicionamento do seu website

 

blog

Por que razão a interação no blog é importante para o SEO?

Sabemos o quão relevante um blog é para o posicionamento de um website nas páginas de resultados dos motores de pesquisa. O que, por vezes, esquecemos é que a sua relevância é ainda maior quando existe interação por parte dos leitores.

A interação no blog, ou blog engagement, tem um impacto muito positivo no desempenho geral de um website, colaborando para diferentes fatores, entre eles o SEO.

 

Quanto maior for a interação, maior será o tempo de duração das visitas, o que contribui para o posicionamento das páginas do seu blog.

 

Mas existem outras razões que explicam a importância do blog engagement para o SEO.

As partilhas de artigos, por exemplo, além de contribuírem para o link building, colaboram para aumentar o número de visitas ao website, tal como as menções em social media. O link building mostra ao GoogleTM que o blog é ativo e o conteúdo é apreciado, o que faz com que a autoridade do website cresça.

 

Mas, como aumentar a interação da sua audiência com o seu blog?

6 Sugestões para aumentar o blog engagement

6-formas-rapidas-para-aumentar-a-interacao-no-blog

1. Crie conteúdo de qualidade

O conteúdo é a pedra basilar do seu blog. E por isso mesmo ele deve ser único, útil, criativo e atrativo o suficiente para que os visitantes queiram partilhá-lo ou mencioná-lo nas redes sociais, por exemplo.

Analise a sua audiência, construa as suas buyer personas, identifique os seus objetivos, examine a concorrência no digital, planeie a sua estratégia, construa e, por fim, coloque em ação o seu calendário editorial, publicando conteúdos de forma regular.

Procure, através dos seus artigos, oferecer respostas para as necessidades do seu público-alvo. Seja credível nas informações que disponibiliza e, sempre que possível, cite as suas fontes, através de links.

 

2. Interaja também

Por vezes, é necessário que o primeiro passo seja dado por si. No final do seu artigo, aproveite para perguntar qual é a opinião dos leitores ou peça para que deixem um comentário e responda sempre. 

Mesmo os comentários mais negativos são uma excelente oportunidade para mostrar como funciona o seu serviço ou produto. E lembre-se: a forma como responde irá influenciar o modo como veem a sua empresa. 

Por fim, instale os botões das redes sociais e incentive a partilha.

 

Quanto mais interagir com a sua audiência, maior é a probabilidade dos leitores regressarem ao seu blog e criarem um relacionamento com a sua empresa.

 

3. Seja útil ao leitor

Regra geral, um artigo de blog situa-se na fase de descoberta da jornada de compra e pode ser utilizado para entreter ou educar o leitor sobre determinado tema, produto ou serviço. E se toda a jornada de compra tem início a partir de uma necessidade, é natural que um artigo de blog procure dar resposta a essa necessidade.

Ao fornecer uma resposta ao leitor, o conteúdo está a provar a sua utilidade. No entanto, é possível ir além e oferecer conteúdos adicionais que agreguem valor ao leitor.

Ebooks, whitepapers, templates e checklists são boas opções de conteúdo útil que pode ser oferecido como forma de aprofundar um tema ou complementar um tópico abordado no artigo. Para permitir o acesso a este tipo de conteúdo, crie um formulário para que os visitantes preencham com o seu contacto e façam o download do ficheiro em questão.

 

4. Faça uso dos vídeos e podcasts


Os vídeos são perfeitos para humanizar o conteúdo de um blog. Além de captar melhor a atenção do leitor, os vídeos aumentam o tempo de permanência nas páginas e promovem uma maior interação. 

Pode utilizar o vídeo para fazer um resumo do seu artigo e colocá-lo logo após os primeiros parágrafos. O vídeo pode também complementar o tema do artigo, através da partilha de opinião de um especialista no assunto ou aprofundar o conteúdo do artigo, através de uma entrevista. Por ser extremamente flexível, o vídeo pode ter as mais diversas utilizações.

 

 

Em relação aos podcasts, o interesse dos utilizadores tem vindo a aumentar. Em alguns casos, isto pode ser explicado porque o áudio permite uma maior liberdade para realizar outras tarefas ao mesmo tempo.

Seja para novos conteúdos ou para republicar os artigos já existentes, os podcasts são uma ótima forma de interagir com os leitores que preferem este tipo de formato ou dispõem de pouco tempo para ler os conteúdos escritos. 

 

5. Crie quizzes

Os quizzes, além de promoverem uma maior interação, permitem conhecer e entender melhor a sua audiência, o que traz vantagens ao nível de segmentação. Eles ainda envolvem os leitores e aumentam o interesse em determinado conteúdo.

Quando partilhados nas redes sociais, os quizzes ajudam a aumentar o tráfego e o tempo de permanência dos visitantes no website. Tudo isto contribui para um melhor posicionamento do website nos motores de pesquisa.

Quando têm uma utilidade e acrescentam valor aos utilizadores, ao apoiar uma tomada de decisão, por exemplo, os leitores associam a sua marca à resolução de uma necessidade, o que gera um sentimento de gratidão e de reconhecimento.

 

Group 2-min

 

6. Inclua um formulário para newsletters


Um dos pontos positivos das newsletters é a possibilidade de manter o contacto com a nossa audiência, aumentando assim as probabilidades de interação. 

Ter um formulário, nas páginas do artigo, a incentivar a subscrição, pode ser uma forma eficaz de garantir o retorno do visitante para a leitura de outros artigos, bem como outras formas de interação. 

Esta ação exige, no entanto, um esforço paralelo relacionado com o e-mail marketing, para a entrega regular da newsletter no e-mail dos seus leitores.

newsletters

 

Como medir o blog engagement?

Tão importante quanto desenvolver ações para promover o blog engagement é medir estas mesmas ações e verificar se estão a ter sucesso. 

Deixamos algumas métricas importantes para medir a interação dos leitores com os seus artigos de blog:

  • Tempo de permanência

Medir o tempo de permanência nas páginas onde estão alojados os artigos de blog permite verificar se o conteúdo interessa aos leitores. Nem todas as pessoas comentam ou partilham os artigos, mas se passarem um bom tempo nestas páginas, é sinal de que têm interesse no conteúdo. E, apesar de não ser uma métrica que avalie algo visível como, por exemplo, um comentário, partilha ou menção, deve ser tida em conta;

 

  • Páginas por sessão

A análise desta métrica permite saber quantas páginas o leitor visita durante uma sessão no seu blog. Com isto, é possível avaliar se o utilizador, ao navegar pelo seu blog, interage com o conteúdo disponibilizado, mostrando assim que desfruta da experiência;

 

  • Número de conversões no artigocta

Coloque CTAS ao longo do artigo ou no seu final e meça o número de conversões. Seja através da inscrição numa newsletter, do download de um ebook, da participação em um quiz ou até mesmo do número de vezes que o seu podcast foi ouvido naquele artigo;

 

  • Número de comentários

Mostra uma boa interação por parte de quem lê o seu artigo, até porque quem comenta dispõe de parte do seu tempo, o que demonstra que houve ligação com o conteúdo apresentado. Por vezes, como já dissemos, é necessário incentivar o diálogo;

 

  • Número de partilhasshare

Quando alguém partilha um artigo é porque o conteúdo despertou realmente a sua atenção e quer que outras pessoas experienciem o mesmo. As partilhas na redes sociais, por exemplo, são uma ótima forma de medir o impacto que o seu artigo teve na audiência;

 

  • Número de links ou outras menções

Regra geral, as pessoas mencionam um conteúdo quando o mesmo apresenta uma boa qualidade, sendo capaz de destacar-se entre o mar de informação atualmente disponível na Internet. Analise o número de backlinks do seu artigo. Será que alguém partilhou o seu artigo na web e está a direcionar tráfego para o seu blog?

 

E depois de aumentar o blog engagement?

A interação com a sua audiência é uma ação permanente e contínua e, por isso, deve estar sempre presente nos seus objetivos.

Tenha atenção à evolução do seu público-alvo e procure garantir que oferece um conteúdo de qualidade que responda às suas necessidades. 

Inove e disponibilize novos formatos de conteúdo no seu blog e lembre-se sempre de medir os resultados, com vista a verificar se a estratégia à qual a produção responde, faz sentido ou se é necessária alguma alteração, com vista a otimizar o processo de produção.

Por fim, procure manter os seus artigos atualizados. Reveja as estatísticas e outros dados, de forma regular, e atualize informações importantes. A cada revisão, faça uma nota no artigo a dizer que o mesmo foi revisto, quer para uma melhor compreensão ou para atualização das informações. 

Exemplo:

exemplo-artigo-revisto

Quero melhorar o meu blog >