Artigo revisto a 21 de Setembro de 2020.

Hoje em dia, são milhões os utilizadores que utilizam as redes sociais diariamente e que já não conseguem passar um dia sem espreitar as partilhas dos seus amigos e das marcas que seguem.

É por isso que as Redes Sociais, em especial o Facebook, são um ponto importante nas estratégia de Marketing Digital, pois permitem manter uma comunicação mais próxima com os seus prospects e clientes e ainda ajudá-lo a alcançar os seus  objetivos digitais.

 

Atualmente, o mundo das redes sociais conta com 3,6 mil milhões de utilizadores ativos, número este que se prevê aumentar para 4,41 mil milhões até 2025.

Fonte: Statista

 

Mas não queira estar presente em todas as redes sociais!

Estar presente em todas as redes sociais não significa estar mais perto dos seus seguidores e potenciais seguidores, isto porque não irá conseguir ter uma comunicação específica para cada rede social. Por exemplo: o LinkedIn exige uma comunicação mais profissional e séria, enquanto que, por outro lado, o Instagram exige uma comunicação mais descontraída, já o Facebook estará no meio destas duas.

Para conseguir desenvolver uma estratégia de Marketing Digital que aproxime a sua marca das suas buyer personas é preciso perceber em que redes sociais é que estas se encontra e investir aí o seu tempo. Aposte inicialmente na rede social que considera ter maior potencial e depois vá aumentado.

Assim, se a sua buyer persona se encontra no Facebook, este artigo é para si.

 

3 Razões que tornam o Facebook essencial para o Marketing Digital

tres-razoes-inquestionaveis-para-a-sua-empresa-comunicar-no-facebook

 

1. O Facebook continua a ser a principal rede social em Portugal

 

Em Portugal, 95,3% dos utilizadores da internet afirma ter conta no Facebook, ou seja, 6,2 milhões de contas activas.

 

Segue-se o Whatsapp com 74,2%, o Instagram com 67,9% dos utilizadores,  o Youtube com 53,9% e o LinkedIn com 43,1% - segundo o estudo "Os Portugueses e as Redes Sociais 2019" da Marketest.

Por esta razão, se o seu target está em Portugal, o Facebook é a rede com mais utilizadores e por isso  à partida a melhor aposta. No entanto, precisa também de saber se os utilizadores desta rede social são o seu público-alvo. Se sim, então deve começar a investir em Facebook!

 

Quero saber mais sobre Facebook>

 

 

2. O Facebook tem um cariz informal

Para promover a interação com os utilizadores deve aproveitar o Facebook não só para promover comercial sobre a sua marca, produtos e serviços mas deve também aproveitar para promover conteúdos educativos e informativos.

 

Investir em conteúdo mais informais e não comerciais aumenta a confiança na marca e promove a interação.

 

Interaja com os utilizadores de uma forma regular para que estes criem o hábito de visitar a sua página e ver os conteúdos novos que tem disponível. Pode ainda fazer a partilha dos seus posts de Facebook no Instagram com apenas um clique. Saiba tudo aqui »

 

3. Possibilidade de alcançar quem ainda não o segue

tres-razoes-inquestionaveis-para-a-sua-empresa-comunicar-no-facebook-possibilidade-de-alcancar-quem-ainda-nao-o-segue

 

Melhor do que falar apenas para os seus seguidores é conseguir interagir com utilizadores que não o seguiam e que até podiam não o conhecer.

O Facebook tem uma ferramenta muito desenvolvida de criação e gestão de campanhas pagas. Assim, consegue expandir o seu público-alvo e alcançar as pessoas que melhor correspondem ao conteúdo que está a promover.

A plataforma de publicidade do Facebook permite a criação de campanhas (aplicáveis também ao Instagram), adaptadas também aos seus objetivos, como por exemplo:

  • Campanhas de Awareness - Com o objetivo de alcançar mais pessoas com a sua publicação.
  • Campanhas de Consideration - Aqui tem vários subtipos de campanhas:
    • Tráfego para uma página do seu website;
    • Interacção com as publicações / angariação de seguidores / Respostas a enventos;
    • App installs;
    • Visualizações de vídeo;
    • Geração de leads;
    • Envio de Mensagens.
  • Campanhas de Conversion - Em que o objetivo é como o nome indica a conversão num formulário ou compra no seu website.

As hipóteses de configuração das campanhas são inúmeras e são uma grande ajuda para alcançar os seus objetivos com um baixo investimento, uma vez que, estas são por norma muito baratas, com custos inferiores ao Instagram e LinkedIn, por exemplo.

Quer saber como criar uma campanha de Facebook Ads? No nosso guia explicamos tudo, passo a passo. 

 

Uma correcta estratégia de Facebook deve envolver não só uma estratégia orgânica mas também paga, deve ser um trabalho complementar entre as 2 áreas para garantir que obtém os melhores resultados e que alcança os seus objetivos.

Quero apostar numa Estratégia de Facebook >