Rute C. Almeida 8 minutos de leitura
Artigo revisto a 16 de Setembro de 2020.
Como Agência de Marketing Digital, estamos sempre à procura de novas ferramentas para ajudar os nossos clientes a surpreender os seus utilizadores. Acreditamos que desta forma, será mais fácil atingirem os seus objetivos de negócio, que por norma passa por angariação de novas leads e obtenção de clientes.
O público em geral está cada vez mais orientado para comunicar no dia-a-dia através de canais digitais. Essa tendência manifesta-se por exemplo, na adoção de variadas ferramentas digitais, como Messenger, WhatsApp, Skype, entre outros, em detrimento da tradicional chamada telefónica.
Contactos telefónicos vs messengers e bots. Quem vence?
O estudo realizado em 2020 pela BankMyCell com 1.200 Millennials (idades entre os 22-37 anos), veio confirmar a tendência que acima referimos, ao concluir que as novas gerações de consumidores não estão dispostas a perder tempo em chamadas telefónicas.
Os participantes do estudo enumeraram razões para evitar uma chamada telefónica, que certamente dão que pensar. Salientamos, por exemplo, a perceção negativa face consumo de tempo que a chamada telefónica obriga:
Fonte: "Why Millennials hate talking on the phone", BankMyCell, 2020
81% dos Millennials que responderam ao estudo sentem que têm de invocar uma boa dose de coragem para serem capazes de fazer uma chamada telefónica.
Fonte: "Why Millennials hate talking on the phone", BankMyCell, 2020
Será que estamos a evoluir para uma sociedade mais tímida e com menores competências interpessoais?
Numa sociedade que afigura ter indivíduos com pobres competências relacionais, como é que as empresas, que dependem da interação pessoal com os seus prospects e clientes, vão vingar comercialmente?
Graças a estudos como o que mencionámos acima, as empresas mais atentas podem surpreender de forma positiva os seus utilizadores, leads e clientes, com novas formas de comunicação digitais, consideradas menos intrusivas, e que "roubam" menos tempo aos interlocutores.
São bons exemplos os Chatbots, os Quizzes e os Simuladores, que respondem no imediato (24h/7) às perguntas dos utilizadores sem que seja necessário recorrer a um operador.
Como cativar a atenção no digital das gerações mais jovens, através de Chatbots, Quizzes e Simuladores?
Comunicar via Chatbot, Quizz ou Simulador online pode ser uma excelente estratégia para auxiliar as várias áreas das empresas: marketing, vendas ou serviços. A forma que assumem depende sempre da criatividade e objetivo da empresa e podem ajudar a:
- Dar uma experiência mais dinâmica aos utilizadores, ao responder instantaneamente às suas questões.
- Responder a perguntas repetitivas e frequentes através de uma automação.
- Guiar os utilizadores para o sítio certo.
Como referimos, um dos grandes benefícios destas ferramentas é que estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana. Os consumidores podem hoje simular um seguro, esclarecer uma questão ou fazer uma encomenda a qualquer hora que lhes é mais conveniente, sem ter de falar com alguém.
Mais importante do que escolher o formato, é relevante escolher a estratégia. E a estratégia depende diretamente da resposta que vamos dar às seguintes 5 questões:
- Quem é o nosso target?
- Qual é o objetivo que pretendemos alcançar?
- Em que momento do processo de compra nos estamos a situar?
- Qual será a real intenção do visitante?
- Qual é o tom de comunicação mais adequado?
Chatbots, Quizzes e Simuladores que deve mesmo conhecer
Vamos então dar a conhecer algumas das nossas melhores fontes de inspiração, para a criação de uma estratégia de comunicação automatizada, que agrada a cada vez mais pessoas, sobretudo aos millennials.
Chatbots
Os Chatbots podem ser usados nos websites, redes sociais como o Facebook ou ainda noutros canais digitais, como forma de interagir online sem a intervenção imediata de um operador, como acontece por exemplo num chat tradicional.
A HubSpot (ferramenta de Inbound Marketing que usamos na nossa agência) utiliza um Chatbot como forma de esclarecer questões frequentes antes de dar sugerir ao consumidor que contacte a empresa. O apoio humano continua a existir, mas assume uma 2ª linha de intervenção, que apenas responde a questões complexas ou menos frequentes.
Fonte: Made2Web, carregue na imagem
No Facebook, são já várias as empresas que contam também com um Chatbot para automatizar as suas ações. Websites de notícias como a TechCrunch usam os chatbots como forma de dar a conhecer as notícias aos seus subscritores habituais.
Em alguns casos podemos ver Inteligência Artificial muito avançada a ser aplicada, como é o caso do Newton, um Chatbot português de recrutamento que foi encubado nos Estados Unidos e já vale mais de 5.1 milhões no mercado.
Quizzes
Os Quizzes são uma forma de gamification que torna mais divertido o processo aprendizagem sobre um dado tema, que no futuro pode gerar uma venda. Os quizzes tornam também interativo um processo de esclarecimento de dúvidas.
Os quizzes digitais transferem a autoridade para o utilizador, que por sua vez interage com este tipo de ferramentas online no seu timming, de forma não intrusiva.
O objectivo deste recurso digital é menos comercial e mais pedagógico e ajuda as empresas a serem reconhecidas como líderes de opinião nos temas que abordam.
A Buzzfeed usa Quizzes online para gerar engagement com as suas Buyer personas, questionando-as sobre temas que geram entusiasmo, logo...geram partilhas! Estes quizzes "testam" os limites dos utilizadores em matérias muito populares. São um verdadeiro fenómeno e funcionam!
A Agriloja é também um exemplo disso que agora tem um quiz para perceber se tem capacidade para manter uma horta caseira:
Fonte: Agriloja, carregue na imagem
Simuladores
Os Simuladores têm como objetivo produzir um resultado que é útil para a empresa e para o utilizador. Em alguns destes casos, podemos subscrever serviços tipicamente tradicionais online, sem ser necessário ter contacto com um representante de vendas. Alguns exemplos:
- O Simulador da Lemonade permite descobrir qual o seguro certo para o utilizador através de uma série de perguntas.
- Já o Simulador de Vida Habitação da Real Vida Seguros permite simular com exatidão o valor do seguro a aderir, incluindo, de forma objetiva e clara, "aquela informação legal tipicamente chata".
- Saindo do mundo dos Seguros, o Simulador da KlientBoost apanha-nos de surpresa quando clicamos em "Get Proposal" e permite saber um pouco mais sobre o contexto da lead antes de a contactar, de uma forma muito mais interativa do que nos típicos formulários.
Na Made2web temos a mesma solução para os nossos potenciais clientes. Assim conseguimos garantir que conseguimos um contacto mais personalizado e que vai ao encontro do que cada pessoa procura:
Fonte: Made2Web, carregue na imagem
5. Um outro exemplo é o caso do Neil Patel que tem um Simulador para recolher os dados dos utilizadores e produzir um relatório com os principais esforços de Marketing Digital em que a empresa tem de investir para ter sucesso online. Os resultados vão-lhe permitir saber se lhe interessa trabalhar aquela lead e como deve ser feita a abordagem.
O Caso de Sucesso de uma Seguradora de Vida
Trabalhamos na agência com uma Seguradora que viu a sua presença online revitalizada com a implementação de um Simulador online num produto específico.
Os formulários estáticos de pedido de simulação foram substituídos por um Simulador capaz de produzir resultados na hora e com a capacidade de enviar os dados por email ao utilizador, para que a simulação fique guardada.
Inicialmente, apenas 1,7% das conversões feitas no website eram relativas ao Seguro em questão. Com o uso de um Simulador passámos de 1,7% para 28%.
Em termos de volume de leads, a evolução foi também gigantesca. No gráfico abaixo, podemos ver a clara evolução nos pedidos de contacto gerados sobre o Seguro em causa, desde o lançamento do Simulador em 2016.
Evolução das Leads do Seguro em análise desde 2015. Dados recolhidos e tratados pela Made2Web.
Agora, quando o consumidor contacta a seguradora, já tem uma noção mais realista e imediata de quanto vai pagar pelo seu seguro. Por outro lado, o contact center consegue ser mais rápido e eficiente na forma como gere os seus potenciais clientes.
Como é que ferramentas típicas de entretenimento digital podem dar um empurrão às empresas?
É fácil! Depois do que leu acima conseguirá concluir algumas premissas, das quais selecionamos as seguintes 3:
- Os utilizadores querem tomar a liderança no que toca ao início de uma conversação com as empresas. Serão eles a marcar o passo na conversação. Qualquer conversação iniciada por uma empresa será sempre "inoportuna". Por isso, ações de Outbound estão fora de questão.
- Os millennials, ou de outra maneira, os grandes responsáveis pelo futuro da nossa sociedade, criaram anticorpos face às formas tradicionais de comunicação offline, como sendo o contacto telefónico. A "geração sms" usa cada vez menos o telemóvel para fazer chamadas.
- O grande shift na utilização de dispositivos desktop para mobile, dificulta a consulta tradicional de conteúdos e encurta o tempo de leitura. O que dantes era facilmente lido, agora é considerado aborrecedor, e por isso o texto que passou a ser infográfico e transitou depois para vídeo, é hoje um Quiz (por exemplo).
Bottom line: O consumidor atual exige ser ele a iniciar a conversação e privilegia uma interação dinâmica, pedagógica, objetiva, pouco comercial e divertida.
Assim, o Inbound Marketing toma a dianteira como sendo o presente e futuro do Marketing Digital, apoiando-se para isso em ferramentas atrativas. Estas ferramentas estimulam a interação entre utilizadores, promovem a partilha, tornando a solução sobre a qual se debruçam mais facilmente vendáveis.
Se procura uma Agência de Marketing Digital para ajudar a construir uma estratégia online interativa de Inbound Marketing, não hesite em falar com a Made2Web.
Quero saber mais sobre Marketing Digital >
Conteúdo
Categoria: Inbound Marketing