Google E-A-T, uma das mais relevantes otimizações ao algoritmo do motor de pesquisa Google, vem devolver o reconhecimento merecido aos produtores de conteúdos de qualidade.

O mundo do Content Marketing Online está repleto de curiosos que escrevem sobre tudo. Estes curiosos têm igual ou maior visibilidade que os verdadeiros especialistas, que se focam nas suas áreas de especialidade.

Chegou a hora de separar o trigo do joio e o Google E-A-T promete facilitar!

Qual é a relação entre Google E-A-T e Content Marketing?

O acrónimo E-A-T significa:

E – Expertise (Especialista);

A – Authority (Autoridade);

T – Trustworthiness (Confiança).

 

a60b295cb1d7004e45216e605f8cfdb3

Fonte: SEMrush

 

De que forma é que o conteúdo de uma página web se relaciona com os termos E-A-T?

Antes de estabelecermos a relação entre conteúdos e Google E-A-T, lançamos as seguintes questões: 

  • Quem são os bons especialistas para uma determinada página web?
  • O que torna um autor ou uma fonte credível/confiante para aquela página web?
  • O que torna um website com autoridade sobre um dado tópico?

 

O algoritmo E-A-T defende a premissa de que todos os websites, que tenham um propósito positivo na comunidade, devem promover a sua expertise, autoridade e confiança no(s) tema(s) a que se dedicam.

 

O conteúdo que os websites e blogs promovem deve sofrer 3 upgrades ou 3 passos:

Passo:

Garantir que o conteúdo seja escrito ou tenha o aval de um especialista na área a que o conteúdo respeita (aqui o background académico e/ou profissional do autor é muito relevante – bio do autor);

Ex.: em baixo uma imagem da biograia da autora deste artigo, que é especialista em Inbound e Content Marketing (clique na imagem para ver o tipo de detalhes relevantes sobre a autora).

rute-2

 

Passo:

Assegurar que o conteúdo seja escrito por uma autoridade, um autor considerado como líder de opinião e publicado num website credível sobre a matéria (neste caso é relevante o volume de artigos publicados no website relacionados com o tema em questão).

Ex.: em baixo poderá ver que a autora deste artigo já escreveu muitos outros sobre temas relevantes e semelhantes a este. Esse volume é importante (clique na imagem para ver o volume total de artigos).

artigos_rute

 

Passo:

Incluir no conteúdo a confiança necessária para torná-lo credível. Os autores de conteúdos devem assim apoiar-se em estatísticas, estudos, relatórios feitos por terceiros, case-studies, exemplos práticos.

Devem inclusive incluir links para outros artigos do mesmo website, para blogs e fóruns de entidades e instituições que acrescentem valor ao utilizador, assim como listar bibliografia.

Ex.: ao longo deste artigo poderá ver vários links para websites internacionais aos quais a Made2Web confere muita credibilidade.

 

 

Repare que as boas regras do Content Marketing mantêm-se. Mas um bom conteúdo é agora muito mais importante para o Google.

 

Um conteúdo é tanto melhor quanto mais conjugar os seguintes pontos:

  1. Quanto mais pessoas acederem à página (número de visualizações);
  2. Quanto maior for o tempo de permanência do utilizador na página;
  3. Quanto mais os utilizadores interagirem com a página. Alguns exemplos de interação em artigo de blog (por exemplo):
    • Visualizar vídeos dentro do artigo,
    • Clicar em links internos e externos,
    • Efetuar download do próprio artigo,
    • Comentar,
    • Partilhar em Social Media,
    • Clicar na biografia do autor,
      Entre outros.

 

O que é que o Google E-A-T muda para os produtores de conteúdos online (ou copywriters)?

Antigamente poderíamos considerar um bom web copywriter, aquele que sabe escrever e que aplica as boas práticas do Content Marketing e de SEO.

Com o Google E-A-T é insuficiente saber escrever bem sobre qualquer coisa. O Google irá favorecer os copywriters que se especializam num tema (ou em temas relacionados entre si), tendo por base um background consistente de suporte, seja experiência profissional ou académica.

Veja por exemplo este artigo e a informação que promove sobre o seu autor no fim do mesmo.

Quanto mais conteúdo de qualidade um autor publicar e promover sobre uma área, num mesmo website, mais especializados se tornam quer o autor quer o website que promove o conteúdo, maior autoridade será conferida pelo meio, conduzindo a um maior sentimento de confiança.

checklist

(Veja em cima o exemplo de uma boa check-list para web copywriting)

 

Estão assim cumpridos os 3 pilares deste algoritmo: Expertise, Authority e Trustworthiness.

Será que a expertise de um copywriter é importante independente do tipo de artigos, mais ou menos formais, mais ou menos científicos? Será que artigos generalistas também precisam de seguir o Google E-A-T à risca?

 

O E-A-T e os Conteúdos formais:

Os conteúdos online do tipo conselhos médicos, beneficiam do “selo” de um profissional médico, para serem considerados especializados.

Da mesma forma, um conteúdo científico deve ser da autoria ou pelo menos co-escrito por um cientista.

Por sua vez, um artigo legal deve ser escrito por um advogado ou jurista, por exemplo.

Na realidade, esta práxis é transversal a todos os temas formais, independente da área a que reportam.

 

Um exemplo específico do E-A-T em conteúdos de Marketing Digital

Veja-se o nosso exemplo de agência de Marketing Digital - podemos escrever sobre temas alusivos a curiosidades na área do Marketing Digital, ou podemos escrever sobre regras e boas práticas.

Se este último conjunto de temas segue uma natureza formal, devemos contar com autores/copywriters credíveis, certificados, com experiência profissional, background académico, como é o exemplo dos autores da Made2Web (para ver mais sobre cada autor clique na respetiva imagem):

barbara

joana

margarida

rute

Se sabemos que a credibilidade do autor favorece a confiança do próprio artigo, e por conseguinte a performance orgânica no Google, então antes de desenvolver um artigo sobre um dado tema de Marketing Digital temos de escolher primeiro o expert.


O E-A-T e os Conteúdos informais:

Consideremos as dicas e curiosidades, fornecidas em fóruns ou blogs generalistas, por exemplo. O Google poderá considerar esse conteúdo especializado (E do Google E-A-T), mesmo que escrito por um não-profissional. Para tal deverá ser apoiado por bibliografia pertinente e ter boa reação da comunidade como, por exemplo, comentários e partilhas dos utilizadores. Vamos abordar um pouco mais sobre a relevância dos utilizadores.

 

O E-A-T e as reviews dos utilizadores:

Em websites cujo objetivo é fomentar o contributo geral da comunidade, a autoridade do autor do conteúdo ganha relevância com a participação dos utilizadores.

Neste caso, são os próprios utilizadores que, ao gerar conteúdo (reviews, comentários, críticas) aumentam a utilidade do artigo, desde que sobre áreas menos formais do que a legal, financeira e saúde, mas mais informais como viagens, restauração, moda, entre outros.

Atenção: Practice what you preach! Sempre que houver grande desacordo sobre a qualidade daquilo que um dado website diz que faz e o que a comunidade externa (utilizadores) diz que ele faz, será a “voz” da comunidade que vale! Já que esta é entendida como uma fonte independente. Não basta por isso dizer que se faz algo! É preciso obter reconhecimento no que se faz!

 

Respeitar o algoritmo do Google E-A-T é tanto mais importante em websites que tenham especial influência na vida dos utilizadores, como o caso de websites na área médica, saúde e bem-estar, assim como na área financeira - YMYL.

 

Quais os websites que são mais afetados pelo E-A-T?

A tipologia de páginas web que apresentamos a seguir, sofrem um elevado escrutínio do Google E-A-T.
De acordo com várias fontes especialistas em SEO na web, o Google impõe um padrão de qualidade mais elevado do que o normal, quando toca a informação sensível, na tentativa de proteger os seus utilizadores.
São elas, por exemplo:

  1. Páginas web que disponibilizem informação financeira, contabilística ou fiscal diversa;
  2. Lojas online, bem como websites de pagamentos;
  3. Websites médicos ou que disponibilizem informação médica sobre sintomas e doenças graves e/ou crónicas, perturbações mentais;
  4. Websites de advogados que incluam informações legais que afetem o futuro dos cidadãos, por exemplo tópicos de cidadania – emigração e imigração, bem como tópicos que influenciam a estabilidade de famílias e de crianças, como sendo adoção e apoio a crianças, divórcios, casamentos, heranças, entre outros;
  5. Websites editoriais (jornais, blogs e revistas) que publiquem simultaneamente conteúdos legais, financeiros, médicos, saúde e bem-estar, desporto, gestão de materiais perigosos.

O Google distingue esses websites dos demais, através do acrónimo YMYL (Your Money Your Life).

O Google está mais atento a esse tipo de websites, porque parte do princípio que páginas YMYL com má classificação, poderão ter um impacto muito negativo na felicidade, saúde, segurança ou estabilidade financeira das pessoas.

picture1-865855

Fonte: Moz

 

Otimização Google E-A-T num artigo da Men's Health

Vejamos um exemplo referenciado por Lily Raynyc.

A Men’s Health (MH) melhorou o E-A-T de um artigo que se enquadra numa das categorias acima identificadas, como sendo “sensível”, neste caso saúde e bem-estar. Fê-lo através de várias pequenas otimizações que partilham o mesmo denominador – o Autor, o A de E-A-T – Authority).

A otimização de um autor de artigo pode impulsionar bastante a posição orgânica da página:

 

Antes:

antes

 

Depois:

depois

 

A MH já tinha o artigo escrito por um autor e publicado online. No entanto, à luz do E-A-T decidiu convidar mais um autor para reforçar a credibilidade do texto: um especialista Doutorado (PH.D.) que adicionou inputs científicos ao artigo, o Doutor Chris Mohr.

Com o apoio de um autor credível, a página ganhou mais e melhor conteúdo, com qualidade científica. A posição da página no Google aumentou em 33% após a entrada em vigor do E-A-T.

 

Vamos então acabar em chave-de-ouro, com um resumo um pouco irónico, sobre tudo o que abordámos à luz do Google E-A-T e sobre alguns dos pontos que influenciam a performance digital dos websites.

 

Como acabar com o Google E-A-T e destruir um website num piscar de olhos?

  1. Reviews: Desmotive os seus clientes e comunidade em geral a deixar reviews sobre o seu website em todos os canais online como, por exemplo, no Google My Business, no LinkedIn, Instagram e no Facebook.
  2. Autoria: Mantenha a identidade dos autores dos seus artigos o mais privada possível. Para melhores resultados despublique a sua página “Sobre Nós” e qualquer Bio que possa ter nos seus vários perfis sociais.
  3. Fontes externas: Evite citar ou referir de forma gratuita fontes credíveis nos seus conteúdos. “Linkar” para elas menos ainda! Opte por regressar a um passado em que link building... só pago!
  4. Bibliografia: Nunca procure por evidência científica... ou técnica... ou credível... ou reconhecida que abone a favor do seu conteúdo! O conteúdo que publicar no seu website é suportado por si e pronto... não é suficiente?

Agora que já sabe qual a forma ideal para destruir a expertise, a autoridade e a confiança do seu website, consegue evitar que isso aconteça!

Saiba mais sobre o algoritmo E-A-T >

 

 

 

Bibliografia:

https://blog.made2web.com/eat-e-ymyl-como-influenciam-o-posicionamento-no-google

https://webmasters.googleblog.com/2019/08/core-updates.html

https://www.searchenginejournal.com/improve-google-eat-score/270711/

https://moz.com/blog/google-e-a-t

https://www.semrush.com/blog/eat-and-ymyl-new-google-search-guidelines-acronyms-of-quality-content/

https://coschedule.com/blog/google-medic-e-a-t-update/