Quer reduzir a dependência da programação na hora de monitorizar a evolução do seu negócio? Descubra as funcionalidades do Google™ Tag Manager (GTM) que podem ajudar o seu trabalho.

No Marketing Digital, um dos fatores mais importantes para a definição de uma estratégia de sucesso é a análise dos dados sobre as interações que os utilizadores têm com o seu website.

analise-de-dados-website-made2web

Para isto, o Google™ Analytics é uma ótima ferramenta, no entanto, quando utilizada isoladamente, apresenta limites bastante definidos, o que em consequência limita as perspetivas de análise dos dados.

A utilização conjunta do Google™ Tag Manager e do Analytics é uma boa solução para conseguir analisar um conjunto mais completo de métricas sobre o website da sua empresa.

Esta plataforma Google™ tem muito mais para oferecer às empresas. Hoje em dia, a maioria dos gestores e marketeers digitais já tiram partido do Google™ Tag Manager (GTM) para acompanhar o comportamento dos utilizadores no seu website, para fazer o acompanhamento das conversões, para remarketing e para muitas outras opções.

Descubra o conjunto de funcionalidades capazes de ajudar a medir a evolução dos resultados do seu trabalho de Search Engine Optimization (SEO). 

Quero saber mais sobre SEO >

 

 

O que é o Google Tag Manager

O GTM é uma ferramenta Google que permite a criação e monitorização de tags (etiquetas) de acompanhamento de ações num website, sem que seja necessário mexer manualmente no código de cada página.

Para ter acesso a estas funcionalidades basta criar uma conta GTM, inserir o código em todas as páginas do seu website e terá tudo a postos para criar as tags e acionadores que vão monitorizar as ações dos utilizadores no seu website de uma forma mais simples e rápida. 

google-tag-manager-logo

 

7 Vantagens inquestionáveis para usar o Google™ Tag Manager

A verdade é que existem muitas mais, mas estas são as 7 principais vantagens que fazem do GTM um aliado indispensável à boa performance digital de qualquer negócio:

1. Reduz a dependência da programação

Aplicar tags às diferentes páginas de forma simples e sem necessitar de recorrer à programação para o fazer é a vantagem fundamental do GTM.

codigo-google-tag-manager-made2webExemplo de código do Google™ Tag Manager

Depois de instalado o código do GTM no website pela equipa de programação, esta ferramenta oferece aos seus gestores a possibilidade de identificar e fazer o acompanhamento das métricas que mais interessam para o seu negócio de forma independente.

Podem ser criadas etiquetas de cliques e scroll feitos numa determinada página, cliques em links, pode adicionar o pixel do Facebook, o código do Hotjar, entre muitas outras!

É possível fazer alterações ao código das diferentes páginas do website, sem mexer nele diretamente, criando uma nova tendência de autonomia.

 

2. Integra com ferramentas de Analytics

O GTM oferece a possibilidade de integração com diversos softwares de análise, como o Google™ Analytics, através apenas da inserção de um código no website. 

Esta integração torna o website menos lento e aumenta a diversidade das métricas que podem ser analisadas.

Com isto, as empresas têm um novo poder de acompanhamento e uma nova noção out-of-the-box das métricas e relatórios apresentados para análise no Google™ Analytics: têm acesso a mais dados, mais perspetivas e uma forma inteiramente nova de compreender as interações dos utilizadores com o seu website.

Quero saber mais sobre Google Analytics >

 

 

3. Assegura o acesso ao Changelog

Esta é outra grande vantagem de utilizar o GTM.

O Changelog é o arquivo de alterações que garante que o trabalho não é perdido e pode ser recuperado em caso de erro ou necessidade de retorno às tags definidas anteriormente.

Funciona como um histórico documental e auditável que garante a segurança no que toca às tags aplicadas nas diferentes páginas.

 

4. Permite fazer testes e debugs

Para além do modo de visualização que permite a análise, o GTM também oferece um modo de controlo onde o gestor do negócio pode testar e fazer o debug das alterações antes destas serem postas no ar no website e assegurar que tudo foi parametrizado corretamente.

 

5. Oferece funcionalidades que facilitam o trabalho em equipa

O GTM tem evoluído e apresenta cada vez mais funcionalidades desenvolvidas a pensar nas empresas e o workspace é apenas um exemplo.

É possível que vários elementos da mesma equipa trabalhem em simultâneo na ferramenta.

Desta forma é possível criar e testar as tags de cada elemento antes destas serem aplicadas ao produto final comum, o website, funcionando como um histórico de versões de equipa.

trabalho-de-equipa-made2web

 

6. Possibilita uma abordagem de tracking com Data Layer

Data Layer é o nome dado a uma matriz em JavaScript que contém dados estruturados e a sua utilização pode trazer uma grande vantagem para as empresas. 

Quando esta abordagem é aplicada corretamente torna-se uma força, oferecendo às empresas uma forma mais robusta e sustentável de fazer o acompanhamento dos atributos e interações com o website, com o objetivo final de melhorar a análise e reporting.

 

7. Pode ser utilizado em websites AMP e mobile apps

As funcionalidades não são só para websites standard, esta ferramenta também pode ser utilizada para fazer a gestão das tags em websites Accelerated Mobile Pages (AMP) e aplicações para dispositivos móveis.

Para os negócios que têm mobile apps a vantagem é ainda maior, visto que é possível fazer a atualização das tags sem ser necessária uma nova versão da aplicação.

Isto garante que nada interfere com os dados recolhidos, uma vez que  os utilizadores podem demorar algum tempo a atualizar as aplicações dos seus dispositivos móveis e isso iria dificultar a análise da evolução das diferentes métricas.

 

Tire partido de todas as vantagens do Google™ Tag Manager

Com todas estas vantagens, o GTM é uma plataforma que tem de fazer parte da sua estratégia de análise e acompanhamento do website da sua empresa.

Os testes em tempo real, o modo de pré-visualização e a funcionalidade de fazer o debug de forma simples e rápida são apenas alguns exemplos das funcionalidades mais vantajosas do GTM que tem de usar diariamente!

Se ainda não tem o código instalado no seu website, este é o primeiro passo que deve dar para poder começar a tirar partido de todas as vantagens de análise para o seu negócio.

No próximo artigo deste guia, dizemos-lhe como parametrizar o Google™ Tag Manager com o seu website e definir as tags que mais interessam para a sua análise.

Quero criar uma conta de GTM >