Os Google Core Updates correspondem a atualizações, significativas e feitas à escala global, ao algoritmo do motor de pesquisa, com vista à melhoria do seu desempenho. Para o Verão de 2021 estão previstas duas atualizações deste tipo: a June 2021 Core Update e a July 2021 Core Update.

Estes updates são implementados algumas vezes por ano e podem traduzir-se numa certa instabilidade no ranking do Google, sentida por determinados websites. Neste artigo, iremos abordar em que consistem e como deve reagir caso seja impactado de forma negativa por estas alterações. 

 

O que é o June 2021 Core Update?

O Google Core Update consiste numa actualização do algoritmo do Google. O June 2021 Core Update foi anunciado no dia 2 de Junho, através do Twitter, alertando para os eventuais impactos deste processo. Dias depois, na mesma plataforma, foi revelado que a actualização ficou concluída em 12 de Junho.  

O Google, na sua comunicação sobre este update, reforça que trabalha num processo de aperfeiçoamento contínuo para otimizar os resultados de pesquisa. 

Na verdade, são feitas pequenas alterações frequentes (numa base quase diária) ao algoritmo, mas estas são praticamente imperceptíveis. Algumas vezes por ano, no entanto, decorrem atualizações significativas que produzem impactos mais profundos, como é o caso do June 2021 Core Update

As alterações agora implementadas terão continuidade já no mês de Julho, com o July 2021 Core Update. A justificação dada pela empresa para esta implementação em duas fases foi que “algumas das melhorias a aplicar não estavam totalmente concluídas em Junho”. 

comunicado-do-twitter

Efeitos deste update no seu website

Geralmente, o impacto deste tipo de actualizações ao algoritmo Google reflete-se, numa primeira fase, em algum grau de volatilidade dos resultados. Podem ser verificados picos de ganhos ou perdas nos websites

Após a conclusão da actualização de Junho, podem ser esperadas alterações para certos tipos de conteúdo. No entanto, é possível que essas mudanças sejam apenas temporárias, uma vez que poderão ser revertidas com o próximo update de Julho. 

 

3 Dicas para websites que tenham sentido mudanças após este update

As alterações implementadas no algoritmo pelo Google Core Update traduzem-se apenas na optimização do modo como o motor de pesquisa avalia o conteúdo das páginas. Isto significa que certas páginas vão ser impactadas negativamente e outras podem até apresentar melhores resultados após o update

Se o foco do algoritmo do Google é identificar o melhor conteúdo possível, cabe aos proprietários de cada website trabalhar para o proporcionar. 

Caso verifique mudanças concretas e permanentes no desempenho de algumas das páginas do seu website, há algumas verificações e correções que pode fazer para minimizar esses impactos. 

3-dicas-para-websites-que-tenham-sentido-mudancas-apos-este-update-made2web

1. Reveja a qualidade do conteúdo das páginas afetadas 


Assim, caso uma página apresente quebras de desempenho, o melhor será rever o conteúdo da mesma. Seguindo as orientações do Google sobre como criar websites de qualidade é fácil avaliar a qualidade do conteúdo disponibilizado e reverter a situação. 

Verifique se a informação apresentada é útil e original, se os conteúdos estão bem estruturados e se inspiram confiança ao leitor. 

 

2. Verifique o grau de especialização da informação 


Deve avaliar se o utilizador depreende facilmente que o conteúdo apresentado na página é confiável. Para isto contribuem alguns factores, como a utilização de fontes fidedignas ou o autor do conteúdo ser especialista no tema que aborda, por exemplo.  

3. Avalie o modo como o conteúdo é apresentado


Para que uma página seja percebida pelo Google como fiável, para além de oferecer conteúdo de qualidade, o mesmo deve ser apresentado sem imprecisões. 

Falhas estruturais, erros na ortografia ou o facto de não estar optimizado para mobile, são algumas das situações que podem prejudicar o posicionamento das páginas de um website no Google. 

 

Aproveite este Google Core Update para melhorar o seu website!

updating

Caso o seu website tenha sido afetado negativamente pelo June 2021 Core Update, saiba como reagir. Para reverter algum impacto negativo em termos de SEO, quem faz a gestão do website deve ter a preocupação de identificar os problemas e otimizar o conteúdo das páginas afectadas. 

Contacte os nossos especialistas em SEO e alcance os melhores resultados no ranking do Google!

Quero otimizar os conteúdos do meu website >