Potenciar o seu LinkedIn para gerar mais oportunidades de negócio faz parte de uma boa estratégia de Social Selling.

Quer saber como rentabilizar a sua presença na mais importante rede social profissional, o LinkedIn? Então, este artigo é para si! 

Reunimos alguns conselhos para que dê os primeiros passos nesta rede social e, ao longo do nosso artigo, vai aprender mais sobre a importância de:

  • otimizar o seu perfil;
  • partilhar conteúdo relevante;
  • trabalhar a sua marca pessoal;
  • utilizar hashtags;
  • manter a autenticidade;
  • interagir com os prospects;
  • participar em grupos do LinkedIn;
  • medir o seu Índice de Social Selling.

Veja agora como pode tirar o máximo proveito desta poderosa ferramenta na sua estratégia de vendas.

 

8 Conselhos infalíveis para melhorar a sua presença no LinkedIn

8-conselhos

1. Otimize o seu perfil do LinkedIn

A verdade é esta: o seu perfil é o seu cartão de visitas online, que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. 

Os potenciais clientes que veem o seu perfil no LinkedIn devem ficar impressionados com aquilo que partilha. Para isso, certifique-se de que o seu perfil apresenta, pelo menos:

  • Imagem de perfil

A sua imagem de perfil deve ser profissional e estar atualizada. Aconselha-se, ainda, que tenha uma excelente resolução;

  • Imagem de capa

A sua imagem de capa deve demonstrar as suas habilidades e competências e estar relacionada com a área de negócio em que trabalha ou com algum aspeto relevante da sua personalidade;

  • Título

O título deve ir além do seu cargo atual, revelando como as suas competências podem gerar valor ao potencial cliente. É importante também que utilize keywords relevantes para a sua área de negócio;

  • Resumo

No seu resumo, procure ser criativo e faça uso de uma comunicação que facilite a aproximação com os seus potenciais clientes. Apresente-se e fale da sua trajetória profissional, mas mais importante que falar de si é mostrar como pode ser uma mais-valia para os seus futuros clientes;

  • Destaque

Utilize este espaço para partilhar conteúdos interessantes que tenha publicado no LinkedIn ou em outras redes sociais e canais para que o visitante do seu perfil conheça melhor o seu ponto de vista e expertise;

  • Experiência profissional

Aproveite para mostrar na sua Experiência Profissional como gerou e gera valor para os seus clientes. 

 

2. Partilhe conteúdo relevante

Ofereça conteúdo atualizado sobre a sua indústria, assegurando que o seu nome é sinónimo de conhecimento, atualização e experiência no setor. 

Para isso, procure seguir a regra 80/20, em que 80% do conteúdo deve ser relacionado com notícias da indústria ou conteúdo útil, sem apresentar o seu produto. Apenas 20% do conteúdo partilhado deve ser sobre o seu negócio ou produtos. 

Lembre-se: manter este equilíbrio ajuda a garantir o respeito e a confiança dos seus potenciais clientes.

 

partilhe

“47% dos consumidores visualizam pelo menos 3 a 5 peças de conteúdo antes de entrarem em contacto com um representante de vendas”.

GetGist

 

3. Dedique 30 minutos do seu dia 

Vale, como sempre, o velho ditado: quem não é visto, não é lembrado. Para conseguir gerar leads no LinkedIn, reserve 15 a 30 minutos, por dia, para publicar e interagir na rede. 

Leia as últimas publicações e comentários sobre a sua área de negócio, crie e publique um post para partilhar um artigo que mereça destaque e dedique algum tempo a mostrar aos seus potenciais clientes porque é que este artigo será útil para eles.

 

4. Trabalhe a sua marca pessoal

Lembre-se: o Social Selling procura construir um relacionamento baseado em confiança entre as equipas de vendas e os consumidores. Por isso, escreva, sempre que possível, na primeira pessoa e mantenha a autenticidade.

Evite utilizar os perfis pessoais para fazer publicidade da empresa, uma vez que esta estratégia poderá afastar os prospects, ao invés de aproximá-los.

Tenha em mente que a promoção da sua empresa será feita através do fortalecimento da sua marca pessoal. Ela será fundamental para que os prospects confiem em si e fiquem interessados em ter uma relação também com a sua empresa. 

Promova a sua empresa de forma indireta e assim conseguirá gerar mais destaque e vendas.

 

5. Aposte em hashtags

As hashtags são keywords importantes para o seu conteúdo. Elas permitem que as suas publicações sejam agrupadas, o que significa que as pessoas com esses interesses podem encontrar, através de pesquisa e de uma forma muito fácil e rápida, o conteúdo relacionado com a hashtag que procuram.

hashtag

Veja os nossos 3 conselhos sobre a utilização de hashtags no LinkedIn:

  • Identifique as principais hashtags e siga-as

Tenha o hábito de acompanhar o que está a ser divulgado em cada uma das hashtags e interaja com conteúdos relevantes. Esta será uma excelente forma de aumentar a exposição da sua marca pessoal e gerar impacto positivo nos prospects.

  • Diversifique entre hashtags gerais e específicas

As hashtags gerais, como por exemplo #marketing, ajudarão a aumentar o seu alcance, já as hashtags específicas, como #made2web, ajudarão a construir e a reforçar a sua marca.

  • Escreva sem espaços ou pontuação

As palavras de uma hashtag são escritas sem qualquer espaço, pontuação ou acentos. Se a palavra-chave for Social Selling, então a hashtag deve ser #socialselling em vez de #social selling.

 

6. Seja pessoal

Sim, está a usar uma ferramenta online, mas estamos a falar de uma rede social, logo, a venda é social. O que queremos dizer com isto? 

Faça o trabalho de casa e estude os seus potenciais clientes para evitar contactos impessoais. Tenha, em cada abordagem, uma mensagem personalizada, com conteúdo específico para cada lead. 

Imagine que estudou na mesma escola que um prospect seu. Quando for estabelecer uma comunicação, mencione essa curiosidade e utilize esta experiência para em comum para tornar o contacto mais pessoal. 

 

7. Siga e interaja com os seus clientes e prospects

Siga a página de empresa dos seus clientes e prospects para acompanhar as novidades e interagir com os conteúdos publicados. 

Identifique os principais interlocutores e influenciadores de cada cliente e conecte-se com eles.

 

siga-interaja

 

78% dos vendedores envolvidos em vendas sociais vendem mais que seus colegas que não estão.

Optimonster

 

A aposta em mensagens personalizadas e sem foco comercial têm mais hipóteses de gerar resultados positivos. 

Lembre-se: a venda será uma consequência de uma relação sólida de confiança.

 

8. Junte-se a grupos do LinkedIn

O LinkedIn permite que faça parte de 50 grupos diferentes. 

Nestes grupos pode compreender melhor o que motiva o interesse dos seus potenciais clientes. Pode também criar publicações ou partilhar artigos para reforçar a sua posição como uma autoridade na sua área. 

É ainda possível enviar mensagens a outros membros do grupo, mesmo que não estejam pessoalmente conectados.

 

E agora? Meça e analise o seu Índice de Social Selling

O SSI é o Índice de Social Selling no LinkedIn e uma das métricas mais eficazes para avaliar a performance da sua estratégia de Social Selling no LinkedIn.

Este índice, atualizado todos os dias, mede o quão eficaz um perfil é a desenvolver a sua marca profissional, a encontrar e a interagir com as pessoas certas e a construir relacionamentos. 

Por isso, é importante saber medir e analisar o seu Índice de Social Selling para otimizar e rentabilizar a sua presença no LinkedIn.

Monitorize os valores do seu Índice de Social Selling e, através dos nossos conselhos, veja quais os pontos que pode otimizar para tirar o máximo proveito da sua presença digital. 

Quer ajuda a otimizar o seu perfil de LinkedIn e a tirar o máximo partido deste? Conheça o nosso workshop e programa de Coaching.  

Quero saber mais sobre Social Selling >