O sucesso do vídeo como ferramenta de comunicação é fácil de explicar. Este formato surge como uma agradável alternativa ao conteúdo escrito que abunda nos meios digitais, sendo mais fácil de assimilar. 

O vídeo permite transmitir informação complexa de forma simples e em pouco tempo. Para além disso, a sua criação e difusão através de múltiplas plataformas está cada vez mais acessível. 

 

A popularidade do vídeo junto do público não passa despercebida às empresas. De facto, 81% dos negócios já usam o vídeo nas suas acções de marketing.

Fonte: Hubspot

 

Neste artigo já explorámos as vantagens da utilização desta forma de comunicar pelas empresas e mencionámos quem pode usar este formato dentro das organizações. Mas como pode criar vídeos que sejam verdadeiramente eficazes e que lhe tragam o retorno que procura? 

Para a criação de vídeos de sucesso, há um conjunto de boas práticas que deve seguir, de modo a adequar o tipo de vídeo aos seus objectivos e aos canais digitais onde irá ser difundido. 

 

Boas práticas gerais para a criação de vídeos

Antes de mais, há que definir os objectivos do seu vídeo. Este deve ser o ponto de partida para qualquer tipo de vídeo. A quem se dirige, o que pretende alcançar e o que espera por parte do interlocutor são algumas das questões a que deve responder nesta fase inicial.

Só depois de clarificar a sua finalidade, será possível pensar nas características que deve ter o seu vídeo e a melhor forma para o divulgar ou transmitir. 

Independentemente daquilo que pretenda alcançar há algumas boas práticas que podem ser encaradas como universais na criação de qualquer tipo de vídeo. 

guia-video-5-boas-praticas-para-a-criacao-de-videos-de-sucesso

 

  • Sorria!

Também na comunicação em vídeo as primeiras impressões contam. Assim, ao falar para a câmara, não se esqueça de sorrir. O sorriso ajuda a inspirar confiança e a gerar empatia. 

 

  • Crie um script

Criar um guião ajuda a alinhar ideias e previne interrupções desnecessárias ao longo do vídeo para pensar no que dizer a seguir. Prepare o seu script e cumpra-o ao longo do vídeo.

 

  • Seja claro na mensagemidea-chave

De acordo com os objectivos definidos, comunique com clareza. Alinhe ideias-chave, ajuste o tom e a dicção e transmita as suas ideias de forma a que sejam facilmente compreendidas. 

 

  • Ofereça valor

Partilhar um vídeo que nada acrescente ao seu interlocutor não terá bons resultados. Crie vídeos com conteúdo útil e interessante para quem os vê, de forma a oferecer valor. 

 

  • Esqueça a perfeição 

Aceitar que o seu vídeo nunca vai ficar perfeito pode ser muito libertador. Seja natural e passe uma imagem real e não “robótica”. Isso vai ajudar a gerar empatia com quem o vê. 

 

  • videoTente pelo menos 100 vídeos

As primeiras tentativas não vão sair bem e isso é natural e expectável. Ensaie algumas vezes (podem não ser 100, claro) até que a comunicação flua de uma forma clara e assertiva.

 

  • Use call to actions (CTA) 

Adicionar call to actions - durante e no final do vídeo - vai ajudar a atingir os seus objectivos. Estes links devem ser selecionados de acordo com o tipo de vídeo e o que pretende alcançar.

 

  • Capte a atenção rapidamente 

É importante criar vídeos que prendam a atenção do utilizador desde o início. Um vídeo que não for cativante logo nos primeiros segundos corre o risco de não ser visto até ao fim. 

 

Boas práticas para Vídeo Sales & Suporte 

  • Torne-o pessoal

Abrir um vídeo que foi feito para nós é sempre uma experiência positiva e geradora de interesse. Assim, tente personalizar os seus vídeos especificamente para quem os recebe, quer os seus objectivos se relacionam com a área das Vendas ou do Suporte ao Cliente. 

Pode criar um thumbnail específico para a pessoa com quem quer comunicar, usando uma imagem com o seu nome, por exemplo. Em alternativa, pode iniciar o vídeo com uma introdução personalizada, dirigindo-se à pessoa pelo nome, para aumentar a proximidade. 

 

  • Não se alongue 

Quando falamos de vídeos, mais pequeno é sempre melhor, portanto, evite criar vídeos longos. Um vídeo de longa duração, por muito interessante que possa ser, é percepcionado como menos apelativo. 

guia-video-5-boas-praticas-para-a-criacao-de-videos-de-sucesso-boas-praticas-para-video-sales-&-suporte

68% das pessoas que veem vídeos relacionados com marcas ou negócios assistem até ao fim se o vídeo durar menos de 60 segundos. 

 

Vídeos com mais de 20 minutos de duração só são vistos na totalidade por 25% das pessoas.

Fonte: Vidyard  

 

Assim, consoante o tipo de vídeo, a duração pode ser adaptada, mas, a regra geral é mantê-lo “short and simple”.

 

Tipo de Vídeo

Duração recomendada

Vídeo explicativo

60 a 90 seg

How to ou tutorial

2 a 10 min

Demo

2 a 5 min

Case Study

5 a 10 min

One-to-one

30 a 60 seg

Cold Outreach

<30 seg

 

Boas práticas para Vídeo Marketing

O vídeo é um formato muito popular e pode contribuir para melhorar as suas acções de marketing de várias maneiras. Há pequenos truques que pode usar para tornar os seus vídeos ainda mais eficazes.

 

  • Use thumbnails distintivos

Crie uma imagem única para os seus vídeos no thumbnail. Escolha algo que ajude o utilizador a identificar facilmente a sua marca. Todos os vídeos no seu website deverão ter uma imagem, ou algo em comum, que os agrupe e relacione. 

 

  • Respeite a duração definida 

Cada Rede Social tem as suas recomendações em termos de duração dos vídeos publicados. Esteja atento a esses dados e cumpra as recomendações de cada plataforma ao criar os seus vídeos. 

guia-video-5-boas-praticas-para-a-criacao-de-videos-de-sucesso-boas-praticas-para-video-marketing

 

De acordo com a Hubspot, estas são as durações recomendadas para cada Rede Social:

Rede Social

Duração recomendada

Instagram

30 seg (no feed) ou >60 seg (na IGTV)

Twitter

45 seg

Facebook

1 min

Youtube

2 min

 

No caso dos vídeos para enviar através de e-mail, a sua duração não deve ultrapassar os 45 segundos. 

Quando se destinam a integrar um website ou uma landing page, a sua duração deve ficar entre os 30 e os 60 segundos.

 

Já está a gravar?

Se a sua empresa ainda não integrou o vídeo na sua Estratégia de Comunicação, prepare-se para ser ultrapassado pela concorrência. 

Para criar vídeos eficazes e com bons resultados só tem que escolher uma boa plataforma para o fazer e cumprir as boas práticas que lhe recomendamos. 

Comece já hoje a aproveitar as vantagens do vídeo! 

Quero começar a criar os meus vídeos >