O vídeo é um dos formatos de conteúdo mais populares da actualidade e tudo indica que essa tendência não se vai alterar tão cedo. As vantagens da sua utilização em todos os departamentos de uma empresa são claras e a rapidez com que gera resultados é muito atractiva. 

Cada vez mais negócios e empresas recorrem ao vídeo para dinamizar e agilizar a sua comunicação, tanto interna como externa. Contudo, sente-se ainda uma certa resistência por parte de algumas organizações em adoptar este formato no seu quotidiano. A dúvida que parece persistir é se valerá mesmo a pena apostar nesta nova forma de comunicar.

 

cta-download-guia-video

 

Porque utilizar o vídeo?

Quando um formato de conteúdo se torna estrondosamente popular entre consumidores e público em geral, cabe às empresas perceber porquê e adaptar-se às novas preferências da sua audiência. Quanto mais depressa o fizerem, maior será a vantagem competitiva face à concorrência. 

 

66% das pessoas preferem conhecer um produto ou serviço através de um pequeno vídeo. Comparativamente, apenas 18% escolheriam aceder à mesma informação mediante um artigo em texto.

Fonte: Wyzowl

 

cta-o-video-como-ferramenta-de-comunicacao-das-empresas

 

Podemos destacar ainda 3 bons motivos para a sua empresa começar a usar o vídeo como ferramenta de comunicação:

  • Porque é inovador e versátil

A Internet está repleta de informação em formato de texto. O conteúdo em vídeo surge como uma agradável alternativa e torna a mensagem mais simples de assimilar. Versátil e interactivo, o vídeo permite condensar uma grande quantidade de informação em alguns segundos e chegar mais facilmente a quem o vê. 

  • Porque permite uma relação mais próxima

O vídeo permite visualizar o transmissor da mensagem, a sua linguagem corporal e expressões faciais. Estes detalhes ajudam a manter o interesse, enriquecem a comunicação e humanizam o conteúdo. O vídeo gera uma maior proximidade entre o emissor e o receptor da mensagem. 

  • Porque resulta

O vídeo reúne cada vez mais adeptos. Os consumidores preferem-no por ser cativante e envolvente e os profissionais de marketing e vendas apreciam-no pelo seu enorme potencial em termos de ROI. 

o-video-como-ferramenta-de-comunicacao-das-empresas-porque-utilizar-o-video

 

4 Benefícios da utilização do vídeo nas empresas

Se o vídeo era já uma proeminente tendência de Marketing nos últimos anos, nunca como agora as suas vantagens fizeram tanto sentido. 

Numa altura em que o distanciamento se tornou parte de uma nova e imprevista normalidade, o vídeo vem reaproximar pessoas, marcas e negócios. 

1. Facilita a comunicação 

O vídeo facilita a comunicação nas organizações, tanto interna como externa. Em vez de enviar informações ou novidades aos seus colaboradores através de um enfadonho e-email de texto, pode gravar um vídeo e entregar uma mensagem mais eficaz. O vídeo é também útil para dar formação, responder a pedidos, dúvidas e propostas de clientes.

 

2. Cria relações mais próximas

A difusão de informação em vídeo ajuda a construir e manter uma relação mais próxima com prospects, clientes ou nas equipas de trabalho. Isto é algo essencial numa altura de pandemia que impôs um afastamento entre as pessoas.

 

3. Gera interação

Quando partilhado em plataformas de Social Media, por exemplo, o vídeo atrai atenções e gera uma maior interacção, com mais respostas, comentários e partilhas.

 

4. Tem um grande alcance

O conteúdo em vídeo está acessível a qualquer pessoa com acesso à Internet. Por um lado, os utilizadores podem facilmente encontrar vídeos que correspondam às suas pesquisas e necessidades. Por outro, é também cada vez mais fácil criar e publicar conteúdo em vídeo, através de plataformas como a Vidyard.   

o-video-como-ferramenta-de-comunicacao-das-empresas-4-beneficios-da-utilizacao-do-video-nas-empresas

 

Devo utilizar o vídeo no meu negócio?

A resposta é sim!

Os seus clientes e colaboradores, ou a maioria deles, já consome este tipo de  conteúdo regularmente, portanto está na altura de ir ao encontro das suas preferências.

Comunicar através do vídeo tem diversas aplicações, tanto na área do marketing como nas vendas, com resultados muito positivos. Junte-se aos 81% dos negócios que já utilizam o vídeo como ferramenta de marketing.

De acordo com dados da Hubspot, 97% dos profissionais de marketing acreditam que o vídeo ajuda os clientes a perceber melhor os produtos.

Se ainda está reticente em recorrer a este tipo de conteúdo para comunicar com prospects ou clientes, não está sozinho. Na Made2Web, quando abordamos este assunto com clientes e nas nossas formações, recebemos esse feedback com frequência. 

No entanto, depois de explicados os benefícios, a vontade de experimentar cresce, os receios dissipam-se e os resultados falam por si!

 

Quem pode utilizar os vídeos na empresa?

Os vídeos podem e devem ser usados por qualquer colaborador da empresa, independentemente da sua área ou departamento. Existem inúmeros tipos de vídeos que se ajustam a todo o tipo de objectivos e necessidades de comunicação. 

  • Equipas de Marketing - Vídeos como um tipo de conteúdo para partilha de informação e conteúdo, eventos ou mesmo para branding.
  • Equipas de Vendas - Vídeos de prospecting ou para ajudar na gestão do cliente/projecto. 
  • Equipa de Suporte ao Cliente - Vídeos para ajudar no processo de pós-venda. Exemplos: como resolver um problema ou a explicar quais os passos para uma ação.
  • Formação interna e externa - Vídeos educativos são auxiliares preciosos em qualquer formação. Para além de ajudarem a prender a atenção, reduzem o  tempo necessário para explicar processos ou conceitos. 
  • Comunicação interna - Comunicados sobre entrada ou saída de colaboradores, novidades, alterações ou mesmo mensagens de Natal e Ano Novo… Tudo é mais apelativo em formato de vídeo. 

 

Tudo a postos para dizer “Acção”?

Dê uma oportunidade ao vídeo como ferramenta de comunicação na sua empresa. Comece a construir relações mais próximas com os seus prospects, clientes, colegas e colaboradores!

Este é o primeiro de vários artigos sobre como usar o vídeo na sua comunicação. Ao longo das próximas semanas iremos partilhar mais conhecimento sobre este tema.

Quero saber mais sobre como usar o Vídeo na empresa >