O metaverso no entretenimento: o lazer virtual

A aplicação primordial e a mais reconhecida do metaverso é sem dúvida o entretenimento. Esta tecnologia veio despoletar uma nova e avançada forma de jogar online em ambientes virtuais imersivos.

Jogos como a Fortnite Creative, Second Life ou a Sansar promovem a interação social e a realidade virtual no entretenimento de forma aprofundada. 

A Roblox, uma das plataformas mais conhecidas nos jovens, não é ainda completamente um metaverso pois não oferece esta mesma amplitude de interação social e realidade virtual. Ainda assim, são várias as marcas B2C que têm desenvolvido com sucesso ações de marketing na Roblox, o que lhes permite atrair e acompanhar os seus consumidores mais jovens.

A Vans por exemplo quis promover simulação de experiências da vida real, manter a cultura do skate com os seus truques e competições entre jogadores, bem como a personalização de bens virtuais.

vans-o-metaverso-como-estrategia-de-entretenimento-e-publicidade-made2web

Fonte: Vans

Através do metaverso os jogadores interagem de formas nunca antes possíveis: jogam com outras pessoas em tempo real e criam comunidades virtuais de modo imersivo. Alguns tipos de aplicações são:

  1. Jogos personalizados: os jogadores criam os seus próprios jogos e mundos virtuais;
  2. Jogos educacionais: os jogadores participam em atividades educacionais, nas quais podem aprender e divertir-se em simultâneo;
  3. Jogos de trabalho/treino: os participantes aprendem competências profissionais em indústrias como saúde, segurança, entre outros.

Esta tecnologia veio despoletar uma nova e avançada forma de jogar online em ambientes virtuais imersivos.


A Coca-cola é um bom caso de sucesso de aplicação do metaverso no entretenimento ao desenhar e criar a Pixel Point, uma ilha no Fortnite Creative na qual os utilizadores podem interagir com a marca através de mini-jogos (The Castle, The Escape, The Race e The Tower).

A marca aproveita, ainda, esta plataforma para lançar produtos. O seu mais recente produto lançado no metaverso chama-se "Coca-Cola Zero Sugar Byte" e, para além de virtual, é também um produto físico já lançado em diversos mercados.

 

coca-cola-ign-portugal-o-metaverso-como-estrategia-de-entretenimento-e-publicidade-made2web

Fonte: IGN Portugal


Algumas das plataformas mais conhecidas, são:

  1. Fortnite Creations
  2. Second Life
  3. Sansar
  4. VRChat
  5. Rec Room

 

plataformas-o-metaverso-como-estrategia-de-entretenimento-e-publicidade-made2web

 

O metaverso no design publicitário: qual é o seu impacto?

O metaverso tem o potencial de mudar significativamente a indústria publicitária porque oferece novas soluções de criação e exibição de anúncios, nomeadamente, em mundos virtuais realistas. 

 

campaign-o-metaverso-como-estrategia-de-entretenimento-e-publicidade-made2web

Fonte: Campaign

 

Isto significa que esta tecnologia permite à sua marca ou empresa:

  • Criar campanhas personalizadas para cada utilizador, com base nas suas preferências, necessidades e comportamentos;
  • Criar anúncios em tempo real, como promoções e ofertas especiais.
  • Criar anúncios com recurso à realidade virtual

 

Desta forma, proporciona toda uma experiência de visualização de anúncios mais imersiva, favorecendo a conversão.

 

nissan-o-metaverso-como-estrategia-de-entretenimento-e-publicidade-made2webFonte: Meios e publicidade


Originalmente desenvolvida como uma comunidade virtual para utilizadores individuais, a Second Life é uma plataforma bastante usada para publicidade virtual. Contudo, tem sido também utilizada para fins educacionais, de negócios e de entretenimento, empresas e marcas como a IBM, Intel, Nissan e Cisco têm usado esta plataforma apresentando casos de sucesso empresariais.

 

Fonte: Second Life

Tem o potencial de mudar a indústria publicitária com novas experiências de visualização de anúncios imersivos que favorecem a conversão.