Diminuir o turnover nas empresas é essencial para reter talento e criar um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo. Aplicar estratégias que reduzam a  rotatividade de pessoal é uma forma de otimizar recursos e aumentar a competitividade empresarial.

Neste artigo, vamos falar da importância de diminuir o turnover nas organizações e dizemos-lhe como o pode conseguir através da aplicação de boas práticas de Employer Branding. 


Qual a importância de diminuir o Turnover dentro da sua empresa?

O termo "turnover" refere-se à taxa de rotatividade de pessoal dentro de uma organização. Ou seja, é a quantidade de colaboradores que deixam a empresa, de modo voluntário, num determinado período.

Substituir funcionários que abandonam a empresa representa sérios prejuízos. Implica gastos financeiros, investimento em novas ações de recrutamento e traz sempre algum grau de instabilidade à organização. Quando o turnover é elevado, o problema tende a intensificar-se.  

Dados da Mercer de 2021 apontam para um aumento de 5% na rotatividade voluntária face a 2020. Setores como a Saúde e as TI estão entre os que mais dificuldade enfrentam na atração e retenção de talento.


como-diminuir-o-turnover-na-sua-empresa-ponha-um-travao-a-rotatividade-de-pessoal-made2web

Assim, diminuir o turnover nas empresas é fundamental para preservar a sua competitividade e produtividade. Desenhar e aplicar uma estratégia de Employer Branding apropriada é uma forma eficaz de o conseguir. Ao longo deste artigo, vamos dizer-lhe como pode alcançar estes objetivos.

Que relação existe entre a rotatividade de pessoal e o Employer Branding?

A resposta curta é: uma boa estratégia de Employer Branding pode ser a melhor solução para diminuir o turnover nas empresas. Isto porque o Employer Branding atua para trabalhar a forma como a empresa é vista por candidatos e colaboradores. O objetivo é criar uma marca empregadora forte, com uma cultura organizacional em linha com os valores dos seus colaboradores.

É através da criação de um sentimento de identificação e pertença que os funcionários se mantêm satisfeitos ao longo do tempo. Fá-los, como é hábito dizer, “vestir a camisola”. Ao mesmo tempo, profissionais motivados participam de forma mais ativa em cada projeto e mantêm as equipas de trabalho coesas e orientadas para os objetivos.

Para além de tornar as empresas mais atrativas durante o processo de recrutamento, as estratégias de Employer Branding também permitem reter talentos. Quando bem delineada e aplicada, essa estratégia reflete-se em taxas de turnover reduzidas e estáveis.

3 Boas práticas de Employer Branding para diminuir o Turnover

Oferecer benefícios e salários competitivos é uma das soluções mais recorrentes para incentivar os colaboradores a permanecerem nas empresas. Contudo, quando as organizações são percebidas como pouco atrativas para trabalhar, isso pode ser insuficiente para atrair e reter os melhores talentos.

Ter atenção aos sinais e agir no momento certo pode ser um bom método para prevenir a rotatividade de pessoal. Por exemplo, se verificar indícios de quiet quitting deve atuar para nutrir os colaboradores, de forma a prevenir o turnover.

Como vimos, o Employer Branding consiste em melhorar a imagem e reputação de uma organização enquanto marca empregadora. Para o conseguir são utilizadas diferentes técnicas e ferramentas, alinhadas com as necessidades de cada empresa. Estes são 3 exemplos das várias boas práticas que pode aplicar:

como-diminuir-o-turnover-na-sua-empresa-ponha-um-travao-a-rotatividade-de-pessoal-made2web-infografico

1. Identificar a persona e compreender as suas necessidades

As técnicas de Employer Branding devem ser desenhadas à medida de cada situação. Por esta razão, é crucial compreender as lacunas e necessidades de cada empresa para que a estratégia a aplicar seja eficiente e adequada.

Traçar um perfil completo da persona, seguindo as técnicas utilizadas em marketing, é a base para obter resultados.

2. Comunicar a cultura organizacional de forma eficaz

A cultura de uma empresa, a sua missão e valores precisam de ser comunicados com clareza. Contratar profissionais que se revejam na identidade organizacional contribui para a solidez e cooperação nas equipas de trabalho.

Por outro lado, manter os colaboradores informados (em relação a novidades, conquistas ou mudanças na empresa) é essencial, por ajudar a que se sintam integrados e valorizados na organização.

3. Recorrer a diferentes canais para promover a marca empregadora

Levar o nome da sua empresa mais longe é outra das formas de trabalhar o Employer Branding. Assim, é importante usar as redes sociais e outras plataformas para divulgar a marca empregadora.

Dessa forma, vai conseguir alcançar e cativar potenciais talentos, alinhados com a identidade organizacional. Mas também afirmar-se como especialista na sua área de atuação, reforçando a reputação da empresa junto das equipas, dos possíveis candidatos e até dos seus clientes.

 

Investir em boas práticas de Employer Branding pode ser eficaz para diminuir o turnover e, ao mesmo tempo, aumentar a satisfação, o envolvimento e a produtividade dos funcionários atuais.

 

Diminua a rotatividade de pessoal com a Made2Web

Na Made2Web, dispomos de equipas multidisciplinares para atuar no Employer Branding como forma de diminuir o turnover nas empresas. Aplicamos a nossa expertise em marketing de uma forma 100% personalizada, portanto, cada projeto de Employer Branding é desenhado à medida para se adequar a cada cliente. 

como-diminuir-o-turnover-na-sua-empresa-ponha-um-travao-a-rotatividade-de-pessoal-made2web -ana


Para uns, a estratégia pode incidir na comunicação, com a criação e partilha de conteúdo de Employer Branding nos meios digitais. Noutros casos, pode fazer mais sentido trabalhar na criação de páginas de recrutamento mais eficazes, que captem a atenção de candidatos mais alinhados com a cultura da organização.

Sempre que se justifique, aplicamos uma abordagem mais envolvente e multidisciplinar, através da definição de um diagrama de engagement de Employer Branding com diferentes atividades simultâneas.

Conte com o apoio da Made2Web para diminuir o turnover na sua organização! Entre em contacto connosco para traçar e implementar a sua estratégia de Employer Branding.


Contactar a Made2Web