Em Portugal, em 2021, e de acordo com a Eurostat, 82% dos portugueses usava a internet e 62% comprava online e a tendência é crescente - mais pessoas a utilizarem internet e consequentemente maior número de compras online.

De acordo com o INE, a  área metropolitana de Lisboa é a região com maior número de compradores online face ao Alentejo e Algarve, que têm o menor número.

Quem compra online em Portugal?

Analisando os dados sociodemográficos dos compradores online, podemos afirmar que:

  1. As mulheres têm maior tendência a comprar online;
  2. As faixas etárias mais jovens compram mais online, especialmente os que se encontram entre os 25 e os 34 anos. Após os 45 anos já existe uma grande queda no número de compras online;
  3. Os estudantes dominam as compras online face aos trabalhadores dependentes ou por conta própria e desempregados ou reformados;
  4. Quem tem um maior nível de escolaridade tende também a fazer mais compras online.

quem-compra-online-em-portugal-infografico-made2web

Ao longo dos anos é possível ver um crescimento não só no número de compras online mas também no valor total das encomendas efectuadas. 

 

Proporção de pessoas que compraram online nos 3 meses anteriores ao estudo por número de compras e valor gasto - 2019 a 2021

proporcao-pessoas-usaram-ecommerce-infografico-made2web

Fonte: There are more e-commerce users, mostly women, INE, 2021

O consumidor português tem tendência a comprar online mais produtos físicos do que digitais ou serviços e dentro dos produtos físicos, a roupa, sapatos e acessórios e as entregas de comida lideram a tabela, seguidos de produtos cosméticos e electrónica. 

Só pelos dados apresentados em cima, que mostram o crescimento de compras online em Portugal nos últimos anos e com uma tendência de crescimento, tanto a nível nacional como internacional, já é possível perceber que investir numa loja online é importante para o crescimento de uma marca.

No entanto, há mais factores que evidenciam a importância de investir num ecommerce.

 

Quais as vantagens de ter um ecommerce?

Investir num ecommerce tem diversas vantagens para as marcas como:

vantagens-ter-um-ecommerce-infografico-made2web

  • Estar presente online quando os utilizadores pesquisam pela sua marca ou produtos - com uma loja online, os utilizadores podem pesquisar e encontrar o seu catálogo de produtos/serviços, analisá-lo e considerar a compra dos mesmos. Sem uma loja online nada disto é possível;

  • Estar disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana - ao ter uma loja online com os seus produtos/serviços, os utilizadores podem comprar a qualquer hora do dia, ao contrário da sua loja física, o que permite aumentar as suas vendas. Este tipo de lojas estão em constante funcionamento;
  • Chegar aos utilizadores independentemente da sua localização - com um ecommerce pode alcançar utilizadores que se encontram na localização da(s) sua(s) loja(s) física(s) como pode também alcançar utilizadores noutras zonas do país ou até noutros países e assim, conseguir ter um público-alvo maior, o que permite também maior potencial de vendas;
  • Ter a possibilidade de medir resultados no imediato - o seu ecommerce permitirá uma análise actualizada do comportamento dos utilizadores e das vendas em tempo real, o que lhe permite identificar como chegam os utilizadores à sua loja online (se através do Google, de campanhas pagas, de redes sociais ou de email marketing, por exemplo), quem compra e o que compra e assim gerir o seu stock e apostar nos produtos/serviço com maior retorno;
  • Testar novos produtos no mercado e a sua aceitação - com uma loja online consegue perceber facilmente se os utilizadores gostam de um novo produto que pretende lançar e comunicar.

 

Se precisar de ajuda para o desenvolvimento da sua loja online, desde a concepção da estrutura, à criação de conteúdos e ao próprio desenvolvimento da plataforma, contacte-nos. 

Contactar a Made2Web >

 

No entanto, ao pensar na criação de uma loja online, quer seja por complemento à sua loja física quer seja porque vai iniciar um novo negócio, tem sempre de se focar no desenvolvimento de uma estratégia de marketing digital.

Isto porque criar uma loja online não significa que começa automaticamente a vender online. Quando lança a loja precisa de comunicá-la, informar os utilizadores de que ela existe e que podem começar a comprar online. Com a quantidade de lojas online e marketplaces que existem já tanto em Portugal como globalmente, torna-se imperativo comunicar a marca, os produtos/serviços, principalmente no momento de lançamento do ecommerce.

estrategia-marketing-digital-infografico-made2web

Para o correcto desenvolvimento de uma estratégia de marketing digital para um ecommerce existem alguns factores a ter em consideração:

  • Público-Alvo - Quem é o seu público-alvo? Quem são as pessoas que pretende impactar com a sua comunicação e que pretende que se tornem clientes digitais?

Deve definir a sua buyer-persona - desde as informações demográficas - idades, género, a localização geográfica, às informações sociodemográficas como o estudo, a remuneração ou o cargo, não esquecendo as informações comportamentais - como se informa, o que faz online, se navega nas redes sociais e em quais e ainda os seus objectivos - o que pretende alcançar, em quanto tempo, com que esforço;

  • Objectivos e KPI’s - Depois deve perceber quais os seus objectivos - qual o valor de vendas online que pretende obter no curto, médio e longo prazo. Se tiver diferentes tipologias de produtos/serviços com valores de compra médio e processos de decisão de compra muito diferentes, deverá pensar nos seus objectivos de forma individual.

Isto porque depois precisará definir o valor médio de compra online por cada tipologia de produto e a margem bruta em cada um. Tendo estes valores definidos permitir-nos-á perceber se a estratégia sugerida é viável e gera retorno ou se tem de ser ajustada. 

A seguir e com base nos objectivos traçados precisamos de perceber quais os KPI’s de negócio que temos de monitorizar:

  • Vendas?
  • Retorno de vendas?
  • Valor médio de compra online?
  • Churn Rate? No caso de ter produtos/serviços com subscrição.
  • Lifetime Value?
  • Taxa de recompra?

Estes KPI’s têm de ser monitorizados regularmente para perceber se os objectivos estão ou não a ser alcançados e se é preciso ajustes na estratégia que está a ser implementada. 

Depois temos então de avançar para a definição da estratégia de marketing digital específica, em que temos de pensar: Que ações digitais temos de desenvolver para alcançar os objectivos definidos?

 

Exemplos de ações de uma estratégia de marketing digital para ecommerce

 

  • SEO (Search Engine Optimization) - Garantir que a loja online está optimizada para os motores de pesquisa, tanto em termos técnicos como em termos de conteúdo. Para este segundo temos de perceber como é que os utilizadores pesquisam no Google e analisar se temos conteúdo optimizado para essas palavras. Caso não haja é preciso desenvolvê-lo, quer seja directamente na loja ou num blog.
  • Campanhas Pagas - as campanhas pagas são sempre importantes numa estratégia de ecommerce, quer sejam no Google ou em Redes Sociais como o Facebook ou o Instagram. Estas permitem segmentar utilizadores interessados nos seus produtos e incentivá-los a visitar a sua loja online com a apresentação de um anúncio - que pode ser mais ou menos personalizado de acordo com o tipo de campanha e segmentação que escolher.
  • Email Marketing & Automações de Email - o email é importante para comunicar de forma regular com a sua base de dados, que pode ser de clientes ou de utilizadores interessados no seu negócio. Para os que já são clientes deve, de forma regular, nutri-los com informação sobre os seus produtos e/ou serviços - novidades, up selling, cross selling, com o objetivo de que voltem a comprar num futuro próximo. No caso de utilizadores interessados no negócio é importante que lhes dê provas de que devem comprar na sua marca e não na concorrência, é importante ir educando o utilizador e mostrar-lhe a sua expertise por forma a que este vá ganhando confiança, para que saiba que no momento de comprar é consigo e não com a concorrência.
  • Redes Sociais - ter uma comunidade activa nas redes sociais onde se encontra o seu público-alvo é muito importante. Esta comunidade de forma intencional ajudará a aumentar a visibilidade da sua marca e por consequência o número de visitas à loja e o número de compras. No entanto, deve garantir de que regularmente partilha conteúdo útil e relevante para a sua comunidade e público-alvo. Uma página ou perfil sem partilha de conteúdo diário é uma página “morta”. 
  • Influencer Marketing - uma estratégia com influencers pode tornar-se num canal de vendas muito interessante se o seu negócio for B2C. Escolha influencers cujos seguidores são a caracterização do seu público-alvo e defina um calendário editorial com ele(a) - número de publicações/stories/reels a partilhar e o conteúdo dos mesmos. Muitos dos influencers, dependendo da sua dimensão aceitam o pagamento em produto, ou misto - entre produto e remuneração em dinheiro, é uma questão de negociação.
  • Marketplaces - estar presente em marketplaces pode ser importante e ajudá-lo numa fase inicial a ganhar visibilidade online. Existem diversos tipos de marketplaces, uns verticais (só vendem um tipo de produto) e uns horizontais (vendem vários tipos de produtos), pelo que é importante escolher bem qual o marketplace que faz sentido para a sua marca, pensando sempre também no seu público-alvo. 
estrategia-marketing-digital-infografico-made2web [Recovered]

Ter uma loja online é importante por ser um canal de vendas a que as marcas podem e devem recorrer. No entanto, não basta criar uma, é obrigatório dinamizá-la e divulgá-la, tal como se faz com uma loja física. 

A criação e desenvolvimento de um ecommerce e a sua promoção digital devem ter sempre em consideração a sua marca, a sua buyer persona e os seus objectivos de negócio.

Quero criar o meu ecommerce >