Cada vez mais empresas procuram informar-se sobre este tema e definir uma estratégia de Employer Branding, para garantir que a sua marca empregadora é vista de forma positiva no mercado de trabalho.

Mas como colocá-la em prática? E quais os canais de comunicação a utilizar, para conseguir os melhores resultados?
Neste artigo, vamos falar sobre:

  • Os tipos de canais de comunicação que a organização consegue controlar;
  • Quais os canais de comunicação a trabalhar numa estratégia de Employer Branding;

Para saber mais sobre este tema, pode ver o nosso vídeo sobre os canais a utilizar numa Estratégia de Employer Branding:

 

 

Que tipos de canais de comunicação existem e quais são integráveis numa estratégia de Employer Branding?

Apesar de todos os canais existentes terem impacto na opinião acerca da empresa enquanto marca empregadora, alguns encontram-se fora da sua influência. Ou seja, estão dependentes da opinião e da divulgação de terceiros.

Com base nesta distinção, podemos agrupar os canais de comunicação com base no controlo que a organização tem sobre cada um. Chegamos, assim, a três níveis distintos:

Canais de comunicação controlados pela empresa

 

blog-employer-branding-sabe-quais-os-canais-de-comunicacao-a-usar-para-melhorar-a-reputacao-da-sua-marca-empregadora-made2web

Num primeiro nível estão os canais de comunicação diretos que a empresa tem capacidade para controlar, na transmissão da sua mensagem de Employer Branding. Aqui, a organização decide o que partilha com a comunidade e pode fazê-lo da forma que pretender.
Falamos, por exemplo, do website da empresa, do seu blog ou do microsite de recrutamento.

Canais de comunicação influenciáveis pela empresa

 

glassdoor-employer-branding-sabe-quais-os-canais-de-comunicacao-a-usar-para-melhorar-a-reputacao-da-sua-marca-empregadora-made2web

 

Nestes canais, a comunicação é feita por terceiros e, por isso, a empresa não tem controlo sobre o que é partilhado. No entanto, a atividade da empresa influencia de forma direta o que é dito ou publicado, apesar do resultado ser independente.

São, por exemplo, plataformas de review — como o Glassdoor — ou partilhas dos colaboradores nos seus canais pessoais, a que se chama employee advocacy.

Canais de comunicação com influência indireta

 

premio-employer-branding-sabe-quais-os-canais-de-comunicacao-a-usar-para-melhorar-a-reputacao-da-sua-marca-empregadora-made2web

 

No último nível estão os canais que a empresa apenas tem uma influência indireta. Falamos de prémios ou menções, por exemplo.
Nestes casos, apesar do trabalho feito pela empresa representar uma parte substancial do reconhecimento, este está dependente de outros fatores. Se pensarmos no exemplo de um prémio, o resultado é influenciado por outras empresas que estejam a concorrer, pelos fatores de avaliação, pela opinião do júri, entre outros aspetos que a empresa não consegue influenciar.

Quais são os canais de comunicação que cada organização pode trabalhar na sua estratégia de Employer Branding?

 

employer-branding-sabe-quais-os-canais-de-comunicacao-a-usar-para-melhorar-a-reputacao-da-sua-marca-empregadora-infografico-made2web

 

A divulgação da marca empregadora e do seu Employee Value Proposition pode ser feita por diversos canais de comunicação, mas alguns são fundamentais para a implementação da estratégia de Employer Branding.
Estes são os canais que deve considerar como principais:

Área de recrutamento no website

Em primeiro lugar, é importante haver uma área de recrutamento no website corporativo da empresa. Aqui, além de partilhar as vagas disponíveis, pode partilhar casos de sucesso, testemunhos de colaboradores e ainda referir políticas de benefícios e responsabilidade social da empresa.

Consoante o tamanho da organização e a quantidade de informação que tenha para partilhar, pode equacionar criar um microsite dedicado a este tema.

Se, de forma hipotética, tiver de optar por um único canal na sua estratégia, este é o mais fundamental e o que vai servir de base a todas as outras divulgações.

Blog

Um blog com conteúdo relevante vai ajudar a empresa a alcançar mais visualizações no seu website e, assim, aumentar a visibilidade nos motores de pesquisa.

Artigos com notícias relevantes sobre a empresa, casos de sucesso e testemunhos de colaboradores e eventos organizacionais são ótimos exemplos de temas que pode partilhar no blog da empresa.

Os artigos sobre os colaboradores conseguem, ao mesmo tempo, nutrir as equipas da empresa e também melhorar a reputação externa da empresa. Além disso, costumam suscitar muitas partilhas entre os colaboradores, ao humanizarem a comunicação.

Redes Sociais

Com um caráter mais leve do que um artigo de blog, as redes sociais podem servir para partilhar temas semelhantes, como experiências de colaboradores, pequenos testemunhos ou eventos da empresa.

Mas lembre-se: quem percorre o feed de uma rede social procura entretenimento. Publique conteúdos interessantes, capazes de prender a atenção e baseados em storytelling. Criar conteúdos em vídeo pode ser uma excelente opção, já que este é o formato preferido dos utilizadores — e o mais valorizado pelas próprias redes sociais.

Plataformas de anúncios de emprego

Embora não seja um canal próprio, o conteúdo que a empresa publica nas plataformas de anúncios de emprego pode dizer muito sobre si própria. Quer seja na página de apresentação, quer no próprio conteúdo dos anúncios de emprego, a mensagem deve estar alinhada com a restante comunicação.

O Employee Value Proposition da empresa deve estar claro em cada vaga anunciada. Conteúdos relacionados com o propósito da marca, com as políticas de igualdade e responsabilidade social implementadas e uma descrição realista do dia a dia da organização são também muito valorizados.

E-mail Marketing

O e-mail marketing pode ser utilizado quer para captar novos candidatos, quer para nutrir os colaboradores da empresa.

No primeiro caso, criar uma comunidade de talento através dos contactos angariados na área de recrutamento do website ou nas plataformas de anúncios de emprego permite à empresa posicionar-se como líder de opinião, nutrir a relação com os possíveis candidatos e, claro, divulgar o seu Employee Value Proposition.

Para nutrir os colaboradores, o envio de e-mail marketing regular pode apoiar a divulgação de notícias da empresa, estreitar a comunicação e até ajudar na valorização individual dos colaboradores.

A par com tudo isto, a organização deve considerar investir em SEO (de forma transversal a todos estes canais) e em campanhas pagas para melhorar o seu alcance. Esta é uma forma de acelerar a divulgação da sua marca empregadora e de melhorar a captação de novos candidatos.

Como começar a implementar uma estratégia de Employer Branding?

As opções de canais de comunicação a utilizar numa estratégia de Employer Branding são muito variadas, o que pode tornar-se confuso. Nem sempre é necessário trabalhar todos estes canais em simultâneo e, nos casos em que há um budget limitado, é importante escolher aqueles que são mais importantes e que podem trazer melhores resultados.

Por isso, cada empresa deverá escolher trabalhar apenas os canais que melhor se adaptem à sua estratégia e, também, aqueles que mais estejam relacionados com a sua talent persona.

 

quote-employer-branding-sabe-quais-os-canais-de-comunicacao-a-usar-para-melhorar-a-reputacao-da-sua-marca-empregadora-made2web

 

Recorrer a uma agência de Marketing Digital como a Made2Web, com soluções de Employer Branding irá ajudá-lo a definir a sua talent persona, a escolher os canais mais adequados e a delinear uma estratégia personalizada às suas necessidades. Contacte-nos para mais informações.

 

Contactar a Made2Web