O marketing de conteúdo ajuda a atrair tráfego para os websites, mas muitas empresas desconhecem os verdadeiros benefícios de aliar uma boa estratégia de SEO.

Resumidamente: o conteúdo interessante mantém as pessoas na página, mas é o SEO quem as faz lá chegar.

Quando combina estratégias de SEO com marketing de conteúdo, não só atrai mais visitantes como estes podem ser mais relevantes para o seu negócio (leads qualificadas). 

Parece confuso? Nós explicamos melhor.

Neste artigo de blog vamos detalhar de que forma o SEO impulsiona a sua estratégia de marketing de conteúdo e por que motivo são tão importantes para potenciar os resultados da sua empresa online. 

 

Marketing de Conteúdo VS. SEO

  • Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo refere-se ao processo de criação e partilha de todo o tipo de conteúdo para estabelecer o seu negócio como um líder na sua indústria ou uma autoridade na sua área. 

 

  • SEO

SEO é o acrónimo de Search Engine Optimization e refere-se ao processo de melhorar a classificação orgânica do website nos motores de pesquisa.  

Uma das partes mais importantes do SEO é a utilização de palavras-chave e a sua intenção da pesquisa. Aquelas palavras mágicas que as pessoas inserem na barra de pesquisa e traduzem as suas intenções. 

como-combinar-marketing-de-conteudo-e-seo-made2web

Isto significa que quando as pessoas estão a pesquisar online e usam as keywords relacionadas com o seu negócio ou a quem a sua empresa serve, vão conseguir encontrar organicamente as suas páginas com facilidade.

 

  • SEO versus & Marketing de Conteúdo

Neste caso, depois do que já foi dito, conseguiu perceber que não são rivais? Não é uma questão de um invés do outro, mas sim da combinação plena de ambos.

O foco desta estratégia é melhorar a visibilidade digital das suas páginas web com conteúdo relevante (SEO copywriting).

Mas esta estratégia requer tempo. É uma estratégia a longo prazo que pode demorar entre 6 meses a 1 ano a refletir resultados.

Não... não há milagres! Há sim, trabalho e consistência - e os merecidos resultados deste empenho. Obviamente que este tempo pode ser mais curto caso não exista concorrência digital.

 

Qual a vantagem de aliar uma estratégia de SEO ao seu Marketing de Conteúdo? 

O valor do SEO no marketing de conteúdo é, muitas vezes, subvalorizado, o que faz com que muitas empresas não consigam obter a sua melhor classificação online. 

Quando combina otimização SEO com estratégias de marketing de conteúdo, ganha mais tráfego intencional (fruto do trabalho em SEO), mas também melhora a qualidade dos visitantes (leads qualificados). 

Isto acontece porque as estratégias de marketing de conteúdo ajudam a construir a sua reputação e autoridade numa indústria ou nicho particulares. 

 

5 fatores-chave a ter em conta ao delinear a sua Estratégia de Marketing de Conteúdo e SEO

como-combinar-marketing-de-conteudo-e-seo-5-fatores-chave-na-estrategia-de-marketing-de-conteudo-e-seo-made2web

1. Planeie o conteúdo com os motores de pesquisa em mente 

A sua estratégia de conteúdos deve fazer parte da otimização SEO e não ser tratada como uma ação digital separada ou uma campanha. 

Precisa de ter uma presença online que inclui a partilha de informação relevante, útil e impactante relacionada com a área do seu negócio. 

Algumas dicas rápidas para quando for escrever o seu conteúdo:

  • Tenha presente as palavras-chave que a sua audiência pesquisa; 
  • Identifique qual a intenção de pesquisa dos utilizadores;
  • Use as keywords de forma intencional, em locais estratégicos e com moderação; 
  • Desenvolva conteúdo específico, porque facilita o trabalho os motores de pesquisa. 

 

2. Conheça bem a sua buyer persona

Conhecer o cliente-ideal é importante para a otimização SEO dos seus conteúdos. 

Não pode escrever simplesmente sobre um tema desinteressante para a sua audiência ou já foi explorado demasiadas vezes, colocar aleatoriamente umas keywords, publicar e esperar bons resultados. 

É garantido que não vai funcionar. Aliás, é a receita para o desastre.

Se quer tráfego lucrativo e gerar inbound leads de elevada qualidade, tem de conhecer a sua audiência e identificar as keywords que respondem às necessidades do público ou área temática. 

Ao ser intencional na escolha e na utilização das palavras-chave, evita captar o interesse de visitantes que não estão interessados nos seus produtos ou serviços. 

 

3. Publique conteúdos com frequência

Por isso é que ter um plano de conteúdos e um agendamento é importante, para não dizer obrigatório. 

Quanto mais conteúdo (e conteúdo relevante), maior a lista de palavras-chave e tópicos que os motores de pesquisa podem mostrar à sua audiência. 

Isto vai ajudar a melhorar a autoridade do seu domínio porque são sinais enviados aos motores de pesquisa de que está a produzir conteúdos de qualidade. 

 

4. Avalie o valor dos links

Invista em link building. Isto inclui otimização dos links de e para o seu website. 

Deve fundamentar o seu conteúdo com estudos e/ou fontes através de links externos no seu texto. Mas não basta encontrar um link online e associá-lo ao texto. Imagine que o conteúdo é mau, mal escrito e não tem veracidade - vai querer associar-se a uma página assim? Certamente que não.

Procure incluir no conteúdo links de valor, ou seja, de organizações e websites de referência não concorrentes, relacionados com o seu tópico. 

Preste atenção também aos seus backlinks - links de outros websites para a sua página.

Quanto mais websites credíveis linkarem à sua página mais os algoritmos dos motores de pesquisa vão considerar o seu conteúdo relevante e subir o seu posicionamento na página de resultados orgânicos. 

 

5. Analise e otimize os conteúdos existentes

A sua otimização SEO não termina depois de publicar o seu conteúdo. 

As informações mudam, bem como as tendências de pesquisa! Procure analisar o seu conteúdo publicado e mantenha-no atualizado.

ícone Nota: Um website com informação atualizada e links relevantes (e a funcionar) melhora a reputação enquanto líder de opinião na área. Estes updates mostram ao Google que as suas páginas estão atuais e são uma boa fonte de informação credível.

 

Eleve as suas páginas para o topo do Google combinando estratégias de Content Marketing e SEO

O marketing de conteúdo e o SEO são essenciais para quem procura aumentar a visibilidade do negócio online. 

Se não souber por onde começar, contacte-nos! 

A nossa equipa vai trabalhar consigo, em estreita colaboração, a fim de encontrar uma solução que responda às necessidades específicas do seu negócio. 

Saber mais sobre Marketing de Conteúdos