Já ouviu falar de SEO copywriting? Ou copywriting para a web?

Se está a criar um texto para o seu website ou blog, esta é uma das técnicas que deve aplicar no seu conteúdo para ter sucesso online.

O SEO copywriting permite adaptar o conteúdo web para que fique “mais pesquisável”, tanto para quem procura por algo, como para os algoritmos dos motores de pesquisa que apresentam aquilo que consideram os melhores resultados orgânicos para o termo de pesquisa utilizado.

É por isso que escrever para SEO está na base de qualquer boa estratégia digital de marketing de conteúdos. Mas já lá vamos! 😉

O que é o SEO Copywriting?

Se por um lado o conceito de copywriting está ligado ao escrever conteúdo interessante para comunicar com quem o vai ler; por outro, se descortinarmos o acrónimo SEO (Search Engine Optimization) percebemos que é uma estratégia digital vocacionada para melhorar o posicionamento orgânico das páginas web, para que estas sejam bem rankeadas pelos motores de pesquisa, como o Google, e encontradas pelo público para o qual é escrito.

Se misturarmos ambos, conseguimos uma definição mais concreta daquilo que é o SEO copywriting:

 

Copywriting para SEO é uma técnica que consiste em escrever conteúdo interessante sobre um tema e otimizado para os motores de pesquisa, para que seja: considerado relevante pelos algoritmos; bem posicionado na página de resultados orgânicos; e acedido pelos utilizadores da web que procurem sobre esse tema.

 

seo-copywriting-made2web
A otimização do conteúdo para SEO, quando bem conseguida, permite responder a ambos - motores de pesquisa e utilizadores. 

De que forma o SEO Copywriting ajuda na Otimização da sua Estratégia de Conteúdo?

No mundo do marketing digital, o copywriting vai muito além de “escrever bem”. Numa primeira fase é a chave para cativar a atenção do leitor, mas, aliado ao SEO, o SEO copywriting pode ser determinante no posicionamento orgânico de um website utilizando um conjunto de diretrizes.

Na prática: Quando um utilizador tem um pain point, uma dúvida, ou procura por um serviço ou produto, faz a sua pesquisa online. Os algoritmos dos motores de pesquisa vão, então, listar e apresentar-lhe aquelas que aparentam ser as respostas e soluções mais relevantes (resultados orgânicos e pagos). 

 

O SEO copywriting vai permitir que, sempre que alguém faça uma pesquisa relacionada com o seu conteúdo, a página onde ele está tenha maior probabilidade de aparecer bem posicionada os resultados orgânicos. 

 

Estas técnicas aplicam-se:

    • Textos de websites e blogs;
    • Meta title e meta description das páginas web (imagem abaixo).
 
exemplo-de-metas-made2web

 

sugestao-blog-made2webMas atenção: o copywriting para SEO envolve um conjunto de técnicas que vão sendo criadas e adaptadas em função das atualizações dos próprios algoritmos dos motores de pesquisa. A otimização do conteúdo para SEO deve ser feita ao longo do tempo e, sempre que se justifique, o conteúdo pode e deve ser atualizado de acordo com os updates.

 

4 Vantagens da Otimização de Conteúdo para SEO

1. Atrair as personas certas

A premissa é simples: se estamos a desenvolver um artigo de blog sobre a definição de SEO copywriting e se alguém pesquisar sobre o que é o SEO copywriting no Google e encontrar este artigo na página de resultados orgânicos, quando clicar para ver esta página web vai aqui chegar e ler sobre… SEO Copywriting!

Portanto, escrever para SEO vai exigir que seja coerente na sua produção de conteúdos e que recorra às palavras-chave mais adequadas sobre o tema de que está a falar. Desse modo, vai conseguir cativar a audiência certa para ler aquilo que tem para dizer sobre o tema.

2. Poupar dinheiro em publicidade paga

Aplicar corretamente as técnicas de SEO copywriting vai promover um crescimento orgânico das suas páginas. 

Isto representa uma poupança de investimento em anúncios e um sucesso mais duradouro, uma vez que se trata de uma estratégia a longo prazo ao contrário de uma estratégia paga (que consegue resultados imediatos, mas a curto prazo).

3. Aumentar o tráfego para as suas páginas

Um melhor posicionamento das páginas do seu website no ranking do Google vai naturalmente significar um aumento de tráfego. 

Consequentemente, pode gerar mais conversões e leads - dependendo do objetivo do seu conteúdo naquela página.  

4. Destacar-se da concorrência

Uma forma simples e eficaz de ultrapassar a concorrência é através da produção de conteúdo otimizado recorrendo ao copywriting para SEO. 

O mundo digital vive de oportunidades e o que importa é estar presente e levar a informação certa a quem a procura. Conseguir ocupar os primeiros resultados orgânicos do Google, apresentar conteúdo relevante e original pode fazer toda a diferença para aumentar o sucesso do seu negócio.

Aplique o copywriting para SEO e otimize o seu conteúdo!

Para ser eficaz, qualquer estratégia digital de marketing de conteúdo deve assentar nas diferentes boas práticas para escrever para SEO

Com o SEO copywriting o seu conteúdo tem maior probabilidade de ser apresentado nos motores de pesquisa sempre que existam pesquisas com ele relacionadas!

Se procura uma estratégia adaptada para alcançar mais clientes e melhorar os seus resultados digitais, fale connosco!

Quero otimizar o meu conteúdo com SEO copywriting >