Os seus textos online têm qualidade, mas as suas páginas continuam sem aparecer nos primeiros lugares orgânicos do Google?

A solução pode passar por aplicar algumas boas práticas de SEO copywriting para a otimização dos seus conteúdos web

Neste artigo, partilhamos consigo 8 passos fundamentais para desenvolver textos para SEO que irão fazer toda a diferença na sua produção e otimização de conteúdos digitais.

8 passos fundamentais para Escrever para SEO

Escrever para SEO tem sempre por base a produção de conteúdo interessante e relevante para as suas personas, mas implica também a aplicação de algumas técnicas simples (e eficazes).
8-passos-fundamentais-para-escrever-para-seo-made2web

 

1. Encontrar as Palavras-chave certas

Ao escrever conteúdo é essencial identificar as palavras-chave adequadas. Uma boa escolha vai potenciar que o seu conteúdo seja mostrado pelos motores de pesquisa aos utilizadores que procuram informação relacionada com esse tópico. 

Nesta seleção, deve também ser tido em conta, por exemplo, o volume de pesquisas - aí pode perceber quais os termos mais pesquisados e para os quais compensa mais desenvolver conteúdo.

Para ajudar nesta tarefa, existem diferentes ferramentas para procurar palavras-chave.
 

  • SEMrush

É uma ferramenta muito abrangente, permitindo fazer uma análise completa das palavras-chave pesquisadas. Pode filtrar resultados, identificar novas keywords e até analisar as estratégias da sua concorrência.

 

  • MOZ

A MOZ é um dos maiores especialistas em SEO, como tal, a sua ferramenta de definição de palavras-chave é bastante completa. Devolve sugestões com as melhores keywords, ordena-as de acordo com as principais métricas e apresenta artigos recentes onde o termo pesquisado foi usado. 

 

  • Ubersuggest

A Ubersuggest dá-lhe acesso a sugestões de palavras-chave de acordo com o tema escolhido. Mostra o volume de pesquisa (em valor e em gráfico) e dispensa qualquer login, sendo ideal para uma pesquisa rápida de palavras-chave. 

 

  • Google Trends

Esta ferramenta apresenta as tendências de pesquisa mais populares no Google em cada momento. Através dos gráficos, pode também analisar a evolução do interesse por determinado tema ao longo do tempo e perceber a tendência atual.

 

  • Autocomplete (do motor de pesquisa)

Ao fazer uma procura no Google, certamente já reparou que a sua pesquisa é completada automaticamente. Sabia que pode usar essas sugestões automáticas para pesquisar palavras-chave?

Para isso, basta abrir uma janela em modo incógnito, fazer a sua pesquisa e avaliar as sugestões fornecidas. 


2. Perceber o que perguntam os utilizadores

Como vimos neste artigo, escrever para SEO pretende agradar tanto aos utilizadores como aos algoritmos. Se souber o que as pessoas pesquisam em cada momento, essa tarefa fica facilitada. 

Para o descobrir, pode ainda procurar por perguntas relacionadas com as suas keywords e ver também outras sugestões que vão aparecendo.

 

sugestao-blog-made2web Sugestão: Faça este exercício em diferentes idiomas, como inglês ou francês. Assim, vai ter inúmeras ideias do que é pesquisado (quase) no mundo inteiro.

 

Esta é uma forma simples e interessante de saber sobre o que podemos escrever, tendo por base o que as pessoas mais questionam nos motores de pesquisa.

seo-copywriting-made2web

 

3. Identificar as fases da Buyer’s Journey

De modo a ir ao encontro dos interesses de quem pesquisa e desenvolver conteúdo apropriado, é importante perceber a intenção da procura ao longo da jornada de compra

Conforme o utilizador se encontra na fase de descoberta, consideração ou decisão, os seus interesses e motivações são diferentes:

  • Descoberta - “O que é SEO Copywriting?” (não sabe o que é, quer saber mais)
  • Consideração - “Quais as melhores estratégias de SEO Copywriting?” (já sabe o que é, quer saber como fazer)
  • Decisão - “Agência Especialista em SEO Copywriting” (já percebeu que precisa, quer encontrar alguém que faça)

 

4. Explorar os concorrentes digitais

Perceber quais são os conteúdos que os seus concorrentes online criaram para essas pesquisas é outra das formas de poder oferecer conteúdo ainda mais otimizado para a web.

Lembre-se de que o objetivo não é criar conteúdo igual! Deve analisar o que foi feito e, claro, tentar produzir algo melhor e mais completo.

 

5. Criar conteúdo otimizado para website e blog

Com base na informação recolhida, pode proceder à otimização de conteúdo, tanto no seu website, como em artigos de blog. 

Tenha em atenção a estrutura de cada conteúdo, organizando hierarquicamente os tópicos e subtópicos através de headings.

Use a palavra-chave e disponha a informação de forma a facilitar a leitura (usando bullets e mantendo os parágrafos curtos, por exemplo).

headings-made2webCarregue na imagem para ver maior

 

6. Incluir links internos e externos

A utilização de links internos e externos é um ponto essencial do SEO copywriting. Apresentar links externos para as fontes dos dados ou estatísticas apresentadas (mesmo que para outros websites credíveis, não concorrentes do seu) vai gerar confiança nos seus artigos. 

Por outro lado, os links internos ajudam o leitor a encontrar informação adicional ao tema em causa e levam-no a explorar outras páginas do seu website. 


7. Adicionar botões Call-to-action

É importante manter o foco sobre o seu objetivo em cada página web e isso é válido tanto para quem cria o copywriting para SEO, como para o próprio visitante. 

Desde que bem enquadrados, concisos e dentro do contexto, os botões call-to-action ajudam a guiar o leitor para a ação pretendida, seja ela uma partilha, um download, uma compra ou uma subscrição. 

Se quer que o seu leitor faça uma ação específica dentro da sua página, é importante deixar a sua intenção muito clara (e o botão CTA tem esse propósito). 

8. Otimizar as Metas das páginas

Quando um utilizador analisa uma lista de resultados do motor de pesquisa, as metas são a primeira fonte de informação sobre cada página.

Por esse motivo, estes pequenos textos têm uma enorme importância na otimização de conteúdo, porque podem incentivar o clique.


exemplo-de-metas-made2web
Escreva meta titles e meta descriptions para todas as páginas web utilizando as palavras-chave relevantes. Use também algo que incentive à ação, ou até emojis 🆓 ou símbolos para [destacar ideias].

Apontou estes truques de SEO Copywriting? Agora é só deixar a criatividade fluir! 

Ao cumprir estas boas práticas de SEO copywriting vai estar a otimizar o seu conteúdo para melhorar o posicionamento das suas páginas na lista de resultados orgânicos do Google. 

Depois de ter estes truques em mente, é só puxar pela sua criatividade e guiar o leitor pela história que quer contar! 😉

Aposte na otimização de conteúdo do seu blog e website com um parceiro experiente e alcance mais e melhores resultados com a sua estratégia de marketing de conteúdos.

Quero aplicar as boas práticas de SEO copywriting