A sua Estratégia de Marketing de Conteúdos deve ter por base as características e necessidades das suas buyer personas. No entanto, é necessário também ter em consideração a fase da Buyer’s Journey. 

 

A Importância da Buyer’s Journey

A Buyer’s Journey, ou jornada de compra, é o caminho que cada potencial cliente percorre antes de efetivamente fazer uma compra.

É essencial compreender cada etapa desse trajeto para oferecer o conteúdo apropriado ao longo dos diferentes níveis de maturidade. 

Para conseguir corresponder a todas as fases, é fundamental complementar com um estudo de palavras-chave para aferir o que procura a persona em cada etapa. Só assim irá conseguir criar os conteúdos digitais corretos, independentemente do material que escolher.

content-marketing-e-a-buyers-journey

 

1. Topo do Funil - Atrair

A buyer persona está na fase de awareness. Tem um problema (pain point), mas não sabe ainda como o poderá resolver ou ultrapassar. 

O principal objetivo aqui é educar para atrair. Primeiro para identificar o problema, depois para apresentar as possíveis soluções com conteúdo educacional sobre o tema.

content-marketing-e-a-buyers-journey-educar

 

2. Meio do Funil - Envolver

A persona está à procura das soluções disponíveis para resolver o seu problema e queremos que, nesta fase, considere as soluções da sua empresa.

O principal objetivo do conteúdo neste momento é persuadir para envolver, apresentando as soluções de modo a que sejam vistas como as para solucionar o problema. 

content-marketing-e-a-buyers-journey-persuadir

 

3. Fundo do Funil – Converter

Na Fase de Decision, a buyer persona vai optar por uma solução, produto ou serviço, para resolver o seu problema inicial. 

O conteúdo nesta etapa tem como principal objetivo convencer para converter. Por isso, deve mostrar que a sua é a melhor solução entre todas.

content-marketing-e-a-buyers-journey-convencer

 

4. Para além do Funil - Encantar

Apesar de ter ocorrido uma compra não deve deixar de dar atenção ao cliente.

É essencial continuar a envolvê-lo com conteúdo adequado, para que se mantenha fiel à sua marca e possa até recomendá-la a outros. 

O objetivo é encantar para torná-los embaixadores da sua marca!

content-marketing-e-a-buyers-journey-encantar-1

 

O que deve reter para uma Estratégia de Marketing de Conteúdos eficaz?

Uma boa Estratégia de Content Marketing deve focar-se na buyer persona, mas de forma ajustada ao seu nível de maturidade ao longo da Buyer’s Journey. 

Lembre-se sempre da fase que vai para além da compra e crie também conteúdos para mimar o seu cliente!

É isto que vai manter a sua marca viva na memória de cada um. Assim, caso voltem a ponderar uma compra, é mais provável que voltem a escolhê-la.     

Quero criar os melhores conteúdos para empresas