Damos-lhe as boas-vindas à 3ª e última fase deste guia de vídeo marketing. Iremos dar-lhe inputs sobre o que deve fazer parte de uma Produção profissional, e ainda as ações de marketing que prometem ampliar o alcance do seu vídeo.

O Estúdio de Vídeo e Fotografia da Made2Web onde fazemos as produções dos nossos clientes

 

Agora que concluímos o planeamento, vamos produzir o vídeo. Na fase de produção, é importante ter em atenção questões como a qualidade do estúdio e dos equipamentos. É sobre isso que vamos falar a seguir.

O estúdio de vídeo como ferramenta essencial de uma estratégia de vídeo marketing

O vídeo marketing exige que a qualidade da imagem e som sejam excelentes para que a audiência tenha uma compreensão inequívoca da mensagem e esta mantenha a sua relevância. É por isso fundamental contar antes de mais com técnicos especializados na produção de vídeo e com um ambiente profissional de gravação. 

estudio-gravacao-e-voz-made2web
Desempenho - Um estúdio de gravação maximiza a qualidade: ao optar por um estúdio para a produção do seu vídeo estará a garantir um controlo a 100% das condições ideais para a criação do seu conteúdo, como por exemplo som limpo/sem ruído e iluminação estabilizada.

Agilidade - Um estúdio de vídeo agiliza a produção de vídeos em série: para tirar melhor proveito do investimento em video marketing, podemos planear com antecedência a produção de várias peças de conteúdo num mesmo ambiente. Os estúdios de vídeo garantem-nos a estabilidade e agilidade necessárias para o fazermos com sucesso.

Quais são os requisitos de um bom estúdio de vídeo?

Poderá alugar um estúdio com ou sem profissionais de audiovisual. Não obstante, há 3 princípios a considerar na escolha do espaço:

A Amplitude:

Garanta que o estúdio de vídeo oferece amplitude suficiente para o posicionamento correto e dinâmico dos vários equipamentos, atores e profissionais técnicos. 

 

A Acústica: 

Deverá escolher um espaço que permita o isolamento de sons externos, seja da rua, pessoas, máquinas ou animais. Por norma, bons estúdios têm placas de espuma ou isopor nas paredes, portas e janelas. 

A Iluminação:

Certifique-se que a iluminação do estúdio é capaz de eliminar quaisquer sombras e reflexos de luz de vários ângulos. Para além de garantir a iluminação de atores ou objetos, o sistema de iluminação deverá fornecer profundidade e um bom contraste ator-fundo.

Os equipamentos audiovisuais que maximizam a qualidade do vídeo marketing

Como referimos anteriormente, a relevância de um vídeo é determinada em primeira instância pela qualidade de imagem e som. Esses são os 2 princípios que ao serem assegurados, permitem desde logo uma melhor absorção da mensagem. Por isso, sempre que recorrer a um estúdio de gravação, há que recorrer a excelentes câmeras, microfones e sistemas de luz.

 

As câmeras (DSLR) devem filmar em Full HD e 4K. Com isso, a qualidade da imagem está garantida. Devem incluir lentes com diferentes distâncias focais (mm) e capacidade de abertura de diafragma (f). Tal irá atribuir maior dinamismo ao vídeo. Por outro lado devem suportar tripés e microfones externos.

camera-dslr-made2web

 

Os microfones a usar poderão ser de lapela, por serem os mais adequados para captar um áudio direcionado (seja numa entrevista ou discurso). Já a gravação do áudio deve ser feita em double system, ou seja, através de um gravador digital, para permitir um trabalho profundo na pós-produção.

microfone-lapela-made2web

 

O sistema de iluminação deverá ser fixo e móvel, permitindo que a cena seja iluminada em 3 pontos focais, por via de softbox, luz de fundo e painéis de leds móveis. É importante antever a eliminação de sombras indesejadas, a otimização da profundidade dos atores na cena e um ótimo contraste de objetos-fundo.

iluminacao-made2web
Existem ainda dois equipamentos acessórios que podem dar um apoio crucial, o teleponto e o chroma-key:

 

O Teleponto permite que os atores/apresentadores consigam ler um discurso longo de forma natural (ao ritmo próprio e individual de cada um), como se estivessem a falar sem qualquer apoio de texto. 

teleponto-made2web-1

 

O Chroma-key possibilita a substituição do fundo por qualquer imagem, estática ou com movimento, o que é ótimo para atribuir um carácter personalizado e dinâmico à sua peça de conteúdo em vídeo, tornando-a visualmente mais apelativa.

estudio-gravacao-made2web
De forma resumida, apresentamos numa tabela o conjunto dos equipamentos audiovisuais mais relevantes para uma produção de sucesso.

 

Câmeras, Lentes e Tripés

Gravadores, Microfones
e Auscultadores

Iluminação e Cenários

Câmera Reflex DSLR Gravador Zoom Softboxes
Lente 16-35mm f/2.8 Conjunto de microfones wireless Kit para suporte de fundo fotográfico
Lente 50mm f/1.4 Microfone para podcast Fundo fotográfico
em Chroma Key
Steadicam Auscultadores Noise
Cancelling
 
Tripé    

 

Os atores enquanto principal veículo do marketing de vídeo 

Por norma, a audiência forma uma primeira impressão logo nos primeiros segundos de um vídeo, determinando o (in)sucesso do mesmo. Os atores desempenham um papel fundamental na construção dessa primeira impressão. 

Se por um lado poderá fazer sentido trabalhar com atores ou apresentadores profissionais experientes, com uma correta postura verbal e não verbal. Por outro, é de extrema importância e eficácia envolver os elementos da sua empresa, porque conferem um carácter personalizado ao conteúdo.

Aproveitamos para chamar desde já a atenção para um “pormaior”. Antes de qualquer produção deverá certificar-se que todos os atores preencheram previamente um documento de cedência de imagem e voz, como o que mostramos em seguida:
declaracao-de-cedencia-de-direitos-de-imagem-e-voz

Antes das filmagens

Há um conjunto de regras importantes que deve transmitir à sua equipa ou assegurar que os profissionais contratados cumprem. Para garantir uma imagem mais profissional, aconselhamos:

  • Roupas com cores sólidas (evite riscas ou padrões) e tecidos firmes que sustentem bem o peso de um microfone de lapela;
  • Pele do rosto com tom uniformizado e sem brilhos, com recurso a Base ou BB Cream e a pó solto; 
  • Cabelo lavado e seco, ligeiramente afastado do rosto.

 

Durante as filmagens

A expressão corporal e o comportamento verbal são essenciais para captar a empatia e atenção da audiência. Assim é importante que os atores:

  • Utilizem as mãos para acentuar expressões ou emoções, garantindo uma postura confortável e flexível.
  • Mantenham a coluna direita e uma postura aberta (evitando cruzar os braços por exemplo).
  • Se posicionem de frente e olhem diretamente para a câmara;
  • Transmitam uma expressão facial empática, positiva e acolhedora - “Sorria com os olhos”.

 

As ações de marketing digital que ampliam o alcance do seu vídeo

Onde publicar vídeos?

Apesar de automaticamente pensarmos no YouTube enquanto plataforma de publicação de vídeos, existem outras como o Vimeo e a Vidyard.

plataformas-de-video-made2web

 

Vimeo

O Vimeo é uma plataforma de alta qualidade onde é possível criar, partilhar e visualizar vídeos e que:

  • Possui um Interface simples e minimalista que facilita a navegação;
  • Contém publicidade limitada;
  • Dispõe de vídeos de alta qualidade;
  • É dirigido a um público profissional mais sofisticado;

 

Vidyard

Com a Vidyard, é possível criar e partilhar vídeos personalizados através das suas ferramentas gratuitas e profissionais. A possibilidade de aceder a dados analíticos é outra das mais valias da plataforma que se destaca pela facilidade de utilização. 

 

YouTube

O YouTube continua a ser a maior plataforma de alojamento de vídeo e a segunda maior plataforma de pesquisa, logo a seguir ao Google.

Além de gratuita, é possível criar um canal para comunicar com a sua audiência e promover uma interação mais próxima com o seu público, através das subscrições, comentários e gostos.

Como otimizar a visibilidade dos vídeos nos motores de pesquisa?

As várias plataformas de vídeos acima referidas, possibilitam a otimização dos vídeos para os motores de pesquisa (SEO).

como-otimizar-a-visibilidade-dos-videos-nos-motores-de-pesquisa

1. Comece por otimizar o título

Faça uma pesquisa de keywords para entender melhor as preferências de pesquisa dos utilizadores e use as palavras-chaves mais importantes no início do título que deve ter até 60 caracteres.

2. Preencha a descrição

Quanto à descrição, o YouTube, por exemplo, mostra apenas 2 ou 3 linhas iniciais, cerca de 100 caracteres. Para ler o conteúdo na íntegra, é preciso clicar em Ver Mais. Por essa razão, o melhor é garantir que os links e CTA aparecem logo no início da descrição em qualquer plataforma de vídeo.

3. Escreva as palavras chaves

Evidencie as principais palavras-chaves nas Tags que associam o seu vídeo a outros vídeos semelhantes, aumentando assim o seu alcance.

4. Escolha a categoria

Preencha a categoria do vídeo nas definições avançadas quando estiver a fazer o upload, ajudando a segmentar os interesses para a sua audiência.

5. Personalize o thumbnail

Os thumbnails são as imagens em miniatura que os utilizadores visualizam quando navegam pela lista de resultados dos vídeos. Apesar das plataformas de vídeo poderem gerar automaticamente algumas opções de thumbnails para o seu vídeo, recomendamos que crie a sua própria thumbnail personalizada..

 

6. Inclua legendas  

Quanto aos subtitles e closed captions, além de serem úteis aos utilizadores, ajudam a otimizar o seu vídeo. As closed captions são as legendas da locução, utilizadas no mesmo idioma. Podem ser abertas, fazendo parte do próprio vídeo, ou fechadas, sendo ativadas ou desativadas, através de um clique. Já os subtitles são traduções do áudio para outras línguas.

7. Crie playlists

Por fim, crie playlists e agrupe os vídeos relacionados com o mesmo tema. Além de organizar o seu canal, as playlists incentivam os utilizadores a verem mais conteúdo.

Quero aparecer no topo dos motores de pesquisa!

 

 

 

Como escolher as métricas para analisar resultados de video marketing?

Agora que o seu vídeo está online, os resultados vão começar a surgir. Há dados que devem ser analisados para que possa compreender melhor a sua audiência e medir a eficácia da sua estratégia.

Saber quem vê o seu vídeo (género, idade, localização geográfica, entre outros) e por quanto tempo (5, 30 ou mais segundos) é um bom ponto de partida para uma primeira análise.

Existem, no entanto, outras métricas que permitem construir uma visão mais aprofundada do desempenho do seu vídeo, como por exemplo:

7-metricas-que-permitem-construir-uma-visao-mais-aprofundada-do-desempenho-do-seu-video

  • Visualizações: indicam o número de vezes que seu vídeo foi visto. É importante saber que as plataformas medem as visualizações de forma diferente;

  • Interação: as partilhas e comentários são bons indicadores do quão relevante é o seu conteúdo para o seu público. Se um espectador vê e partilha o seu vídeo, provavelmente criou um bom conteúdo;

  • Conclusões de vídeo: indica o número de vezes que um vídeo é reproduzido na íntegra, sendo uma métrica importante para medir o sucesso do conteúdo;

  • Taxa de conclusão: é o número de pessoas que concluíram a visualização do seu vídeo dividido pelo número de pessoas que o reproduziram. Ajuda a avaliar a reação de um espectador ao seu conteúdo;

  • Taxa de cliques (CTR-Click Through Rate): é o número de vezes que o CTA foi clicado dividido pelo número de vezes que foi visto. Quanto mais eficaz for o vídeo, maior é o CTR. Se a taxa for baixa, é necessário rever os CTA;

  • Taxa de conversão: é o número de vezes que as pessoas que concluíram a ação, dividido pelo número de cliques no CTA;

  • Taxa de reprodução: indica o número de pessoas que reproduziram o vídeo, independentemente do tempo de visualização, dividido pelo número total de visitantes da página. Se a taxa for baixa, considere alterar o posicionamento do vídeo na página.


Chegamos ao fim deste guia. Esperamos ter contribuído para aumentar os seus conhecimentos sobre o marketing digital com vídeo. Faça uso dos nossos conselhos e da próxima vez que quiser falar com o seu público, já sabe: ligue a câmera.

Quero uma estratégia de marketing digital com vídeo! >