Fernanda Ferreira 5 minutos de leitura
Agora que as ideias começam a ganhar forma, é altura de optar pelo formato de vídeo que melhor se adeque aos objetivos da sua estratégia de criação de conteúdo.
- Uma entrevista ou uma apresentação?
- Uma animação 3D ou um filme real?
- Um testemunho ou um guia passo-a-passo?
Já sabe que os vídeos mais educativos servem objetivos de awareness/atração e os vídeos mais comerciais, objetivos de conversão/contacto.
Formatos de Vídeo
Vídeos com a participação de especialistas e webinars
O objetivo é mostrar conhecimento e imparcialidade sobre determinada área do seu negócio. É usado para construir autoridade e estabelecer uma relação de confiança com o público.
Escolha um ou mais especialistas internos ou externos na sua área de negócio, e através de uma conversa ou entrevista abordem os temas mais relevantes. O vídeo poderá também assumir uma orientação mais pedagógica e considerar-se um webinar ou masterclass.
Exemplo de vídeo de Especialista, em que a Hubspot convida Seth Godin
Vídeos Como fazer/ Passo-a-passo
O objetivo deste tipo de vídeos é ensinar. Queremos que o público domine uma técnica com o apoio de um determinado produto. Visa dar resposta a problemas muito específicos, bem como a partilhar dicas para que o utilizador tire maior partido do produto a adquirir/adquirido.
Poderá ser importante incluir elementos gráficos no vídeo, do tipo pequenas listagens ou notas, permitindo que o conteúdo seja retido com mais eficácia, por pessoas com diferentes níveis de conhecimento.
Exemplo de um vídeo Como Fazer
Vídeos de Demonstração ou Visitas Virtuais
Mostram como é que um produto/serviço deve ser usado (montagem, configuração, instalação, resolução de problemas, entre outros) sendo o seu objetivo ajudar genuinamente quem assiste a usufruir do serviço/produto.
Vídeo de Demonstração da Vidyard, plataforma de vídeos personalizados
Vídeos de Testemunho ou Case-Studies
Dão a conhecer o testemunho de pessoas satisfeitas com o seu produto/serviço e que defendem a sua marca. Inclua números e estatísticas que corroboram o discurso do cliente.
Exemplo de um vídeo de testemunho
Escreva um guião simples para o seu vídeo em apenas 6 passos
A última etapa do planeamento do video marketing é a escrita do guião.
Este guião vai ajudar todos os intervenientes a entender o objetivo, a audiência, as características e o conteúdo do vídeo, para que nunca se perca o fio à meada.
Veja a seguir as perguntas que pode fazer para ajudar a orientar a escrita do seu guião de vídeo. Essas perguntas podem ser consideradas mais ou menos sequenciais e agem como os principais passos para levar a cabo o guião:
- Qual é o objetivo direto e indireto do vídeo? (ajuda a demarcar o vídeo como comercial ou educativo, bem como a ponderar sobre o seu formato)
- A quem se dirige o vídeo? (ajuda a entender a Buyer Persona, o seu grau de envolvimento para com a empresa, a fase na Buyer Journey, o tom e tipo de comunicação - mais animada ou mais real)
- Qual é o comportamento que o vídeo deve despoletar? (ajuda a decidir o formato do vídeo, os elementos visuais a incluir, a duração do vídeo e o local da sua publicação, por ex. website ou blog)
- Onde será partilhado o vídeo? (ajuda a ponderar sobre diversas adaptações ao vídeo: seja duração, legendagem ou som)
- Qual é o principal tema e valor criado através do vídeo? (ajuda a elaborar uma listagem dos pain points que o vídeo deverá abordar e os elementos visuais a incluir)
- Qual é o call-to-action do vídeo? (ajuda a escolher o formato do vídeo e a plataforma onde será publicado)
É expectável que tenha chegado a muitas destas respostas na fase de brainstorming e este é o momento de fazer um resumo com esses dados.
3 breves conselhos para escrever um guião de vídeo eficaz
- Seja minucioso: um guião é mais do que uma ideia do discurso ou diálogo. Se o seu vídeo tiver recursos visuais, como fotos ou animações, inclua esses detalhes;
- Evidencie o plano principal: usando formatação diferente ou textos explicativos, diferencie o plano principal dos secundários, bem como de sobreposições de texto ou de narração. Se em algum momento tenciona fazer um close-up do produto ou de uma pessoa, esta ação tem de estar assinalada no guião;
- Evite escrever cada palavra que for falada: confie na capacidade de improvisação e no conhecimento de quem participar no vídeo. Um discurso 100% planeado vai tornar o vídeo mecanizado, pouco criativo e desinteressante.
Assim se conclui em termos genéricos alguns dos passos mais relevantes da pré-produção.
Consulte em breve a Parte 3 do nosso Guia de Vídeo Marketing, no qual iremos dar-lhe inputs sobre como se faz uma Produção e Pós-produção profissional, e ainda as ações de marketing que prometem ampliar o alcance do seu vídeo.
Conteúdo
Categoria: Content Marketing