O email marketing continua a ser uma estratégia fundamental em marketing digital e o primeiro passo para o seu sucesso é aumentar a taxa de abertura dos emails.

Existem vários fatores que podem influenciar o clique e a abertura do email e devemos dar especial atenção ao remetente e ao subject, pois são as primeiras coisas que o utilizador vê.

Neste artigo, reunimos alguns truques de copywriting que vão destacar estes dois pontos e melhorar a sua taxa de abertura de email. 

Conselhos gerais de Copywriting para Emails

De um modo geral, o copywriting serve para levar o leitor a uma ação, aplique algumas boas práticas na sua estratégia de email marketing e melhore a taxa de abertura: 

  • Mantenha o texto curto: utilize uma escrita clara e objetiva. Sempre que puder diga o mesmo em menos palavras;
  • Adapte a linguagem à persona: escreva como se estivesse a falar com o leitor, “toque na ferida” e aborde os seus pain points;
  • Personalize: entregue os conteúdos certos, às pessoas certas, no momento certo;
  • Explore gatilhos mentais: escassez, urgência, exclusividade, entre outros, que ativam os recursos que o cérebro tem para tomar decisões. 

Técnicas de copywriting para Aumentar a Taxa de Abertura de Emails

tecnicas-de-copywriting-para-aumentar-a-taxa-de-abertura-de-emails-made2web

 

Remetente do Email

  • Credibilidade

O seu email tem de evitar os filtros de spam, para isso utilize um IP seguro, domínio próprio e elimine a linguagem comercial excessiva como o uso de maiúsculas e exclamações. 

Comprar listas de emails está fora de questão, se os leitores desconhecerem o remetente ou desconfiarem do conteúdo, o mais certo é apagarem o email ou colocarem-no na caixa de spam.

Garantir a credibilidade do seu email é um fator muito importante para ter passagem direta para a “caixa de entrada”.

  • Personalização do Remetente 

A personalização é uma dica para aumentar a taxa de abertura do seu email e deve ser aplicada no remetente.

Ao invés de enviar com o nome da sua empresa pode enviar em nome próprio? Perfeito! Os utilizadores preferem receber emails de pessoas. 

personalizacao-remetente-email-mkt-2-m2w

Clique na imagem para ver maior


Por outro lado, pode também personalizar o motivo do envio juntamente com o nome da sua marca: 
personalizacao-remetente-email-mkt-m2w

Clique na imagem para ver maior

 

Assunto do Email

O assunto deve ser um gatilho impossível de resistir - isto é, irresistível ao clique!

Confira estas dicas que vão transformar os seus assuntos em verdadeiros call-to-action e melhore a sua taxa de abertura.

  • Dimensão do assunto e do preview

O assunto tem de adaptar-se aos dispositivos móveis ou desktop, o ideal é utilizar entre 30 a 50 caracteres para a mensagem aparecer na sua totalidade (ou pelo menos garantir que a mensagem mais importante aparece).

Otimize também o preview do email, a informação que vem logo a seguir ao assunto, caso deixe em branco são assumidas as primeiras linhas do conteúdo do email. 

subject-preview-email-mkt-m2w

Clique na imagem para ver maior

 

  • Personalização

Se tiver a sua base de dados bem organizada, pode personalizar os seus emails com informação relevante. Pode, por exemplo, tratar o leitor pelo nome, falar como se estivessem a conversar.

Utilize o gatilho mental da exclusividade: este email foi feito para si! 


  • Emojis ⚠️

Os emojis estão na moda e quando utilizados nos assuntos do seu email marketing vão ajudar a:

  • Dar destaque a uma💡;
  • Criar relações ❤️;
  • ⏰ Sugerir urgência destacando a mensagem ⏰.

Procure ter em conta o objetivo do email, o seu público, a segmentação e a adequação da linguagem à persona no momento de escolher os emojis. 


  • Caracteres especiais () [] e **

O uso (destes parênteses), [ou estes] e *ainda os asteriscos* vão proporcionar um destaque no assunto e chamar a atenção dentro da caixa de email. Como por exemplo:

  • Estatísticas de Email Marketing em 2021 [Infográfico]
  • *Webinar* Estratégias de Email Marketing


  • Reticências...

Quem aguenta a ansiedade de ver “Joana está a escrever…” num chat? Ninguém!

As reticências trazem suspense. E nos nossos subjects são utilizadas para ativar gatilhos mentais como a curiosidade, o desejo de querer saber o que está para além daqueles três pontos que levam o utilizador à ação que pretendemos: abrir o email para saber mais! 

 

  • Erros propositados

Ups! Oh-ho!

Despertar a atenção para o email através de expressões que dão ideia de falha ou esquecimento de algo importante. As pessoas vão querer abrir o email para saberem o que perderam e como podem recuperar e isso vai melhorar a taxa de abertura dos seus emails. 

  • Listas

As listas quantificam os benefícios e dão ao leitor algo definido sobre o que vai receber. Esta técnica capta a atenção do leitor para a linha do assunto, números e percentagens destacam-se no meio das palavras e conduzem à abertura do email.

  • Palavras proibidas (ou não!)

Podemos usar as palavras “free”, “grátis” ou “gratuito”? Sim! A proibição destas palavras é hoje um mito.

Os algoritmos dos filtros de spam já perceberam que todas as pessoas gostam de receber ofertas, desde conteúdos gratuitos a amostras grátis, deixando de estar no seu alvo os emails com essas palavras. 

Mas há mais palavras, as que transmitem o sentido de escassez e de urgência: “limitado”, “em stock”, “disponível” e “última chamada” são algumas delas.

E, também as que provocam a curiosidade sobre o que vai acontecer, como por exemplo: “update”, ou “2022”.

Já conhece os truques, agora é preciso aplicar e testar!

Explore estes truques, aplique as boas práticas de copywriting e teste sempre para adequar as estratégias aos seus subscritores e leads.  

E recorde-se, ao alcançar melhores resultados na taxa de abertura de email, ficará mais perto do sucesso das suas campanhas de email marketing. 

Quero melhorar a minha Estratégia de Email Marketing