O consumidor está a tornar-se cada vez mais comodista, prefere fazer muitas das suas compras através do canal digital, por uma questão de conforto e de rapidez. Assim, as marcas devem não só garantir uma presença online através do seu website e redes sociais, mas usar os diferentes canais online disponíveis para obter um maior alcance. Os marketplaces são um exemplo de um canal online que as marcas devem recorrer.

Neste artigo ajudamos a entender o que é um marketplace, quais os seus benefícios, que tipos existem, como funcionam e como escolher os melhores para a divulgação dos seus produtos.

 

O que é um marketplace?

Um marketplace é uma plataforma de ecommerce com produtos de várias marcas, onde os diferentes comerciantes colocam os seus produtos à venda, fazendo assim a ponte entre comerciantes e compradores.

Estes permitem a pesquisa dos produtos, comparação entre eles, permitem também a comparação de preços e ainda a análise de testemunhos de clientes que compraram o produto/marca no passado.

Os marketplaces podem ser a nível global e permitir a venda em todo o mundo ou ser apenas de determinados países e assim a venda é apenas limitada a esses país. 

marketplaces-o-que-sao-beneficios-e-como-funcionam-made2web-v02

Tenha em atenção que estar presente num marketplace não significa que não precise ou deva ter o seu próprio ecommerce. O objectivo do marketplace é ser mais um canal de vendas dos seus produtos e não substituir o seu canal digital mais sustentável no longo prazo. Com a sua própria loja online consegue criar uma maior presença orgânica nos motores de pesquisa.

 

Quais os benefícios de um marketplace online? 

Os marketplaces trazem benefícios aos comerciantes mas também aos utilizadores.

Do lado dos comerciantes

  • Maior visibilidade online da marca e dos produtos - um marketplace online permite que a marca chegue a mais utilizadores para além dos que visitam o seu próprio website ou até que sejam o canal exclusivo de venda online, no caso das marcas não terem um website próprio;
  • Mais vendas - ao terem mais utilizadores a ver os seus produtos, a oportunidade de conversão em negócio também é maior;
  • Encargos com a infraestrutura da loja - como a loja não é exclusiva da marca, os encargos relacionados com optimizações/alterações são responsabilidade do próprio marketplace;
  • Teste de novos produtos - pode testar novos produtos no mercado através de marketplaces para perceberem se têm ou não aderência;

Do lado dos utilizadores

  • Conveniência - um marketplace permite a compra de diferentes produtos, de diferentes marcas e até, às vezes, de diferentes categorias de produtos num só website;
  • Confiança - se a marca não for conhecida, o facto de estar presente num marketplace oferece confiança e segurança ao utilizador.

 

Que tipos de marketplaces existem?

Existem 2 tipos de marketplaces: 

  • Marketplaces Verticais
  • Marketplaces Horizontais

marketplaces-o-que-sao-beneficios-e-como-funcionam-infografico-made2web-v02Carregue na imagem para ver maior 

 

Os marketplaces verticais são especializados, ou seja, contemplam apenas um tipo específico de produtos ou serviços. Estes permitem uma experiência mais personalizada, como disponibilizam apenas um tipo específico de produto/serviço, o público-alvo é mais específico e por isso torna-se mais fácil para o marketplace otimizar e melhorar a experiência de navegação e compra online.

Por outro lado, nos marketplaces horizontais ou gerais é possível encontrar diferentes tipos de produtos, aqui é vendida uma grande variedade. Estes marketplaces conseguem atrair mais utilizadores e por isso são propensos a gerar um maior número de vendas.

 

Como funcionam os marketplaces?

Os marketplaces servem como uma montra online para os seus produtos, onde pode seguir a abordagem de venda directa no marketplace (a maioria dos marketplaces) ou pode mostrar os seus produtos nesta montra mas depois direcionar o utilizador para o seu website onde a venda é realizada.

Qualquer que seja o modelo de venda é sempre importante ter em consideração a qualidade de informação sobre os seus produtos que é disponibilizada. Sabemos que quanto mais informação partilharmos com os utilizadores mais elevadas são as hipóteses de que este nos compre um produto em vez de ir à concorrência. Mas devemos sempre pensar também na informação que passamos ao marketplace para que este consiga mostrar os nossos produtos aos utilizadores relevantes. 

O que isto significa é que temos de nos preocupar não só com as imagens dos produtos, garantir que disponibilizamos várias imagens e de qualidade mas também garantir que todo o conteúdo escrito está desenvolvido a pensar no utilizador e também nos algoritmos. Ou seja, o título, descrição e principais funcionalidades e detalhes devem trabalhar a(s) palavra(s)-chave, tal como fazemos na otimização dos conteúdos para os motores de pesquisa (SEO)

marketplaces-o-que-sao-beneficios-e-como-funcionam-infografico-made2web-v02-1

 

Carregue na imagem para ver maior 

 

No caso da venda ser diretamente no marketplace, existem diferentes modelos:

  • Subscrição - é cobrado um valor mensal de subscrição da plataforma, independentemente do valor de vendas de cada marca;
  • Comissão - por cada venda realizada, o marketplace recebe uma percentagem da mesma, mesmo que ela venha a ser cancelada mais tarde;
  • Taxa de processamento da venda;
  • Taxa por cada produto listado no marketplace;
  • Anúncios - as marcas podem pagar para anunciar os seus produtos na plataforma e assim ganhar mais destaque face à concorrência.

Existe ainda a possibilidade da compra não ser realizada no próprio marketplace e o utilizador é direcionado para a loja online da marca onde finaliza a compra. Aqui os marketplaces também cobram, por norma é um valor monetário por cada utilizador que sai da plataforma para o ecommerce da marca. O valor a pagar é, geralmente, definido com base na indústria em questão. É como se apenas estivessem a utilizar a plataforma para anunciar o seu produto. 

Os valores em questão diferem depois de plataforma para plataforma e pode ser utilizado mais do que um modelo em simultâneo, por exemplo é comum ver um modelo de comissão associado a uma taxa de processamento de venda.

 

Como escolher em que marketplace estar presente?

Na escolha do melhor marketplace para a sua marca, existem vários pontos a ter em consideração para que a escolha seja a mais acertada:

  1. Os produtos que vende - há marketplaces especializados no seu tipo de produto? Se sim e se estes forem conhecidos no mercado, talvez faça sentido começar por um marketplace vertical.
  2. O mercado onde vende ou pretende vender - que marketplaces estão disponíveis onde pretende vender os seus produtos?
  3. O modelo de negócio dos diferentes marketplaces - quais as exigências dos marketplaces para que possa disponibilizar os seus produtos? É por subscrição? Por comissões? Tem margem suficiente para conseguir pagar a comissão? É importante ter em consideração os seus objetivos online, custos e proveitos nesta decisão. 
  4. A facilidade de utilização do marketplace, tanto para os comerciantes como para os utilizadores. Garanta que é de fácil gestão do seu lado e de fácil navegação e compra pelo utilizador.
  5. Quais são as políticas de venda dos marketplaces? - garanta que lê as políticas dos diferentes marketplaces e que consegue cumprir com as mesmas.
  6. O marketplace oferece uma ferramenta analítica? - é importante saber a performance da sua marca e dos seus produtos em específico, só assim consegue melhorar a visibilidade dos produtos e vendas ao longo do tempo.
  7. O marketplace tem a possibilidade de publicidade? - marketplaces com publicidade permitem que consiga um lugar de maior destaque face à sua concorrência, mas é preciso saber os custos associados.

Estar presente numa plataforma online de marketplace pode ajudar a sua marca a crescer. Tenha em consideração os melhores marketplaces de acordo com o seu produto, público-alvo e margens nos produtos, para garantir que toma a melhor decisão. 

Se precisar de ajuda, a Made2Web pode aconselhar na melhor escolha tendo em consideração o seu negócio.