O metaverso é um ‘espaço’ emergente de ambientes virtuais que permite uma experiência imersiva através de tecnologias 3D, de realidade aumentada e realidade virtual. Aos dias de hoje não existe propriamente um metaverso mas sim várias plataformas que oferecem este tipo de experiências e que ainda têm uma longo caminho a percorrer para a sua integração. Nestas plataformas, os utilizadores podem criar as suas próprias identidades digitais e interagir entre si ou com outras organizações, suportados por uma economia virtual com ativos digitais e NFTs.

o-que-e-o-metaverso-e-quais-os-desafios-para-as-empresas-made2web

 

Existem plataformas mais vocacionadas:

  • para ambientes de lazer ou lúdicos, como os jogos
  • para a produtividade empresarial.

 

As plataformas de jogos são as mais avançadas neste tipo de experiência imersiva. O Minecraft e o Roblox juntos têm mais de 350 milhões de utilizadores por mês. Por outro lado, estima-se que a previsão para 2024 do mercado de realidade virtual e aumentada seja de 600 mil milhões de USD.  Não admira que o Marketing das empresas tenha começado a olhar para esta realidade com bastante atenção, não só para explorar novas audiências mas essencialmente para explorar as novas experiências dos consumidores.

 

Quais os desafios do metaverso para as empresas?

Naturalmente, este novo canal irá trazer novos desafios à forma como as marcas vão usar as suas estratégias de marketing mas também como é que o marketing vai tirar partido desta nova realidade.

gamevertising-o-que-e-o-metaverso-e-quais-os-desafios-para-as-empresas-made2web-1

  • Gamevertising

É uma forma de publicidade onde as marcas podem criar uma experiência mais imersiva dos seus produtos colocando publicidade contextualizada no ambiente dos jogos ou criando jogos onde a marca faz parte do próprio jogo. As parcerias que a Vans e Nike fizeram com as plataformas de jogos são bons exemplos.

 

digitalizacao-do-marketing-off-line-o-que-e-o-metaverso-e-quais-os-desafios-para-as-empresas-made2web-1

  • Digitalização do Marketing off-line

Um bom exemplo é a virtualização dos vulgares painéis publicitários que poderão ser colocados nos ambientes ou mundos virtuais de forma não intrusiva e com a vantagem de poderem ser personalizados.

digitalizacao-do-marketing-off-line-o-que-e-o-metaverso-e-quais-os-desafios-para-as-empresas-made2web

 

marketing-de-eventos-o-que-e-o-metaverso-e-quais-os-desafios-para-as-empresas-made2web-1

  • Marketing de eventos

O Metaverso vai permitir uma experiência muito mais imersiva dos eventos virtuais que já conhecemos hoje, onde os avatares dos utilizadores poderão interagir entre si. As demonstrações de produtos ou provas de conceito poderão ser feitas de forma mais imersiva. Também se  poderá tirar partido de uma maior exclusividade através da criação de espetáculos que só estão acessíveis num determinado mundo virtual.

 

social-marketing-o-que-e-o-metaverso-e-quais-os-desafios-para-as-empresas-made2web-1

  • Social Marketing

Estas plataformas já usam realidade aumentada através de filtros mas com o Metaverso vamos assistir a uma interação ‘3D’ entre avatares com mais ou menos realismo dependendo da evolução tecnológica dos sensores hápticos. Estes desenvolvimentos irão potenciar a forma como se pode tirar partido do conteúdo gerado por utilizadores e do marketing de influência.

 

sistemas-de-fidelizacao-o-que-e-o-metaverso-e-quais-os-desafios-para-as-empresas-made2web-1

  • Sistemas de fidelização

Os clientes irão ser recompensados por exemplo com acesso exclusivo a determinados eventos, acessórios para os seus avatares, NFTs ou outros ativos digitais que também poderão ser convertidos em ativos físicos.

sistemas-de-fidelizacao-o-que-e-o-metaverso-e-quais-os-desafios-para-as-empresas-made2web

 

voice-search-o-que-e-o-metaverso-e-quais-os-desafios-para-as-empresas-made2web-1

  • Search Marketing

Vamos assistir a uma maior utilização de ‘voice search’ e ‘visual search’ onde se vai ter à disposição tecnologias que permitem encontrar o que se pretende através da voz ou de imagens ao invés de texto.

 

cross-channel-marketing-o-que-e-o-metaverso-e-quais-os-desafios-para-as-empresas-made2web-1

  • Cross-Channel marketing

Vai-se poder tirar partido de uma maior integração entre canais. Por exemplo, ao carregar num CTA de uma landing page ou de um e-mail, sermos levados para um espaço virtual imersivo.

 

omnicanalidade-o-que-e-o-metaverso-e-quais-os-desafios-para-as-empresas-made2web-1

  • Omnicanalidade

O metaverso será mais um canal que tem que ser integrado na experiência de cliente permitindo uma maior interação com a marca.

 

commerce-o-que-e-o-metaverso-e-quais-os-desafios-para-as-empresas-made2web-1

  • Commerce

Mais do que e-commerce, o importante é o impacto de como todos os canais disponíveis vão influenciar a compra de um produto. A realidade virtual e aumentada vai proporcionar uma maior experiência na aquisição de produtos, nomeadamente na área da moda. Haverá menos desperdício. A forma de venda também será muito diferente. Os NFTs estão a abrir uma nova linha de negócio virtual por si mesma ou complementar ao produto físico. As marcas poderão vender ativos digitais ou em simultâneo os mesmos ativos físicos.

1-o-que-e-o-metaverso-e-quais-os-desafios-para-as-empresas-made2web

 

Como medir as ações de Marketing no metaverso?

Estes novos desafios de Marketing levam a que sejam necessárias métricas diferentes para quantificarmos o sucesso das ações que as marcas querem implementar. Passa a ser mais importante medir as interações com os espaços virtuais:

  • Quantas pessoas visitaram;
  • Quanto tempo ficaram;
  • Quantas foram a um evento no metaverso;
  • Quantas assistiram a uma demonstração;
  • Quantos NFTs consumiram;
  • Quantas compraram um determinado produto.

 

Apesar de todas as incertezas que existem em torno do que o Metaverso vai ser no futuro, é apenas natural assistir à evolução do Marketing Digital para explorar as audiências nestes espaços virtuais. O conhecimento e o acesso a uma informação mais rica sobre os comportamentos e interações dos consumidores vai permitir campanhas e ações mais personalizadas e segmentadas.