Uma landing page tem como principal objetivo a conversão. Sempre que o utilizador chega a uma página deste tipo deve, idealmente, compreender a oferta e agir no sentido de a obter, preenchendo um determinado formulário com os seus dados.  

No entanto, para que funcione e cumpra a função a que se destina, uma landing page para converter mais precisa de ser bem construída e devidamente acompanhada em termos de métricas. 

 

Existem duas vertentes essenciais para que uma landing page seja otimizada para a conversão. Os elementos que a compõem e a avaliação da sua performance através das métricas certas. 

 

Como vimos neste artigo, existe um conjunto de boas práticas para a criação de uma landing page que ajudam a torná-la mais eficaz no seu propósito. 

Depois de ser colocada online, é altura de avaliar os resultados através da análise de algumas métricas importantes e otimizar o seu desempenho.    

 

7 Métricas para medir a performance e otimizar Landing Pages

07-metricas-para-avaliar-e-otimizar-a-performance-de-uma-landing-page

1. Taxa de Conversão ou Conversion Rate 


Se o objetivo de uma landing page é a conversão então esta é, sem dúvida, a métrica mais importante. A taxa de conversão é a percentagem de utilizadores que tomou a ação pretendida depois de chegar à sua landing page. 

 

A Taxa de Conversão média de uma landing page ronda os 2%. Isto significa que, por cada 100 utilizadores que entraram na página, em média 2 convertem cumprindo a ação pretendida. Quanto mais elevada for esta percentagem, melhor será a performance da sua landing page.

Fonte: ActiveCampaign

 

2. Origem do Tráfego 


Analisar a proveniência dos utilizadores que chegam à sua landing page tem uma importância capital. Fontes de tráfego que resultem de uma pesquisa específica, de seguir um link que aparece numa Rede Social ou de clicar num anúncio aleatório vão fornecer dados muito diferentes. 

Isto porque, se alguém pesquisa no Google por uma necessidade concreta, ao chegar à sua página (porque clicou num Google Ad ou num resultado orgânico) a conversão será muito mais provável do que se a sua origem for numa Rede Social ou numa campanha Google Display. 

Pode aproveitar estes dados para reformular a sua estratégia (ou a própria landing page) e melhorar os resultados.

7-metricas-para-avaliar-e-otimizar-a-performance-de-uma-landing-page

 

3. Nº de visitantes novos VS visitantes “repetentes” 


Comparar as quantidades de visitantes novos (os que entram na sua página pela primeira vez) com aqueles que repetem a visita pode ajudar a otimizar a sua landing page para a conversão.

Se verificar que muitos dos utilizadores não convertem numa primeira visita poderá precisar de clarificar a sua oferta ou torná-la mais apelativa, por exemplo. 

 

7-metricas-para-avaliar-e-otimizar-a-performance-de-uma-landing-page-tempo-medio-na-landing-page

4. Tempo Médio na Landing Page ou Time Spent on Page


Esta métrica deve ser analisada caso a caso. Avaliar o tempo que cada utilizador passa na sua página pode ser um bom indicador sobre a qualidade e adequação dos respetivos conteúdos.

No caso de uma landing page do tipo educacional, com mais conteúdo, será expectável que o time spent on page seja mais longo. Nesta situação, se o utilizador passar pouco tempo na página, poderá ter de fazer alguns ajustes.

 

5. Taxa de Abandono do Formulário


Esta taxa representa o número de pessoas que começaram o preenchimento do formulário na sua landing page mas saíram da página antes de o concluir. 

As causas para esse abandono podem ser muitas, mas alinhar a importância dos dados solicitados com o valor da oferta que disponibiliza é sempre uma boa ideia. 

Outra possibilidade que tende a levar aumentar a taxa de abandono é ter um formulário mais longo, que solicite uma maior quantidade de dados e informações. 

No entanto, neste caso, as leads geradas podem ser em menor número, mas serão mais qualificadas. Deve escolher a melhor opção para os seus objetivos.    

 

6. Custo por Conversão 7-metricas-para-avaliar-e-otimizar-a-performance-de-uma-landing-page-tempo-medio-na-landing-page-custo-pr-conversao


Outra métrica importante a ter em conta é o custo por conversão. Apesar do objetivo ser maximizar o número de conversões da sua landing page, isso não significa ter de investir demasiado para o conseguir. 

Para calcular o valor do custo por conversão, basta dividir o que investiu desenvolvimento da landing page e em campanhas pagas pelo número de conversões alcançado. 

 

7. Percentagem de Leads que se tornaram Clientes


Por muito que seja importante analisar a taxa de conversão, no final das contas, importa medir o número efetivo de clientes que cada landing page lhe trouxe. Para isso deve averiguar o seguinte: De todas as leads geradas pela landing page, quantas se tornaram clientes? 

São estes resultados que irão determinar a verdadeira eficácia de uma landing page otimizada para a conversão.

 

E a Bounce Rate? Fará sentido medi-la numa Landing Page?Why-to-care-about-the-bounce-rate

Por norma, a bounce rate pode ser uma boa métrica de análise, mas não numa landing page. Aqui, é muito mais importante avaliar parâmetros como o time spent on page ou a origem do tráfego, por exemplo. 

A bounce rate, ou taxa de rejeição, mede a percentagem de visitantes que abandonaram o website sem visitar outras páginas. Ora, se uma landing page não tem navegação, o normal (e expectável) é que o utilizador entre, preencha o formulário pretendido e seja redirecionado para outra página. 

Vejamos um exemplo concreto: para uma landing page, uma taxa de conversão de 5% é bastante boa. Mas representa uma bounce rate de 95%. Ou seja, neste caso, a taxa de rejeição será elevadíssima, mas isso não significa que haja algo de errado com a landing page.  

 

O segredo de uma Landing Page de sucesso? Medir e otimizar, sempre! 

Agora que conhece as principais métricas a ter em conta para avaliar a performance da sua landing page, só tem que as aplicar às suas páginas.

Para alcançar o máximo de conversões com cada landing page, não basta cumprir as boas práticas da sua criação. Depois de a colocar online deve manter debaixo de olho estas métricas e ir fazendo os ajustes necessários para maximizar os seus resultados. 

 

Quero medir e otimizar os resultados das minhas landing pages >