O Google lançou uma nova versão do Google Analytics, o já conhecido Google Analytics 4 (GA4), o que não é de estranhar uma vez que o Google se preza por atualizar as suas ferramentas regularmente.

Mas o que está a colocar a internet em sobressalto é que a versão atual do Google Analytics - Universal Analytics (UA) deixará de processar dados a partir de Julho de 2023, significando que tem menos de um ano para:

  • configurar corretamente o GA4;
  • começar a recolher dados;
  • e tornar-se um especialista na sua utilização.

Isto é especialmente importante porque não só as 2 versões são muito diferentes uma da outra como não há uma migração dos dados. 

Preocupado? Nós ajudamos a esclarecer tudo.

 

Configuração Google Analytics 4

Esta versão do GA exige uma nova parametrização completa da ferramenta:

  1. Criação da propriedade;
  2. Inserção do código no website;
  3. Parametrização de eventos específicos;
  4. Parametrização de conversões;
  5. Ligação a outras plataformas;
  6. Configuração do e-commerce no caso de ser uma loja online;
  7. Parametrização de Audiências.

 

É importante fazer a configuração desta versão o mais rápido possível para que consiga ter histórico suficiente até Julho de 2023, uma vez que os dados da versão UA não serão migrados para esta nova versão.

 

Agora que já sabe os passos essenciais para a parametrização da nova versão do Google Analytics, vamos perceber quais as suas vantagens e as principais diferenças face à versão atual.

 

O que é o Google Analytics 4 e quais as suas vantagens?

O GA4 é a versão mais recente do Google Analytics e foi desenvolvida a pensar no futuro e nas alterações de medição de dados com a entrada do RGPD em vigor.

Face à versão Universal Analytics podemos salientar as seguintes principais vantagens:

  • Combinação de dados tanto do website como de apps na mesma propriedade;

 

Google Analytics 4 - The Future of Web Tracking & Analytics

Fonte: Google

 

  • Utilização de inteligência artificial e machine learning para ajudar as marcas a retirar ainda mais valor dos dados, permitindo uma melhor performance das ações de marketing desenvolvidas;
  • Medição, unificação e desduplicação de interações dos utilizadores com a marca em diferentes dispositivos (mobile, desktop ou tablet) e plataformas (website vs app), focando-se assim mais no utilizador e nas suas interações e não nas sessões;
  • Medição automática de certos eventos mais comuns como visualizações de páginas, scroll, download de ficheiros e visualização de vídeos.

 

Diferenças entre o GA4 e o Universal Analytics

As diferenças entre as 2 versões são muitas mas a principal é a forma como os dados são medidos. O Universal Analytics usava um modelo de dados baseado em sessões dos utilizadores, enquanto que no Google Analytics 4 o modelo de dados é baseado em eventos. Ou seja, agora tudo se baseia em eventos - qualquer interação do utilizador com as diferentes plataformas da marca. 

 

Na versão UA um tipo de resultado…

é registado na versão GA4 como...

Visualização de Página

Evento

Evento

Evento

Social

Evento

Compra (e-commerce)

Evento

Visualização de App

Evento

Fonte: Google

 

Outras diferenças entre as 2 versões:

  • Duração das Sessões

Na versão UA, as sessões dos utilizadores eram apenas dadas como terminadas após 30 minutos de inatividade, no GA4 a duração da sessão é contabilizada apenas pelo tempo que decorre entre o primeiro e o último evento.

 

  • Anonimização do IP

Na versão UA, a anonimização de IP era uma funcionalidade opcional, enquanto que no GA4 já se encontra ativa por defeito.

 

  • Métricas de Comportamento

Na versão UA tínhamos em consideração a Taxa de Rejeição para medir a interação dos utilizadores com os conteúdos, já que esta mede a percentagem de utilizadores que abandonaram o website sem interagirem com o mesmo. 

Nesta nova versão de GA4 já não será possível encontrarmos esta métrica, em substituição, o Google desenvolveu 3 novas métricas, que analisam os dados pela positiva: 

  1. Sessões com Interação - número de sessões com pelo menos 10 segundos de duração, ou com pelo menos uma conversão ou com pelo menos 2 páginas vistas;
  2. Sessões com Interação por utilizador - média de sessões com interação por utilizador (sessões com interação/utilizadores ativos);
  3. Taxa de Interação - percentagem de sessão com interação (sessões com interação/sessões).

 

  • Modelo de Atribuição

A versão UA utilizava o modelo Last Non-Direct Click, ou seja, ignora o tráfego direto e atribui 100% do valor da conversão ao último canal usado para aceder ao website e realizar a conversão, não tendo em consideração o funil de cada utilizador para perceber os conteúdos que influenciam a decisão e posteriormente a conversão.

Exemplo: O utilizador visita o website uma primeira vez através de campanhas Google Ads e não converte. Mais tarde regressa ao website através de pesquisa orgânica e volta a não converter. Faz uma terceira visita através do email marketing e converte. Com este modelo de atribuição, a conversão é totalmente atribuída ao email marketing.

 

A versão GA4 já recorre ao modelo Cross-Channel Attribution, em que o Google terá em consideração todos os pontos de contacto do utilizador com a marca para perceber quais impactam (ou não) a conversão. Este modelo, através de uma abordagem hipotética, compara o que aconteceu com o que poderia ter acontecido para perceber probabilidades de conversão.

Exemplo: Se um utilizador vê 3 anúncios diferentes A + B + C e depois converte e outro utilizador vê o anúncio A + B e não converte, o Google percebe que o anúncio C tem impacto na decisão de conversão. Este tipo de análises são feitas a cada interação para perceber o que tem maior peso de conversão. 

 

  • Relatórios

Os relatórios mudaram não só no seu aspecto visual mas também nas suas funcionalidades. Na versão UA existia uma limitação de relatórios cross-device e cross-platform que já não se verifica agora, uma vez que a versão GA4 já consegue medir, unificar e desduplicar as interações por dispositivo e por plataforma, como vimos mais acima. 

O GA4 disponibiliza, por defeito, relatórios com informação mais geral, permitindo, ao utilizador, a criação de relatórios mais específicos com os dados mais relevantes para cada marca.

 

 

A descontinuação da versão UA significa que deixaremos de ter acesso ao histórico dos dados recolhidos, portanto todos os dados que tivermos na nova versão (Ga4) serão importantes para conseguirmos tomar melhores decisões, mais rapidamente.

 

Se precisar de ajuda nesta mudança, tanto para parametrização total da versão GA4 como auditoria ou formação, a Made2Web pode ajudar.