No final de 2020, o Google lançou uma nova e melhorada versão do Google Analytics: o Google Analytics 4.0. Neste artigo iremos explorar as suas principais vantagens e alterações face à plataforma anterior. 

O que é o Google Analytics?

A criação de um website deve ter sempre um propósito concreto. Quer seja gerar visibilidade para uma marca, promover vendas ou difundir informação, devem ser definidos um ou vários objetivos. 

Para avaliar a sua eficácia em alcançar cada uma dessas metas inicialmente estipuladas é vital fazer um acompanhamento dinâmico da informação gerada. Só dessa forma será possível avaliar o desempenho e criar uma estratégia de Marketing Digital que traga resultados.  

 

Como já vimos neste artigo, o Google Analytics é uma plataforma disponibilizada pelo Google  que permite acompanhar e analisar as ações de quem visita o seu website ou App. 

O seu funcionamento é relativamente simples: basta instalar um código de acompanhamento no seu website através desta plataforma. Depois, começará a recolher dados sobre o comportamento dos seus utilizadores gerando diferentes relatórios. 

Consoante aquilo que mais lhe interesse avaliar, deverá fazer as configurações necessárias e usar esses dados para ir efetuando otimizações. 

google-analytics-4-0-o-que-muda-com-esta-nova-versao

 

Que tipo de dados fornece o Google Analytics para monitorizar a performance do seu website?

De acordo com os objetivos do seu negócio, é possível acompanhar através do Google Analytics diferentes tipos de informação do seu website. Com os dados recolhidos pode conseguir responder a diversas questões:

  • Quem são as pessoas que visitam o seu website?

Aqui pode obter dados relativos à idade, género, nacionalidade, língua e muitos outros. 

 

  • Qual a origem do tráfego?

Se as pessoas entram a partir do Google orgânico, de um anúncio das suas campanhas de Google Ads, ou de uma Rede Social, por exemplo.

  

  • O que fazem os utilizadores dentro do website?

Pode saber, por exemplo: quanto tempo lá permanecem, que páginas visitam e onde clicam.

 

  • O utilizador fez ou não o pretendido?

Aqui pode definir qual o objetivo: o utilizador fazer uma compra, preencher um formulário, ou outro comportamento. Os dados apresentados vão indicar se aquilo que definiu foi ou não concretizado. 

 

O Google Analytics clássico é baseado nestes 4 relatórios principais. A informação recolhida é muito abrangente e permite realmente compreender o comportamento dos visitantes e melhorar certas ações. No entanto, muito do trabalho de parametrização é manual, o que ocupa muito tempo ao gestor do website.  

O Google Analytics 4.0 veio automatizar uma série de processos, o que facilita o processo de recolha e análise da informação.

 

O que é o Google Analytics 4.0?

Trata-se de uma versão melhorada do Google Analytics clássico que traz um conjunto de novas funcionalidades. 

Uma das mais importantes diferenças está na forma de recolha de dados de modo a respeitar as exigências e restrições impostas pelas atuais políticas de privacidade. A própria interface de utilização sofreu também algumas alterações.    

 

O que traz de novo o Google Analytics 4.0?

Apesar de ter alguns pontos equivalentes à versão clássica, o Google Analytics 4.0 traz um conjunto de novidades interessantes:

  • Com esta nova versão, passa a ser possível automatizar alguns eventos que anteriormente tinham de ser criados manualmente. 
  • O Google Analytics 4.0 usa a Inteligência Artificial para fornecer mais informação sem depender dos cookies, agilizando assim a recolha e análise de certos dados. 
  • Disponibiliza um controlo mais detalhado de dados através de melhorias na monitorização cruzada entre diferentes dispositivos. 
  • Possibilita uma melhor compreensão e previsão do comportamento do utilizador na sua jornada de compra. 
  • Existe uma maior integração com o Google Ads, o que permite criar anúncios de acordo com a fase da jornada de compra em que o utilizador se encontra. 
  • Houve também alterações significativas na interface: 

 

google-analytics-4-0-o-que-muda-com-esta-nova-versoes

 

Tudo pronto para o novo Google Analytics?

Esta nova versão foi desenvolvida “à prova do futuro”. Com a tendência global para a proteção de dados e privacidade dos utilizadores da Internet, o Google tomou já algumas providências para que a ferramenta possa funcionar com ou sem cookies. 

De um modo geral, com a implementação da Inteligência Artificial e a automatização de processos vai ser mais fácil otimizar ações e estratégias de Marketing Digital. O novo Google Analytics 4.0 vai ajudar a acompanhar o comportamento de quem visita o seu website e contribuir para otimizar resultados.

Quero saber mais sobre o Google Analytics 4.0 >