As redes sociais estão cada vez mais na moda e tornaram-se um importante canal de comunicação entre marcas e consumidores. Se ainda não tem uma estratégia de redes sociais, consulte este artigo e descubra o que deve fazer para elevar a sua atuação nestas plataformas a outro nível.

Na atualidade, podemos dizer que há quase uma rede social para cada tipo de perfil de utilizador. A oferta é tanta que é possível a cada marca ou empresa escolher uma (ou várias) de acordo com os seus objetivos:

linkedin   Se quer estabelecer uma relação mais profissional e abordar temas relacionados com os negócios, o LinkedIn pode ser a rede ideal;

instagram   Se prefere comunicar através de fotos e imagens de alta qualidade, pode apostar numa estratégia no Instagram;

facebook   Caso pretenda partilhar fotos, mas também links ou publicações de texto para desenvolver uma relação mais próxima com os seus seguidores, o Facebook será uma boa opção;

youtube-1   Se o seu foco são os conteúdos em formato de vídeo, então pode apostar no Youtube.

Mesmo com tanta diversidade, se a sua preferência é comunicar exclusivamente em áudio ainda poderia sentir-se órfão de um rede social à sua medida. Pois saiba que agora já não está.

O Clubhouse surgiu para ocupar esse espaço e já se pode considerar um sucesso! Esta nova aplicação funciona como um “bate papo” por voz e em direto.

orelhas

A plataforma, que na verdade foi lançada ainda em 2020, ganhou popularidade no início de 2021. Possivelmente, já ouviu falar desta rede social, mas pode ainda não ter compreendido ao certo como funciona e para que serve.

Ao longo deste artigo vai ficar a saber mais sobre esta tão falada plataforma, que tem tudo para ganhar ainda mais espaço nos próximos tempos.

 

Como funciona a Rede Social Clubhouse?

Antes de explicarmos algumas das funcionalidades do Clubhouse, convém darmos algumas notas introdutórias:

  • Numa fase inicial, a aplicação só está disponível na App Store, ou seja, apenas os utilizadores de modelos recentes de iPhones é que a podem usar;
  • O registo na plataforma não é livre: exige ser convidado por um membro que já esteja registado na aplicação.

 

Este senso de exclusividade e, de certa forma, elitismo tem causado um misto de reações. O facto de ser uma rede exclusiva gera mais interesse em participar. Por outro lado, as suas restrições levam à exclusão de uma parcela significativa da população.

A expectativa futura para o Clubhouse é que se torne mais acessível, de uma forma mais livre e para mais dispositivos.

“O Clubhouse não poderia ter vindo em melhor hora para as redes sociais. Ele reinventa a categoria de todas as maneiras certas, desde a experiência de consumo de conteúdo até à forma como as pessoas se envolvem, ao mesmo tempo que dá poder aos seus criadores.” - Andrew Chen, General Partner na Andreessen Horowitz

clubhouse-conheca-a-rede-social-do-momento

Passo a passo na plataforma

O primeiro requisito é conhecer alguém que já esteja registado no Clubhouse. Cada novo membro tem direito a convidar 2 pessoas. No entanto, há formas, ainda não muito claras, através da participação e utilização da plataforma, de se poder fazer mais convites.

Uma vez dentro da plataforma, é tempo de explorar! Poderá encontrar pessoas para seguir, descobrir salas com temas do seu interesse ou criar a sua própria sala. Pode ainda participar em grupos (os clubs) e, claro, convidar mais pessoas para participar.

clubhouse-conheca-a-rede-social-do-momento-00

Uma dúvida comum entre os novos membros é diferenciar “salas” de “grupos”.

As salas são áreas de discussão, em direto, sobre diversos temas. Neste caso, as sessões não podem ser gravadas nem guardadas.

Já os grupos ou clubs, são comunidades que reúnem pessoas com interesses em comum. No momento, cada utilizador do Clubhouse só pode criar um “club”.

 

O que fazer no Clubhouse?

Como em qualquer outra rede social, o grande objetivo do Clubhouse é promover a interação entre os seus utilizadores. Destacamos as principais atividades que podem ser realizadas na aplicação:

 

  •  Crie uma comunidade

Siga pessoas, clubs ou categorias de interesse e fique por dentro do que está a acontecer.

 

  •  Participe em eventos

Descubra os próximos eventos e programas ao carregar no ícone do calendário.

 

  • Explore o feed de Salas

Encontre salas em direto, com o título, nome dos oradores, ouvintes que segue e toque para entrar.

 

  • Faça convites

Envie convites para que os seus conhecidos participem na plataforma. É possível ter acesso à lista de espera e convidar pessoas através dela.

 

5 Passos para criar uma Sala

Montar uma nova sala no Clubhouse é muito simples, basta seguir as etapas seguintes:

1. Para criar uma nova sala, basta carregar no botão “Start a Room”.

2. Depois, deve definir a privacidade da sala criada. Existem 4 tipos de salas atualmente disponíveis na plataforma:

  • Sala pública (Open): Qualquer pessoa na plataforma pode entrar na sala e participar da conversa;
  • Sala pública para pessoas que segue (Social): Apenas as pessoas que segue podem entrar na sala e participar da conversa;
  • Sala privada (Closed): Apenas as pessoas que convidar poderão participar na sala e na conversa;
  • Sala de boas-vindas: Estas são salas de orientação que ajudam novos utilizadores a entender como a plataforma funciona.

salas-clubhouse-conheca-a-rede-social-do-momento

3. Em seguida, carregue em “Add a Topic” e insira o assunto da sala, num máximo de 60 caracteres. Para concluir, toque em “Set Topic”;

4. Depois, só tem de carregar em “Let’s go” para finalizar a criação da sala;

5. Finalmente, basta selecionar os contactos adicionados para convidá-los para a sua sala. E já está! Com tudo pronto pode dar início às conversas.

 

Os diferentes tipos de cargos em cada sala

Para organizar as conversas numa sala do Clubhouse, são atribuídos diferentes papéis e responsabilidades a cada participante:

  • Moderador da sala, ou seja, quem a criou, é responsável por selecionar os participantes que poderão falar durante a sessão. Este elemento monitoriza os participantes que levantam a mão e determina se podem ou não participar. Tem também o poder de remover pessoas e definir novos moderadores.
  • Speakers (ou oradores) são todas as pessoas que têm o direito de falar em cada sessão.
  • Listeners (ou participantes) é a designação das pessoas que participam como ouvintes na sala. Essas pessoas só poderão falar caso o moderador permita. Os ouvintes são divididos em dois grupos:
    • Os seguidos pelos “speakers”, ouvintes que estão conectados com os oradores.
    • E os outros ouvintes, ou seja, utilizadores que estão apenas a ouvir a conversa e que, possivelmente, encontraram a sala através do algoritmo.

 

Independente do tipo de ouvinte, todos têm o direito de pedir para falar. Para isso basta carregar no ícone de “levantar a mão”. Cabe depois ao moderador conceder ou não o direito de fala a cada pedido.

 

Aguçámos a sua curiosidade? Explore o Clubhouse!

Se gostou da ideia desta rede social mas ainda não tem um convite, comece por fazer o seu registo na aplicação. As pessoas que já estão na plataforma podem ver que está na lista de espera e enviar-lhe um convite.

Mas quando chegar a sua vez de enviar convites, tenha cuidado!  Será responsável pelas pessoas que convidar para o Clubhouse. Se alguma delas violar as regras da comunidade, poderá ser alvo de uma notificação, bloqueio ou até ser banido da aplicação. Por isso, é essencial que conheça as diretrizes da comunidade e as pessoas que convida para participar.

Quero saber mais sobre Redes Sociais! >