Ter novas ideias é fundamental quando trabalhamos em estratégias de Content Marketing. Mas criar conteúdo personalizado, relevante e otimizado nem sempre é fácil.

E se pudesse, através de alguns ajustes, transformar uma peça de conteúdo em várias, adaptadas às diferentes audiências?

Esse é o objetivo do Content Repurposing, também conhecido por Content Recycling. Em português, reaproveitar ou reutilizar o conteúdo.

Enquanto as atualizações procuram introduzir alterações ou correções de dados no conteúdo, de forma a torná-lo mais atrativo e interessante, a reutilização do conteúdo vai além. 

A reutilização de um conteúdo consiste em transformá-lo para diferentes formatos e audiências.

Por exemplo, quando compilamos uma série de artigos num ebook ou quando criamos um podcast, a partir de um artigo. Estas são algumas das muitas formas de reutilizar um conteúdo.

Ao longo deste artigo, vamos falar sobre as vantagens de reutilizar conteúdo e como fazê-lo de forma eficaz.

4 vantagens de Reutilizar Conteúdos Digitais

Pensar e desenvolver conteúdos digitais, focados nas necessidades das buyers personas e orientados para os objetivos comerciais de um negócio é fundamental para o sucesso de uma estratégia de Content Marketing.

Quem trabalha em marketing digital sabe que a produção de conteúdo é um trabalho moroso e que deve ser realizado de uma forma cuidada. Ao reutilizar um conteúdo está a poupar tempo e esforços. Mas existem outras vantagens que, por vezes, passam despercebidas. 

4-vantagens-de-reutilizar-conteudos-digitais

Vejamos:

  1. Rentabiliza o investimento: ao reutilizar conteúdos, está a poupar recursos, como o tempo investido em copywriting, por exemplo. 

  2. Diversifica o conteúdo: ao dar uma nova forma ao conteúdo existente, está a diversificá-lo.

  3. Aumenta o alcance: a partilha de conteúdo em meios diferentes permite alcançar mais pessoas.

  4. Reforça a visibilidade: ao estar ativa em diferentes plataformas, a sua empresa aumenta a sua presença online e a sua visibilidade.

 

Como Reutilizar Conteúdo e adaptá-lo a diferentes formatos?

O ideal é começar a reutilizar os conteúdos que apresentaram uma boa performance. Para isso, meça as visualizações, bem como o número de partilhas e de links, com vista a quantificar quantas pessoas fizeram referência ao seu conteúdo.

Em seguida, iremos apresentar algumas sugestões de reutilização de conteúdos que podem ser úteis na sua estratégia de Content Marketing.

  • Artigos de blog blog-1

Um artigo de blog é uma peça de conteúdo muito versátil. Uma vez escrito, o artigo pode assumir diferentes formatos: 

Infográfico

Se o artigo apresentar estatísticas ou números, considere criar um infográfico com uma forte componente visual para explicar esses dados. O infográfico poderá ser partilhado nas redes sociais, por exemplo.

Poderá ainda atualizar o artigo, disponibilizando esse mesmo infográfico. Os motores de pesquisa apreciam as atualizações de conteúdo, pelo que será uma mais-valia.

Ebooks, Templates e Checklists

ebook-1

Tão importante quanto utilizar estratégias de SEO no seu conteúdo, é garantir que esse conteúdo seja útil e relevante para o leitor. Uma boa forma de oferecer valor é através de materiais para download, como ebooks, checklists e templates.

Os conteúdos mais longos que agregam valor pedagógico para a sua audiência podem ser transformados em ebooks. O mesmo acontece com uma série de artigos sobre um mesmo tema que podem ser compilados num Guia.

O objetivo de um template é garantir uma maior eficiência a diferentes tipos de processos. A vantagem é que é possível personalizar cada template de acordo com as necessidades da sua audiência.

Por serem versáteis, as checklists adaptam-se a diferentes temas de conteúdo e são bastante apreciadas na medida em que poupam tempo e evitam erros. 

Como pode ver, qualquer um destes formatos de conteúdo é uma mais-valia para a sua audiência, tendo em conta a sua utilidade. 

As ofertas para download são também uma boa estratégia para obter mais leads online.
Para isso, crie uma Landing Page com um formulário para download através do qual os leitores fornecem o seu contacto. Lembre-se de incluir um CTA para a Landing Page de download da oferta nos artigos cujos temas estão relacionados com a oferta.

Citações e Dados estatísticosdados

Se os seus artigos têm citações, pode transformá-las em posts para as suas redes sociais. Utilize um design atrativo e faça o enquadramento da citação. O mesmo acontece com os dados estatísticos.

Através do post, pode direcionar o leitor para o artigo de blog, de onde retirou a citação ou o dado estatístico, incentivando assim o aumento do tráfego para o seu website.

Podcast

Como um artigo de blog pode dar origem a um podcast? Convide um especialista para debater o tema do artigo em questão. Durante a gravação do podcast, poderá ler excertos do artigo, introduzir novos dados ou trazer uma abordagem diferente ao assunto.

  • Vídeos e Masterclassesvideo-2

Os vídeos e as masterclasses têm vindo a ganhar a preferência de diferentes públicos.

Veja, agora, como um vídeo ou uma masterclass pode dar origem a novos conteúdos:

  • Crie transcrições a partir de um vídeo ou de uma masterclass. Essa transcrição pode ser transformada num artigo de blog ou ser disponibilizada em formato PDF para download;

  • Pode utilizar apenas o áudio e editá-lo, com vista a limpar o que for necessário, criando assim conteúdo para um podcast;

  • Divida o conteúdo do vídeo ou da masterclass em diferentes secções e crie uma playlist no seu canal de Youtube;

  • Disponibilize uma introdução ao vídeo ou à masterclass e o restante conteúdo como uma oferta exclusiva para subscritores;

  • Faça uso dos GIFs e partilhe nas suas redes sociais;

  • Crie inquéritos no Instagram relacionados com excertos dos publicados.

 

  • Podcast

Os podcasts são um conteúdo de fácil consumo, sendo uma excelente solução para os utilizadores que preferem ter acesso à informação em áudio.

Como reutilizar o conteúdo de um podcast

  • Utilize o vídeo durante a gravação do podcast e disponibilize esse conteúdo no canal do Youtube. Os highlights podem ser partilhados nas redes sociais;
  • Retire citações relevantes e transforme em posts para as redes sociais.

 

Crie um calendário editorial adaptado às fases da jornada de compra

Com a reutilização de conteúdo, estará a criar mais peças de conteúdo que precisam ser publicadas. A forma mais eficaz de organizar a publicação é através de um calendário editorial. 

Para garantir a eficácia das mensagens que deseja transmitir, bem como a entrega de conteúdo ao público adequado, aconselhamos que classifique o conteúdo de acordo com as fases da jornada de compra. 

Recordamos, em jeito de resumo, os objetivos a atingir em cada uma das fases da jornada de compra: 

Awarenessawareness-00

A audiência ainda não conhece a sua marca, empresa ou negócio, e experiencia sintomas de um problema ou necessidade, procurando solucionar as suas dúvidas. Muitas vezes, não sabe identificar a solução para a sua dor. 

O conteúdo tem como objetivo dar a conhecer o seu negócio e dar respostas para as suas dúvidas de uma forma educativa. Lembre-se que se trata da primeira impressão que a sua audiência terá com a sua empresa.

Consideration

consideration

Nesta fase, a audiência já conhece a sua marca. Está mais consciente do seu problema e pesquisa pelos métodos que podem responder às suas dúvidas, começando a considerar as soluções que deem resposta à sua necessidade. O conteúdo deve convencer a audiência que a sua empresa fornece a solução ideal e criar uma relação de confiança. 

Decisiondecision-00

Aqui, a audiência está preparada para dar o passo final. Já sabe qual é a solução para o seu problema e está a decidir entre as diferentes soluções existentes no mercado. O conteúdo deve garantir que o processo de compra é concluído. 

 

Ao fazer a calendarização do seu conteúdo, tenha sempre em mente como poderá ajudar a sua audiência, tendo em conta as singularidades de cada etapa da jornada de compra.

 

Promova e divulgue o novo conteúdo

Agora que sabe como criar novas peças de conteúdo, adaptando-as a novos formatos e como ajustar esse conteúdo a cada fase da jornada de compra, é importante passar para a fase de divulgação e promoção.

Para rentabilizar a estratégia de reutilização de conteúdos, é aconselhável que reforce o alcance dos conteúdos através de anúncios. Para isso, comece por identificar o conteúdo com maior alcance e promova-o, por exemplo, nas redes sociais mais eficazes para a sua empresa.

Poderá também ir ao encontro da sua audiência e divulgar o conteúdo através de newsletters. Outra forma de divulgação, é através da utilização do e-mail marketing, segmentando o conteúdo de acordo com a sua Base de Dados. 

Seja qual for o seu caso, é importante ter em mente que a criação de conteúdos vai muito além da simples produção. É uma estratégia focada em criar valor para a audiência, com vista a atrair e fidelizar clientes. 


Quero uma estratégia de Content Marketing