O bom conteúdo continua a ser Rei no que toca ao posicionamento orgânico das suas páginas nos motores de pesquisa - o Google sublinha sempre que este é o argumento mais importante. Mas será que o seu conteúdo está otimizado?

Certifique-se de que o seu conteúdo está a gerar mais leitores, a dar mais autoridade à sua marca e a aumentar o posicionamento nas páginas de resultados orgânicos de pesquisa (SERPs - Search Engine Results Pages).


cta-download-checklist


Como avaliar o Conteúdo atual do seu Website?

É certo e sabido que o Content Marketing leva muito tempo e dedicação e merece a sua total atenção no que toca ao SEO (Search Engine Optimization).

Dar o primeiro passo para ter conteúdo relevante no seu website requer rever o conteúdo existente e perceber o que precisa de ajustar, ou, se estiver a desenvolver novo conteúdo, identificar todos os tópicos que tem de abordar.

Na Made2Web sabemos que existe certo tipo de conteúdo que cativa mais os utilizadores, como testemunhos de outros clientes, imagens, gifs, vídeos, entre outros. No entanto, há mais fatores que deve ter em consideração também.

Comece por responder às seguintes 5 questões sobre o seu conteúdo:

 

1. Que conteúdo disponibiliza atualmente?

Construa um inventário completo das suas pillar pages, landing pages ou qualquer conteúdo que fornece aos seus utilizadores - como vídeos, ebooks, guias, entre outros.


2. Qual a estrutura técnica de SEO desse conteúdo?

Identifique qual é o objetivo de cada conteúdo. Mais do que isso: avalie a sua estrutura, a organização e a qualidade com estas 4 perguntas:

  1. Está construído à volta de palavras-chave relevantes?
  2. Conduz o leitor a mais conteúdo relevante dentro do seu website?
  3. Contém um call-to-action útil?
  4. Utiliza linguagem, gramática e ortografia adequadas?

3. Qual a relevância desse conteúdo para o leitor?

Coloque-se no lugar do seu utilizador e tente perceber de que forma aquele conteúdo responde a um pain point.

Todos os conteúdos que disponibiliza devem resolver um problema, informar, inspirar educar ou converter um utilizador em lead ou cliente.


4. Que resultados lhe trouxe esse conteúdo?

Utilize o Google Analytics e analise as métricas mais relevantes, sejam elas o número de visitas, tempo de permanência na página, taxa de conversão ou número de clientes.

Compare o seu melhor e pior conteúdo em termos de desempenho e tire as suas conclusões de otimização.


5. Que diferenciação lhe dá esse conteúdo face à concorrência?

Faça um benchmarking.

Utilizando as palavras-chave que identificou pesquise que concorrentes ocupam as primeiras posições dos resultados de pesquisa.

De seguida, analise o conteúdo dessas páginas para que perceba como produzir conteúdo de melhor qualidade para o seu público-alvo.

Se os seus utilizadores gostarem do conteúdo apresentado, o Google irá valorizá-lo em detrimento da concorrência.


Bom Conteúdo - o que deve incluir?

Pense o seguinte:

O seu objetivo principal é reter a atenção dos utilizadores para que tenha mais leitores, consiga angariar mais leads e, por fim, as converta em clientes da sua marca.

No entanto, existem boas práticas que deve seguir de forma a conseguir oferecer um melhor conteúdo às suas buyer personas.

Deve sempre incluir no seu conteúdo:

  • Forte estratégia de SEO
  • Boa estrutura hierárquica de informação
  • Copywriting de qualidade
  • Design apelativo

Saiba por onde começar com a nossa Checklist para Criar Conteúdo Digital

Para ajudar na criação do seu conteúdo desenvolvemos uma checklist com 25 tarefas que dar-lhe-ão uma visão mais profunda sobre o que otimizar.

Analise todos os pontos, otimize o seu conteúdo e veja as suas páginas a subir posições nos resultados de pesquisa orgânica.

cta-download-checklist