Ana Bárbara Corvo 3 minutos de leitura
Na conferência anual Facebook F8, o seu fundador, Mark Zuckerberg revelou novidades poderosíssimas para os marketeers e donos de empresas com negócios online.
Uma dessas novidades foi para a app WhatsApp Business que vai agora dar os primeiros passos no eCommerce, com a capacidade de alojar lojas online dentro da aplicação. Isto significa que os utilizadores vão poder navegar, ver produtos e comprar sem nunca sair da aplicação móvel. São GRANDES novidades!
Os próximos passos do WhatsApp Business para se tornar uma plataforma de eCommerce
Neste momento o WhatsApp Business é uma aplicação de mensagens para empresas, utilizada para comunicar diretamente com clientes. Uma empresa pode ainda criar um perfil com as informações básicas do seu negócio: horas de expediente, localização e contactos.
A capacidade de criar respostas automáticas na plataforma e adicionar etiquetas para identificar as necessidades de cada cliente torna esta aplicação num verdadeiro CRM. Mas tudo está prestes a mudar!
A nova ferramenta do WhatsApp Business para lojas online chama-se: catálogo de produtos.
Com um catálogo de produtos, semelhante ao que já temos no Facebook e Instagram, podemos ver os detalhes de um artigo e comprar sem nunca sair da aplicação.
Nas palavras de Mark Zuckerberg:
"Estamos muito focados no WhatsApp Business. No último ano, milhões de pequenas empresas por todo o mundo escolheram esta App para comunicar em privado com os seus clientes.
Agora, estamos a lançar uma nova ferramenta: os Catálogos de Produtos. Assim, vão ser capazes de ver facilmente quais os produtos que uma empresa tem disponível.
Vai ser mais importante ainda para todas as pequenas empresas que não têm website e que estão a utilizar cada vez mais as plataformas sociais privadas como uma forma de interação com os seus consumidores."
A nova plataforma de pagamentos que vai facilitar a transferência de dinheiro entre utilizadores
Zuckerberg anunciou também um novo serviço de pagamentos que vai permitir que as pessoas enviem dinheiro através da app. O fundador do Facebook afirmou que tem a visão de um mundo em que enviar dinheiro deve ser tão fácil como enviar uma fotografia.
Este tipo de sistema não é novo e já foi visto no Messenger, mas pode agora tomar novas proporções no WhatsApp.
A plataforma de pagamentos está agora a ser testada na Índia, com cerca de um milhão de pessoas. O feedback tem sido muito positivo e a funcionalidade vai ser lançada nos próximos meses para todo o mundo.
2 em 1: o que significam estas duas novidades para as lojas online?
Significam que o seu cliente vai poder falar com uma loja online diretamente, ver os produtos disponíveis, encomendar e enviar o dinheiro diretamente à loja... sem nunca sair da app do WhatsApp.
Para as empresas, principalmente as que não têm website, é uma novidade de extrema utilidade. O WhatsApp tem vindo a ser utilizado como uma ferramenta de apoio ao cliente e a aplicação Business já tinha revolucionado a forma como as lojas podiam ser contactadas.
É interessante também ver a inspiração clara que o Facebook está a ter no caso de sucesso chinês WeChat, a plataforma tudo-em-um, que junta mensagens, redes sociais, pagamentos e jogos numa só plataforma. Será esta a nova visão do WhatsApp? Parece-nos que sim.
Se tem uma loja online e quer saber mais estratégias para utilizar as redes sociais a seu favor, clique no botão abaixo para falar connosco:
Quero fazer crescer a minha loja online nas Redes Sociais >
Conteúdo
Categoria: Redes Sociais