Este artigo é o primeiro capítulo do Guia Google™ AdWords. Com ele vai compreender os conceitos básicos do AdWords: o que é uma campanha paga, como funciona a plataforma e qual deve ser a estrutura correta de uma campanha de AdWords de sucesso.

O Guia Google™ AdWords será composto por 8 artigos, onde iremos explicar tudo o que deve ter em consideração para criar e analisar a sua primeira campanha AdWords.

QUERO SABER MAIS SOBRE GOOGLETM ADS »

 

 

O que são Campanhas Pagas?

Quando faz uma pesquisa no motor de pesquisa do Google™, os primeiros resultados que encontra são pagos, ou seja, pertencem a empresas com campanhas online e que pagam ao Google™ para aparecerem antes dos resultados orgânicos.

otimizar-campanhas-google-adwords

Os resultados orgânicos são os que não são pagos, ou seja, resultam dos rankings atribuídos pelo algoritmo do Google™, que determina a ordem pela qual os resultados de pesquisa irão aparecer. Estes podem ser influenciados com otimização de Search Engine Optimization (SEO) ou com um comportamento positivo por parte dos utilizadores no seu website, sendo que jamais poderá pagar para subir no ranking.

Os resultados pagos, tal como o nome indica, pressupõe que é pago um montante ao Google™ para que o seu anúncio apareça nas primeiras posições da página de resultados.

Existem, no máximo, 4 posições no topo da página dos resultados de pesquisa reservadas aos anúncios e 3 no fim da página, os restantes resultados visíveis na página são apenas resultados orgânicos, tal como é visível na imagem.

campanhas pagas adwords

Como funcionam as Campanhas Pagas?

Quando alguém pesquisa por uma determinada palavra-chave que está a ser usada na sua campanha, o seu anúncio aparece, no entanto, se este for apenas visualizado pelo utilizador, não terá de se preocupar com custos. Com uma campanha AdWords apenas paga apenas por clique.

 

Como é definida a ordem pela qual os anúncios aparecem nos resultados de pesquisa?

Para saber qual é a ordem pela qual os anúncios aparecem nos resultados de pesquisa, o Google usa uma fórmula a que chama de “Classificação de anúncios”.

Sempre que um anúncio é apresentado, passa por um leilão. A este leilão são submetidos todos os anúncios que trabalham a palavra-chave associada. Mas este processo não é assim tão simples, o leilão é constituído por um conjunto de fatores influenciadores como:

  • Valor do Lance – Diz respeito ao valor máximo que está disposto a pagar por um clique no seu anúncio. Note que, apesar de definir um valor máximo de lance paga apenas o valor necessário para manter a posição acima do concorrente mais próximo;
  • Índice de Qualidade – É constituído por:
    • Relevância do Anúncio – Traduz-se na relação entre a palavra-chave e o respetivo anúncio;
    • Página de Destino – Corresponde à relação entre a palavra-chave e o copy da landing page. Analisa a coerência do conteúdo e a facilidade de navegação;
    • Taxa de Cliques Prevista – Representa a probabilidade dos anúncios receberem cliques quando aparecem nos resultados de pesquisa;
    • Extensões de Anúncio - Têm como objetivo aumentar a informação no seu anúncio para que os utilizadores façam os seus cliques de forma mais consciente.

É importante ter em consideração que, em mercados com muitos anunciantes, apenas os que apresentarem uma melhor classificação aparecem nos resultados do Google™, uma vez que o número de posições para resultados pagos é limitado por página.

Devo fazer AdWords?

Claro que sim! Principalmente se o seu website não aparece bem posicionado nos resultados orgânicos do Google™ ou se tiver uma forte concorrência.

Ao fazer Google™ AdWords está a fazer com que o seu website apareça nos primeiros resultados do motor de pesquisa, gerando mais tráfego.

Com uma campanha de sucesso vai conseguir levar o utilizador ao seu website através dos anúncios e ajudar, indiretamente, o seu website a melhorar o seu posicionamento orgânico.

Mais ainda, o Google™ irá ajudar a alcançar a potenciais clientes no momento certo e no dispositivo certo, isto porque os anúncios do Google™ podem aparecer em desktop, mobile e tablet.

Como devo começar?

Antes de começar a definir a sua campanha precisa de definir o seu objetivo.

sugestao-blog-made2web Lembre-se: Cada campanha deve ter um único objetivo.

Para isto, tem várias opções, como por exemplo:

  • Gerar reconhecimento e notoriedade da marca online?
  • Gerar tráfego para o seu website?
  • Gerar vendas?
  • Gerar contactos? – Subscrição de Newsletter; Download de ebook; Preenchimento de formulário de Dúvidas, etc...
  • Gerar uma chamada para a sua empresa?
  • Ou ainda gerar uma visita à sua loja?

A definição deste objetivo para a sua campanha vai ter influência em determinados aspetos que terá de definir posteriormente, como:

  • Estrutura e Conteúdos da página de destino da campanha;
  • Escolha das palavras-chave a trabalhar;
  • Definição da estratégia de lance;
  • Texto a usar nos anúncios;
  • Métricas de análise da campanha.

Qual a estrutura de uma conta de AdWords?

Depois de definido o seu objetivo, o próximo passo é criar uma estrutura para a conta, isto porque pode criar mais do que uma campanha, se tiver mais do que um objetivo.

Como é visível na imagem abaixo, uma conta de AdWords é constituída por Campanhas e Grupos de Anúncios.

estrutura conta adwords

No total, cada conta poderá ter até 10.000 campanhas e cada campanha poderá ter até 20.000 grupos de anúncios, dentro dos quais se encontram as palavras-chaves e os anúncios.

Podem também existir até 20.000 segmentações nos grupos de anúncios como é o caso de palavras-chave e 50 anúncios de texto por grupo de anúncio.

sugestao-blog-made2web Lembre-se: Quanto mais simples e focados forem os grupos de anúncios, melhor! Desta forma, para além de conseguir garantir que as palavras-chave atribuídas a cada um dos grupos são centradas num único tema, o que facilita a criação dos anúncios com mais qualidade e a monitorização dos vários grupos.

Confuso? Veja o exemplo abaixo:

Imagine que vende roupa de criança e que pretende criar a sua primeira campanha de AdWords.

O tema da sua campanha será precisamente “Roupa de Criança” e os grupos de anúncios é que serão mais específicos de acordo com o tipo de produtos que vende, por exemplo: Calças, Camisolas, Sapatos, etc.

Se vende roupa de menina e menino deve ainda fazer essa distinção nos grupos de anúncios. Veja o diagrama de exemplo da estrutura da campanha:

estrutura conta adwords exemplo

 

Assim, com estas noções básicas de Google™ Ads, está pronto para avançar com a criação da sua primeira campanha.

Auditoria grátis às Campanhas Google Adwords  PEÇA A SUA AUDITORIA AQUI »

 

Pontos importantes a reter:

  • O AdWords ajuda-o a aparecer nas primeiras posições dos resultados de pesquisa;
  • Os anúncios de AdWords são exibidos quando uma palavra-chave usada na sua campanha é pesquisada por um utilizador;
  • Com uma campanha Google penas paga quando o seu anúncio é clicado;
  • Definir o objetivo da sua campanha deve ser o primeiro passo;
  • Estruture as campanhas e respetivos grupos de anúncios por temas específicos;
  • Estruture os seus anúncios com base nas palavras-chave e na página de destino, de forma a obter uma melhor qualidade.

Agora que já conhece as noções básicas do Google™ AdWords, siga para o próximo capítulo deste guia e descubra como pode criar a sua conta e a definir a sua primeira campanha.

QUERO SABER MAIS SOBRE GOOGLETM ADS »