Foi na conferência Google Marketing Live que a Google lançou grandes novidades sobre a plataforma Google Ads e houve uma em particular que deixou os Marketeers entusiasmados: a capacidade de definir objetivos de conversão ao nível da campanha e não ao nível da conta.

A novidade já está disponível (sim, até mesmo em Portugal 😅) para campanhas de Search e Display. As campanhas de vídeo também irão receber esta nova capacidade daqui a uns meses.

O que mudou nas conversões das campanhas Google Ads?

Até agora, as conversões eram associadas à conta de Google Ads e teríamos de utilizar as colunas para filtrar quais as conversões que realmente nos interessavam mais.

Não era assim possível otimizar uma campanha para um tipo de conversão específico, o que forçou muitos Marketeers a ter contas separadas para otimizar as campanhas para a ação certa.

Agora, quando criamos uma campanha, conseguimos escolher se queremos manter as definições de conversão estabelecidas ao nível da conta ou se queremos escolher ações de conversão específicas para esta campanha, como mostra o printscreen abaixo.

 

definir-conversoes-na-campanha

 

Quando selecionamos a segunda opção, podemos escolher manualmente quais as conversões que queremos ou selecionar um Conjunto de Ações de Conversão que não é mais que um grupo pré-criado de objetivos, algo que é muito útil quando fazemos frequentemente campanhas com os mesmos objetivos.

Para fazer estes grupos basta ir às ferramentas do Google Ads, na zona das conversões, onde podemos criar e gerir os Conjuntos de Ações de Conversão:

conjuntos-de-caoes-de-conversao

 

Na prática, como posso tirar partido da nova de definição de conversões no Google Ads?

Estas novidades vão permitir uma análise mais imediata da performance real da campanha e uma melhor performance dos objetivos, principalmente quando estamos a utilizar estratégias de lance automatizadas pelo Google.

O Google dá-nos um cenário hipotético para exemplificar a nova lógica:

"Por exemplo, suponhamos que estamos a trabalhar numa cadeia de hotéis em que cada hotel tem um orçamento para marketing separado e cada um desses hotéis tem uma campanha diferente e objetivos de negócio específicos. Agora, podemos simplesmente escolher a(s) conversão(ões) correpondente(s) para cada cadeia e garantir que os orçamentos estão a ser aplicados nas ações mais valiosas que devem ser geradas."

 

objetivos google ads

 

Na Made2Web já começámos a utilizar esta funcionalidade nas contas dos nossos clientes. Agora é a sua vez.

Como otimizar as conversões da sua campanha Google Ads?

Pense na estrutura das suas campanhas e nas conversões que cada uma deverá gerar. Tem alguma campanha em que faz sentido aplicar esta nova lógica? Recomendamos que faça uma revisão da(s) sua(s) conta(s) e encontre possíveis pontos de otimização da conversão no Google Ads.

Se quer saber como pode otimizar a sua campanha de Google Ads, inicie uma conversa connosco. Teremos todo o gosto em explorar o assunto consigo:

Quero saber como posso otimizar a minha campanha Google Ads >

 

 

Fontes: Search Engine Land, Google  |  Créditos da imagem: canal de Youtube do Google Ads