Até agora, a totalidade dos resultados apresentados na tab de Compras advinham de campanhas pagas - Google Ads shopping. De acordo com as mais recentes notícias do Google, os resultados desta página passam a conter também resultados orgânicos. Ou seja, vai continuar a ser possível promover campanhas pagas, mas abre-se a possibilidade de vender gratuitamente na plataforma de compras do Google.

listagem-produtos

 

Em plena pandemia de COVID-19, estas são muito boas notícias para o e-commerce. Com o encerramento forçado de muitas lojas físicas, o comércio online teve um crescimento explosivo nos primeiros meses de 2020, surgindo como alternativa para os comerciantes. 

Com isto, esperamos dar às empresas uma medida de alívio e lançar as bases para um ecossistema comercial mais saudável para o futuro.

Bill Ready, Presidente da área de Comércio do Google

 

Quando ficará esta novidade disponível?

Esta novidade foi anunciada no dia 21 de Abril e comunicado que seria implementada ainda este mês para os Estados Unidos e até ao final do ano para os restantes países, o que significa que ainda não sabemos quando será lançada em Portugal.

No dia 24, nos Estados Unidos já existiam pesquisas onde se podiam ver resultados orgânicos e pagos no Google Shopping. 

 

listagem-produtos-us

Fonte: https://twitter.com/glenngabe/status/1253666112627183616

 

O que pode significar esta alteração para a sua loja online?

Com esta mudança, a tab de Compras passa a exibir resultados pagos - no topo e fim da página e resultados orgânicos entre os resultados pagos.

Ou seja, se já fazia campanhas pagas de Shopping, agora poderá ver os seus produtos ganharem ainda mais destaque no Google, uma vez que passarão a ser exibidos nos resultados pagos como nos orgânicos.

Se não fazia qualquer tipo de promoção da sua loja online, irá na mesma sentir uma maior visibilidade dos seus produtos, porque estes passarão a ganhar destaque orgânico.

Nos 2 casos, isto significa que se os produtos têm um maior destaque no Google, aumentando as visitas às páginas de produtos e possibilitando o aumento de vendas online.

 

Quais as vantagens para o utilizador?

Também o utilizador tem benefícios com esta nova listagem de produtos. Para quem procura artigos para comprar, a diversidade da oferta será incomparavelmente maior. Mais lojas e mais produtos passarão a aparecer como resultado das suas pesquisas, o que irá certamente permitir que encontre o produto que procura e de forma mais rápida.

 

Integração simplificada do Google Shopping com outras plataformas de e-commerce

A Google anunciou melhorias na integração da informação com plataformas como Shopify, WooCommerce e BigCommerce, por forma a melhorar a gestão dos inventários e dos produtos. Anunciou, ainda, uma parceria com o Paypal onde o objetivo é que o Google consiga de forma rápida recolher as informações dos vendedores por forma a entregar os melhores resultados de pesquisa  aos utilizadores e ainda facilitar a certificação das empresas como trusted sellers, gerando maior credibilidade e confiança. 

novidades-google-shopping-vai-poder-vender-gratuitamente-no-google

 

Com estas parceria, o Google pretende tornar as vendas online mais acessíveis para todos os negócios, independentemente da sua dimensão, especialmente nesta fase de pandemia que estamos a viver.