São muitos os factores que contribuem para o sucesso de uma Campanha Google Ads Search e a análise dos termos de pesquisa é um desses factores.

Entre as palavras-chave definidas inicialmente e os termos de pesquisa efectivamente usados pelo utilizador, pode haver grandes discrepâncias que importa corrigir. Assim, uma análise frequente dos termos de pesquisa ao longo da Campanha é crucial para se alcançarem os objectivos pretendidos.

 
Termos de Pesquisa VS Palavras-chave

Quando falamos sobre este tema, pode surgir alguma confusão entre o significado de termos de pesquisa e palavras-chave, pelo que é importante clarificar as principais diferenças:

  • Palavras-chave (ou keywords) - palavras ou expressões definidas pela marca para apresentar os anúncios de uma Campanha. Correspondem à forma ideal como se espera que o utilizador procure por algo nos motores de pesquisa. 
  • Termos de pesquisa - palavras, ou expressões, usadas na realidade pelos utilizadores para procurarem, no Google, pelas soluções de que necessitam. 

racao

 

Exemplo: 

A sua marca vende: Ração para Cão.

Na sua campanha utiliza a seguinte palavra-chave: Comprar ração para cão.

Os termos de pesquisa dos utilizadores que accionam o seu anúncio podem ser:

  • Comprar ração para cão adulto ou
  • Comprar ração para gato

 

Qualquer um dos termos pode fazer exibir o seu anúncio se utilizou palavras-chave amplas. Ou seja, se o seu anúncio aparecer a alguém que pesquisou por ração para gato ou outro animal que não o cão, estará a perder oportunidade de negócio mas acima de tudo está a gastar dinheiro sem gerar qualquer retorno porque não vende ração para gatos. 

 

Em qualquer Campanha, uma análise de termos de pesquisa permite adaptar as palavras-chave para entregar os anúncios às pessoas certas e optimizar resultados.   

 

Tipos de palavras-chave

Na criação de uma Campanha Google Ads, são definidas as palavras-chave para exibir os anúncios. Quanto ao seu tipo de correspondência, podemos distinguir 3 tipos principais de palavras-chave:

  • Exactas

Neste caso, para que o anúncio seja exibido, o utilizador tem de pesquisar exactamente pela palavra-chave definida, aceitando-se apenas variações mínimas como: plural/singular, masculino/feminino ou erros ortográficos. 

  • De expressão

Nesta categoria, o anúncio seria apresentado nas mesmas situações da anterior, mas também nos casos de variações, incluindo a inserção de termos antes ou depois, mas nunca no meio da palavra-chave.  

  • Amplas

Neste caso, o anúncio seria mostrado mesmo em casos de variações maiores, como: pesquisas relacionadas, sinónimos e mesmo com palavras entre os termos da palavra-chave originalmente determinada. 

 

Assumindo o mesmo exemplo anterior, mostramos como seria a palavra-chave Comprar ração para cão em cada um dos tipos:

Palavra-Chave Exacta Palavra-Chave de Expressão Palavra-Chave Ampla

Comprar ração para cão

Comprar ração para cães

Comprar ração para cão adulto

loja comprar ração para cão

comida para cão

comida para cachorro

 

Numa Campanha Google Ads, o recurso a palavras-chave amplas ou de expressão vai permitir apresentar os anúncios a um público mais abrangente, porque aceitam uma maior diversidade de termos de pesquisa. No entanto, isto pode atrair pesquisas menos relevantes, o que se traduz num desperdício de recursos.

 

Exibir anúncios em pesquisas não relacionadas com o produto / serviço a promover só traz desvantagens e é uma das principais razões para controlar os termos de pesquisa.

 

Vantagens da análise de termos de pesquisa  

Numa Campanha Google Ads, o objectivo é levar o utilizador a converter mais facilmente, para conseguir uma maior taxa de cliques e mais conversões. Para isso, há que analisar o relatório dos termos de pesquisa: a dashboard onde o Google apresenta os termos de pesquisa e as métricas a eles associadas (número de cliques, número de impressões, custo por clique - CPC, investimento, conversões). 

importancia-analisar-termos-pesquisa-nas-campanhas-google-ads-search-vantagens-da-analise-de-termos-de-pesquisa

 

É aqui que podemos fazer ajustes à campanha, excluindo ou adicionando termos de pesquisa, de modo a ir sempre optimizando os resultados.

Uma análise frequente aos termos de pesquisa, através deste relatório, vai permitir:

  • Excluir termos de pesquisas não relevantes e não relacionados com a sua oferta;
  • Perceber o que a buyer persona está a pesquisar, a fim de identificar os termos de pesquisa com maior potencial; 
  • Ajustar as palavras-chave inicialmente definidas, ou seja:
    • adicionar novas palavras-chave com base nos termos de pesquisa identificados com potencial;
    • remover palavras-chave por apenas gerarem tráfego não qualificado;
  • Construir novas Landing Pages com base nos termos de pesquisa mais populares para aumentar a qualidade da sua campanha e obter custos mais baixos.

 

sugestao-blog-made2web Saiba como analisar os termos de pesquisa no nosso artigo de blog: Guia Google™ AdWords - Como analisar as Palavras-Chave.

 

Conclusão

Com uma avaliação frequente dos dados do relatório dos termos de pesquisa da Campanha, vai conseguir melhorar resultados, tanto na taxa de cliques como em conversões. Por outro lado, vai também reduzir custos, uma vez que estará a diminuir o custo por clique e por conversão.

Para conseguir atingir os seus objectivos em cada Campanha Google Ads Search é necessário alinhar ao máximo as palavras-chave com os termos de pesquisa utilizados por quem procura pelos seus produtos ou serviços. 

Quero optimizar a minha Campanha de Google Ads Search >