Margarida Félix 15 minutos de leitura
Artigo revisto e atualizado a 25 de Maio de 2020.
Criar uma campanha Google Ads (antigo AdWords) é um processo estimulante e, quando o objetivo é potenciar os seus resultados, existe um conjunto de boas práticas que tem obrigatoriamente de seguir.
Com artigo ficará a conhecer os 6 passos que deve dar para criar uma campanha Google Ads mais lucrativa!
Para conseguir aproveitar ao máximo as vantagens do Google Ads é preciso estar atento ao seu poder. Quando devidamente configurada, esta é uma das melhores ferramentas para encontrar novos clientes e aumentar as vendas da sua empresa.
Caso contrário, se a estratégia e estrutura das campanhas forem mal aplicadas, para além de não conseguir o retorno de investimento que deseja, estas tornam-se um custo para o seu negócio.
Para assegurar uma boa configuração e gestão de campanhas Google Ads sugerimos que comece por se apoiar numa checklist. Pense como se estivesse a preparar um bolo a partir de uma receita.
É necessária uma lista de ingredientes e uma descrição sequencial do modo de preparação. Imagine o que poderá acontecer se tentar alterar parte da receita…
Com o Google Ads acontece exatamente a mesma coisa!
Prepare-se para conhecer os passos-chave para criar uma campanha de sucesso a partir do zero:
Passo 1: Analise as pesquisas realizadas pelos utilizadores
Como primeiro passo devemos avaliar se os clientes pesquisam sobre os seus produtos ou serviços no Google. Se não o fizerem, a campanha Google Ads na rede de pesquisa não vai resultar bem para o seu negócio.
Para fazer essa avaliação deve utilizar a ferramenta de sugestão de palavras-chave do Google - Keyword Planner:
Aqui, comece por analisar as palavras-chave que acredita que os seus potenciais clientes irão pesquisar e defina o país e o idioma onde pretende anunciar. Desta forma, o Google irá mostrar-lhe outras palavras semelhantes e relevantes para o seu negócio.
Depois basta analisar o número de pesquisas, o valor e a competitividade de cada uma delas. Todas estas informações serão úteis para determinar em que palavras-chave deve apostar na sua campanha.
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O que deve considerar na análise dos dados do Keyword Planner?
- A concorrência irá indicar-lhe o quão competitiva é cada palavra-chave;
- As pesquisas médias mensais irão apresentar o número de pesquisas mensal para o país ou região que escolheu inicialmente;
- O CPC irá representar o custo de clique médio por cada palavra-chave.
Estas vertentes em conjunto irão ajudar a analisar as oportunidades de palavras-chave para a sua campanha.
Após a análise dos resultados, deverá colocar três perguntas a si mesmo, antes de tomar a decisão de apostar em determinadas palavra-chave:
1. A palavra-chave é pesquisada no Google?
Se não estiver indicado nenhum volume de pesquisa, quer dizer que ninguém está a pesquisar essa palavra na rede de pesquisa Google.
2. Os utilizadores que pesquisam esta palavra-chave estarão aptos a comprar o seu produto ou serviço? Ou será que estão a fazer a pesquisa sem intenção de realizar uma compra?
Noutras palavras, pense na intenção da palavra-chave! Claramente, deve optar pelas palavras que demonstram intenção de compra, de forma a captar as pessoas que estão preparadas para comprar o seu produto ou serviço.
3. Deve anunciar para esta palavra-chave?
Não deve utilizar todas as palavras-chave sugeridas pelo Google, algumas delas apesar de levarem utilizadores ao seu website não lhe vão dar os resultados pretendidos, como vendas ou contactos.
Veremos de seguida como pode fazer esta avaliação.
Passo 2: Saiba quanto deve investir em Google Ads com base nas palavras-chave
Faça algumas contas. É melhor fazer uma análise agora em vez de investir o seu tempo e dinheiro em algo que pode não resultar bem para o seu negócio no futuro:
- Faça o cálculo do custo por clique máximo (Max CPC) que está disposto a pagar por cada palavra-chave;
- Compare o seu CPC máximo com o CPC estimado para cada um dos resultados do Keyword Planner.
Por exemplo, se o seu CPC máximo é 0,80€ e o CPC estimado para aquela palavra-chave é de 0,50€, então esta será uma oportunidade para conseguir bons resultados com a palavra-chave em questão.
Lembre-se: O seu CPC máximo deve ter por base a taxa de conversão do seu website, o seu ganho com cada cliente e a sua margem de lucro.
Se não tem conhecimento sobre estes valores deve estimá-los ou investir num acompanhamento profissional de uma Agência de Marketing Digital.
Quero falar com uma Agência Google Partner >
Para os estimar, pode utilizar a seguinte fórmula para o cálculo do CPC máximo:
CPC máximo = (Ganho por cliente) x (1 - Margem de lucro) x (Taxa de conversão do website)
Por exemplo, supondo que:
- A sua média de ganho por cliente é 500€;
- Em 1.000 visitas no website consegue converter 10 clientes (o que significa que tem uma taxa de conversão no seu website de 1%);
- A sua margem de lucro é 30%.
Então, deveria calcular o seu CPC máximo da seguinte forma:
CPC Máximo = 500€ x (1 - 0,30) x 1% = 3,50€
Mais uma vez salientamos que o seu CPC máximo deve estar próximo do CPC estimado no Keyword Planner.
Se o seu CPC máximo for 3,50€ e o CPC estimado por esta ferramenta do Google for 10€, é necessário que melhore os seus ganhos por cliente ou taxa de conversão no seu website para alcançar a capacidade de investir nesta palavra-chave, caso contrário poderá prejudicar gravemente o orçamento e, consequentemente, os resultados da sua campanha.
Passo 3: Defina a sua Unique Selling Proposition (USP)
A sua USP, ou unique selling proposition, é aquilo que diferencia o seu negócio dos seus concorrentes e dá razões aos seus potenciais clientes para escolherem comprar na sua empresa.
Por outras palavras, a sua USP responde à questão: “Porque devo escolher fazer um negócio com esta empresa, em oposição a todas as outras do mesmo ramo, ou inclusive não fazer negócio algum?”
Quando pensamos no Google Ads, existem 3 importantes razões para criar uma forte USP:
1. Gera mais tráfego de potenciais clientes, por encorajar mais cliques nos seus anúncios, e afasta as leads indesejadas, prevenindo cliques desnecessários.
2. Vai fazer disparar as suas vendas! Não só aumentará o tráfego no seu website como irá conseguir converter um maior número de visitantes em clientes.
3. Se existirem boas razões para comprar produtos e/ou serviços à sua empresa, a comparação de preços com a concorrência torna-se um ponto menos valorizado pelos potenciais clientes e, a médio/longo prazo poderá aumentar os preços dos seus produtos ou serviços sem prejudicar as suas vendas.
Posto isto, uma boa USP é um ingrediente-chave para o sucesso da sua campanha.
Descubra como criar uma boa unique selling proposition!
Comece por focar-se nas forças do seu negócio. Em que é que a sua empresa é melhor do que os concorrentes?
Fale com os seus clientes e ouça o que eles têm para dizer sobre o seu negócio. Uma boa USP é baseada nos insights dos clientes, por isso pergunte-lhes:
1. Porque é que escolheram comprar na sua marca?
2. Quais os pontos menos positivos sobre a sua empresa e processo de compra?
3. Quais os produtos ou serviços que gostariam de ver adicionados à sua oferta comercial?
Em seguida, continue a definição da USP através da análise dos seus concorrentes e procure oportunidades no mercado. Tenha em conta que o mais importante na definição da Unique selling proposition é que esta seja Única!
Analise os anúncios dos seus concorrentes, os seus websites e materiais que utilizam para Marketing. Organize toda a informação que conseguir juntar e encontre a oportunidade certa para o seu negócio!
Para começar, deixamos-lhe um exemplo do USP da Domino’s Pizza:
“Garantimos a entrega da sua pizza em 30 minutos!”
Esta é uma das USP escolhidas pela marca e uma das bases do seu negócio. O foco para esta USP está naquilo que os seus clientes mais valorizam: a rapidez e entregas no tempo previsto. Aqui não são feitas menções à qualidade dos ingredientes nem ao baixo preço dos seus produtos.
Passo 4: Tenha uma oferta irresistível
- O que é que pode anunciar no Google Ads que vá fazer com que os seus utilizadores não resistam a comprar no seu website?
- Como é que pode fazer com que o seu anúncio se destaque de todos os outros?
A resposta a estas perguntas está na sua oferta! Deve apresentar algo que seja irresistível para os seus potenciais clientes, seguindo estes 4 passos:
1. Apresente algo valioso:
O seu produto ou serviço deve valer mais do que o seu preço. Defina os aspetos em que o seu produto/serviço é vantajoso para os seus consumidores.
2. Assegure a credibilidade do negócio:
Quando faz uma oferta que parece demasiado boa para ser verdade, os seus potenciais clientes vão adotar uma postura mais cética. Deve apresentar uma razão credível para comprar a sua oferta.
3. Assegure o risco reduzido para o cliente:
Os consumidores ainda resistem a fazer compras online. Uma das formas para minimizar esta resistência é assegurar por exemplo a devolução do dinheiro em caso de insatisfação.
Esta tática põe todos os riscos do lado da sua empresa, que obrigatoriamente tem de prestar um serviço de qualidade para evitar devolver o dinheiro ao cliente insatisfeito.
4. Defina um Call-to-action:
Se quer que o seu potencial cliente pegue no telemóvel e ligue para si, faça com que seja claro que a sua empresa está a aguardar a sua chamada.
Não arrisque ter os seus potenciais clientes a procurar no seu website informações de contacto. Use um Call-to-action forte e apelativo para guiar os consumidores.
Passo 5: Crie os anúncios mais atraentes
A publicidade na rede de pesquisa do Google é apenas paga quando alguém clica nos seus anúncios. Posto isto, existem 2 objetivos muito importantes que deve ter em atenção:
1. Atrair potenciais clientes a clicarem nos seus anúncios em vez de clicarem nos anúncios dos seus concorrentes;
2. Afastar utilizadores pouco qualificados para a sua campanha de forma a não gastar o seu orçamento com cliques que não se traduzem em resultados.
Tudo isto significa mais tráfego para o seu website, mais vendas e menos desperdício de orçamento com tráfego não qualificado, o que potencia bons resultados para a sua campanha.
Na hora de criar a sua campanha é também muito importante definir anúncios que assegurem uma boa taxa de cliques. Desta forma irá potenciar o Quality Score atribuído ao seu anúncio e, consequentemente, baixar o CPC das suas palavras-chave.
Bons anúncios podem baixar os custos da sua campanha enquanto que anúncios com resultados menos positivos tendem a aumentá-los.
Neste passo, tudo o que fizemos anteriormente é importante porque vai ajudar a criar anúncios mais completos e atrativos para os seus potenciais clientes.
Para a criação de anúncios de texto na rede de pesquisa do Google deve ter em conta 4 componentes:
1. O Título 1 de um anúncio Google Ads
Este 1º componente é o mais importante porque representa o primeiro contacto que os seus potenciais clientes têm com o seu anúncio.
Para conseguir envolver os consumidores com o seu anúncio deve:
- Incluir, sempre que possível, a sua palavra-chave neste primeiro título, assegurando que os potenciais clientes encontram respostas exatas para aquilo que pesquisaram.
- Fazer uma pergunta logo no primeiro título. Por exemplo, se a palavra-chave associada a determinado anúncio é “Agência de Marketing Digital em Lisboa”, então um título do género “Procura uma Agência de Marketing Digital em Lisboa?” é com certeza muito atrativo para o utilizador que realizou a pesquisa.
- Usar até 30 caracteres. Faça com que cada letra conte e transmita uma mensagem simples e clara aos utilizadores.
Para além de ser o primeiro contacto e por isso muito relevante, o Google destaca o texto deste primeiro título em detrimento dos restantes componentes do anúncio.
2. O Título 2 e 3 de um anúncio Google Ads
O segundo e terceiros títulos são um complemento ao primeiro e têm como função apresentar alguns pontos-chave que vão potenciar os cliques no seu anúncio. Mantenha o mesmo tipo de linguagem que utilizou no título 1 e aproveite para apresentar um CTA ou a sua USP.
Para estes componentes e na mesma medida que para o título 1, o Google permite a utilização de 30 caracteres.
3. As Descrições de um anúncio Google Ads
Nas descrições do anúncio Google Ads tem disponível até 90 caracteres que pode utilizar para:
- Apresentar os benefícios do seu produto ou serviço;
- Identificar a sua USP;
- Descrever a sua oferta.
4. Display URL num anúncio Google Ads
A componente Display URL tem como objetivo identificar a página para onde quer enviar os utilizadores que clicam no seu anúncio e consiste na combinação entre o URL Final e os Path:
- URL Final - Representa o domínio da Landing Page onde os seus potenciais clientes vão parar quando clicam no seu anúncio;
- Path - Palavras ou expressões, até 15 caracteres cada, que podem ser adicionadas no final do URL para clarificar acerca do caminho que o utilizador vai percorrer ao clicar no seu anúncio.
Veja alguns exemplos de Display URL para perceber melhor qual o resultado final da utilização do URL Final juntamente com os Path:
- www.made2web.com/campanhas/google-ads
- www.made2web.com/campanhas/redes-sociais
- www.made2web.com/contactos
Para além disto, aposte também na criação de extensões de anúncio e aumente o seu potencial!
Passo 6: Assegure Landing Pages coerentes e de qualidade
Neste passo, o seu potencial cliente já pesquisou pelo seu produto ou serviço, encontrou o seu anúncio Google Ads e muitos outros de empresas concorrentes. Se clicou no seu anúncio, o consumidor foi parar, por exemplo, à homepage do seu website.
A pergunta que colocamos é: será a homepage uma boa página de destino para um anúncio Google Ads?
A resposta a esta pergunta é depende! A sua homepage pode não ser a página indicada para receber um potencial cliente que clicou no seu anúncio.
E porquê?
A homepage é o local de introdução e de resumo do seu website, o que faz com que esta página nunca seja 100% relevante para os utilizadores que a ela chegam a partir do seu anúncio, a não ser que a sua campanha seja de Branding. Ou seja, a escolha da sua página de destino deverá depender do objetivo da sua campanha.
Se o seu objetivo for conversões deverá criar uma Landing Page dedicada à campanha que consiga corresponder à palavra-chave pesquisada e à promessa que fez nos seus anúncios. Aqui, o que pretende é criar um processo de compra/registo curto e eficaz para que o seu potencial cliente siga o caminho correto de forma imediata e isto passa por entrar na página certa do seu website.
2 pontos essenciais que tornam uma Landing page eficaz!
1. O título da Landing Page
Mais uma vez, a componente mais importante de uma Landing Page é o seu título, porque é a primeira mensagem que o utilizador lê quando abre a página. Por esta razão, o seu título deve chamar a atenção, fazer menção à promessa do anúncio e motivar o seu potencial cliente a continuar a ler a restante informação.
2. O conteúdo da Landing Page
O copy da sua Landing Page deve ser relevante para a palavra-chave e para a mensagem do anúncio. Se o utilizador clicou no seu anúncio é porque está interessado na informação que este comprometeu a entregar. Assim deve incluir no conteúdo da página o seguinte:
- A USP;
- Os benefícios do seu produto ou serviço;
- Os detalhes sobre a oferta irresistível que tem para oferecer;
- Alguns testemunhos que credibilizem o seu negócio;
- Um CTA forte e eficaz.
Agora está tudo a postos para criar a sua campanha Google Ads!
Com estes 6 passos já pode começar a criar a sua campanha de Google Ads.
Lembre-se: Foque-se nas palavras-chave e respetivos CPC, nas taxas de cliques dos seus anúncios e nas conversões da sua Landing Page.
Se seguir os 6 passos apresentados no processo de preparação da sua campanha estará no bom caminho para conseguir criar uma campanha Google de sucesso e com muito bons resultados!
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Categoria: Google Ads