Nota: Este conteúdo faz parte do Guia de Redes Sociais Pagas que foi dividido em 7 partes e que irão sair periodicamente no Blog da Made2Web.

Investir em Campanhas Pagas nas Redes Sociais permite, de um modo geral, aumentar a brand awareness da sua marca através do alcance de um elevado número de potenciais clientes. Para além disso, pode ajudar a potenciar os seus objectivos - mais vendas, mais clientes, maior confiança na marca.

Este tipo de estratégia consiste basicamente em apresentar os seus anúncios nas Redes Sociais onde o seu público-alvo se encontra.

Uma vez que, cada plataforma de Social Media tem características próprias, é importante escolher criteriosamente aquelas que mais se adequam ao seu negócio e à identidade da sua marca. 

Assumir uma presença forte e consistente no digital tornou-se quase obrigatório para as empresas e investir em Campanhas Pagas é, cada vez mais, o caminho a seguir, principalmente depois de plataformas como o Facebook terem diminuído o alcance orgânico das publicações das páginas de empresas.

Hoje em dia, se não tiver uma comunidade grande nas suas Redes Sociais, as suas publicações orgânicas não serão visíveis por quase ninguém. Assim, se quiser ter destaque terá de investir em Campanhas Pagas.

 O Facebook continua a ser a plataforma de Social Media preferida pelos portugueses. Entre os utilizadores de Redes Sociais em Portugal, 95.3% têm conta no Facebook.

Fonte: Marktest 2019

 

4 motivos para apostar em campanhas pagas nas Redes Sociais

1. Alcance os seus objectivos

Um investimento em Campanhas Pagas nas Redes Sociais deve ter como base os seus objectivos, só assim saberá se o seu investimento está a trazer retorno.  Os seus objectivos das Campanhas poderão ser, por exemplo: 

  • Aumento de Awareness da marca;
  • % de Aumento da comunidade;
  • %  de Aumento de Vendas;
  • %  de Aumento de Contactos.

2. Divulgue a sua marca

Independentemente da plataforma escolhida ou da dimensão do investimento que queira fazer, as Campanhas Pagas ajudam a divulgar a sua marca e aumentar o seu alcance nas plataformas sociais. Para além disso, a sua concorrência, muito provavelmente, também o faz, portanto não deve ficar para trás! 

3. Alcance a sua Buyer Persona

Quanto mais específica for a segmentação das suas Campanhas, melhor será o posicionamento dos seus anúncios, ou seja, terá uma maior garantia de que está a impactar o público-alvo certo. 

Uma aposta em Campanhas Pagas nas Redes Sociais vai permitir direccionar conteúdos para a sua Buyer Persona, o que vai resultar em mais objectivos alcançados.

4. Tenha um bom custo-benefício

As campanhas de Redes Sociais são, por norma, muito baratas, ou seja, o valor pago para alcançar um utilizador é muito baixo e por isso pode chegar ao seu público-alvo com um investimento reduzido.


devo-investir-em-campanhas-pagas-nas-redes-sociais-em-quais-e-porque

 

Campanhas Pagas – Uma extensão das Redes Sociais Orgânicas

Ao longo dos últimos anos, tem-se verificado um significativo decréscimo no alcance das publicações orgânicas das marcas, muito devido à alteração dos algoritmos das plataformas. Estima-se que, neste momento, o alcance médio de publicações não patrocinadas, em Facebook, por exemplo, ronde os 2%, quando já chegou a ser, em média, 16%.

Investir em Campanhas Pagas nas Redes Sociais vai ajudar a potenciar os seus resultados orgânicos. 

O lado positivo é que não precisará de investir mais tempo na produção de conteúdos: pode promover os seus conteúdos orgânicos! A diferença vai estar no alcance, porque, ao investir em publicações patrocinadas, vai alcançar sempre mais do que apenas uma percentagem dos seguidores da sua marca. 

Assim, as Campanhas Pagas devem ser encaradas como um complemento à sua gestão orgânica de Redes Sociais e a definição de uma estratégia de Redes Sociais deve contemplar o orgânico e o pago. 

 

Em que Redes Sociais devo apostar?

A resposta mais correta que podemos dar a esta pergunta é: depende! 

Aqui, não existem respostas exatas. Cada Rede Social é diferente e eleger a mais adequada é uma decisão dinâmica: o que faz sentido hoje, pode não fazer amanhã.  

  • Linkedin: Foca-se mais em conteúdo institucional e no networking;
  • Facebook: A comunicação baseia-se na partilha e nas relações entre os utilizadores. 
  • Instagram: Privilegia conteúdo do dia a dia, do momento, em formato de imagem estática, gifs e em vídeo.

Para decidir qual a melhor Rede para o seu negócio deve ter em consideração alguns pontos essenciais, tais como:

1. Quais os objectivos que pretende atingir?


Os seus objectivos são determinantes para a escolha da rede. É preciso ter em consideração o comportamento dos utilizadores em cada rede para perceber se o seu objectivo é alcançável.

No Instagram poderá ser uma rede mais fácil de ganhar awareness da sua marca, porque é uma rede onde os utilizadores despendem bastante tempo e gostam de ver o que as marcas fazem no dia a dia, mas mais difícil de levar utilizadores ao website quando comparado com Facebook e LinkedIn.

2. Quem é a sua Buyer Persona e em que redes sociais se encontra?

Definir e acompanhar os interesses da sua Buyer Persona vai fazer a diferença entre conseguir um alcance geral ou específico entre aqueles que são os seus clientes ideais. É nas plataformas mais frequentadas pela sua Buyer Persona que deve marcar presença através das Campanhas Pagas. 

3. Qual o orçamento que pretende investir? 

Entre as diferentes características das Redes Sociais, o custo de uma Campanha Paga em cada uma delas pode ser determinante para a escolha das empresas. Investir em publicidade no Linkedin, por exemplo, é muito mais dispendioso do que no Instagram ou no Facebook. Desse modo, se tiver um orçamento limitado e verificar que o seu público-alvo está no Facebook e no Linkedin, poderá optar pelo Facebook, numa fase inicial até começar a gerar retorno do investimento e ter orçamento suficiente para apostar nas 2 redes.

00-devo-investir-em-campanhas-pagas-nas-redes-sociais-em-quais-e-porque-gif

 

Analisemos 2 exemplos:

  • Empresa de Software: Independentemente do objectivo, a melhor aposta será o LinkedIn porque é onde o seu público-alvo se encontra. É a rede onde conseguimos fazer uma melhor segmentação pelo público-alvo a alcançar;
  • Clínica Médica: Se pretende ganhar awareness e engagement, o Instagram poderá ser uma boa solução, onde podemos partilhar o dia a dia da clínica ou promover vídeos de tratamentos ou de Faqs. Se pretendemos gerar tráfego ao website e marcações de consultas então o Facebook será uma melhor aposta.

 

Em resumo

Face ao gradual decréscimo em termos de alcance, a gestão orgânica das Redes Sociais das empresas deve ser completada com uma estratégia de Campanhas Pagas. Esta deve ser definida com base nos objectivos traçados, nas características e comportamentos da sua Buyer Persona e no orçamento disponível. 

Depois de eleitas as Redes Sociais mais apropriadas às suas necessidades em cada momento, pode começar a desenvolver as suas Campanhas Pagas em cada uma delas.

 

Quero apostar em Campanhas nas Redes Sociais >