Nota: Este conteúdo faz parte do Guia de Redes Sociais Orgânicas que foi dividido em 6 partes e que irão sair periodicamente no Blog da Made2Web.

Para uma gestão eficiente das Redes Sociais de qualquer empresa a monitorização da concorrência é algo que deve ser tido em conta. No entanto, este acompanhamento deve ser baseado nos objetivos certos: orientar e agilizar as suas ações com vista a uma melhoria em termos de resultados. Por outro lado é importante que não ocupe demasiado do seu tempo nem da sua atenção.  

Monitorizar a concorrência é importante, mas não nos devemos nem podemos deixar consumir por isso.

Monitorizar as ações da concorrência nas Redes Sociais pode ser de extrema utilidade para otimizar processos e, assim, poupar tempo e dinheiro. 

 

Sabe quem é a sua concorrência? 

Uma definição simples de concorrência pode traduzir-se em marcas, ou empresas, com uma dimensão e experiência equivalentes à sua e que atuem na mesma área de negócio. 

No entanto, poderá ir mais longe nesta identificação e distinguir entre: 

guia-de-redes-sociais-5-como-monitorizar-a-minha-concorrencia

Esta última corresponde geralmente a empresas de maior dimensão ou mais experientes na sua área de atuação e como maior reconhecimento. O forte posicionamento no mercado destas marcas pode servir-lhe de fonte de inspiração, marcando o lugar ao qual gostaria de ascender no futuro.    

 

Porque que monitorizar a sua concorrência é importante?

Na maior parte dos casos uma forte presença nas redes sociais é um elemento crítico na estratégia de marketing digital dos negócios.

Assim, conhecer a concorrência e compreender como a mesma atua oferece-nos uma visão de onde e como nos posicionamos relativamente à mesma. Permite-nos formular uma estratégia mais completa e tomar decisões informadas, descobrir ameaças ao nosso negócio e falhas na nossa atual estratégia de social media tendo assim a oportunidade de a reformular e melhorar.

 

Quero monitorizar a minha Concorrência >


3 Passos para monitorizar a sua concorrência nas Redes Sociais de forma eficaz

000-guia-de-redes-sociais-5-como-monitorizar-a-minha-concorrencia

1. Determine quem é a sua concorrência

O primeiro passo desta monitorização é perceber quem são os seus concorrentes.

Assim, para esta análise é importante pesquisar pelas palavras-chave core do seu negócio e perceber quem aparece nos resultados de pesquisa e se faz sentido monitorizá-los. Procure  também descobrir que negócios semelhantes ao seu a sua audiência segue e interage nas redes sociais e após os analisar se faz sentido incluí-los na sua lista.

Após estes passos, de forma a ser possível fazer uma boa monitorização da concorrência e não sentir que esta ação lhe está a consumir mais tempo do que o suposto, é importante afunilar este levantamento geral a um top 5 e a partir daqui avançar com a sua análise.

 

2. Perceba como a concorrência trabalha as Redes Sociais e os seus resultados

É essencial saber em que Redes Sociais atuam as empresas concorrentes. Depois, deve averiguar porque as escolheram e de que forma as utilizam: 

  • Que tipo de conteúdos partilham? 
  • Com que periodicidade publicam? 
  • A quem se dirigem?
  • Que parcerias criaram?

Assim consegue avaliar e decidir quais as Redes Sociais onde é mais vantajoso estar presente e investir. Pode até descobrir desta forma novos públicos ou nichos de mercado.

Depois de perceber a forma como a sua concorrência trabalha as Redes Sociais avalie os resultados que obtiveram. Deve avaliar a interação gerada de acordo com as métricas mais importantes para si (número de gostos / seguidores, número de comentários, partilhas, etc.) Assim, poderá ter uma ideia mais clara daquilo que funciona melhor ou pior e apostar em ações mais eficazes.    

Por fim, perceba qual a imagem projetada pela sua concorrência, ou seja, 

  • Identificar parcerias e menções de outras marcas e os respetivos impactos;
  • Perceber o feedback do público relativamente a cada ação;

Estes dados devem servir de base à atuação da sua empresa e à forma como comunica nas suas Redes Sociais. 

 

3. Escolha a melhor ferramenta de análise

Deve avaliar as ferramentas disponíveis no mercado para ajudar nesta monitorização. Dependendo dos seus objetivos existe uma grande diversidade de ferramentas disponíveis (gratuitas e pagas) que pode utilizar, focadas numa rede social ou em várias consoante as redes onde está presente.

Por exemplo, o Facebook disponibiliza uma ferramenta gratuita que sugere páginas para monitorizar e onde compara os likes na página, as publicações e o número de interações - reações, comentários e partilhas das publicações. Dessa forma, pode ir acompanhando em tempo real as ações de outras páginas equivalentes à sua performance.

Ou então pode optar por ferramentas pagas como BuzzSumo, o Hootsuite Streams e o Brandwatch que permitem obter uma análise mais profunda e automatizada.

 

concorrencia-1

Fonte: Facebook

sugestao-blog-made2web  Não perca o foco!

A monitorização da sua concorrência é importante, mas não deve ocupar excessivamente a sua atenção. Esse acompanhamento nunca deve ter como objetivo fazer igual ou copiar procedimentos. O seu foco deve estar precisamente em avaliar dados para fazer diferente e conseguir mais e melhor!  

A monitorização da sua concorrência vai permitir-lhe estar um passo à frente e ajudar a que a sua marca se torne mais inovadora na gestão online das suas Redes Sociais.

 

Quero monitorizar a minha Concorrência >