Artigo revisto e atualizado a 27 de agosto de 2021.

Se está a iniciar-se no Google Ads ou a planear lançar uma nova campanha vai deparar-se com o vasto número de funcionalidades que esta plataforma disponibiliza.

Algumas delas, quando mal utilizadas, podem baixar o retorno (ROI) das suas campanhas e fazer com que perca dinheiro.

Quero saber mais sobre Google Ads >

 

Posto isto, é muito importante que conheça os 10 erros mais comuns na criação e gestão de campanhas Google Ads que não pode MESMO cometer:

 

Erro 1: Não ter um objetivo de campanha definido

Antes de criar qualquer campanha de Google Ads é necessário que defina qual o objetivo que pretende alcançar. Sem um objetivo definido nunca conseguirá alcançar bons resultados e ficará perdido sem saber o caminho que deve seguir para otimizar a sua campanha.

 

definir-objetivos-analytics.jpg

 

Mesmo que tenha uma campanha já ativa, pode alterar o seu objetivo, no entanto projete tudo o que pretende alcançar, para assegurar que muda de rumo para o caminho certo!

 

Erro 2: Escolher palavras-chave erradas

Este erro é muito comum!

A maioria dos anunciantes aposta em palavras-chave com um grande volume de pesquisa mensal que acabam rapidamente com o orçamento e trazem poucas conversões.

 

pesquisar-novas-palavras-chave-google-adwords

 

O ideal é começar com palavras-chave mais específicas e longas - Long tail - que, para além de terem um custo por clique mais baixo do que as palavras-chave genéricas - head tail -, conseguem atingir um público mais segmentado e potenciar os resultados.

A ferramenta Keyword Planner é uma ótima forma de encontrar as palavras-chave que fazem sentido para a sua campanha!

Pesquise as palavras-chave que pretende utilizar, faça a análise do seu volume de pesquisa mensal e assegure-se que escolhe as palavras-chave certas para a sua campanha.

 

Erro 3: Utilizar listas de palavras-chave demasiado extensas

Campanhas Google Ads com grandes listas de palavras-chave não são uma boa aposta! Escolha com cuidado as palavras-chave em que pretende investir na sua campanha.

 

É mais benéfico para as empresas investir em palavras chave long tail, do que em listas com muitas palavras que não garantem resultados diretos.

 

guia-palavras-chave-

 

Quando a sua campanha já estiver ativa, avalie os termos de pesquisa dos utilizadores e otimize as suas palavras-chave adicionando os termos que façam sentido para a sua campanha.

Caso contrário, quando existem termos de pesquisa não relacionados com a sua campanha ou negócio, adicione-os como palavras-chave negativas à sua campanha.

Com esta estratégia consegue garantir que os seus anúncios aparecem associados a pesquisas com termos relevantes, assegurando que alcança os seus potenciais clientes, sem desperdiçar orçamento.

 

Erro 4: Não usar a marca como palavra-chave

Para conseguir alcançar um maior número de conversões é necessário trabalhar a sua marca como uma palavra-chave da sua campanha.

 

Quando aposta nesta estratégia está a promover a sua marca e a prevenir que a concorrência a utilize e alcance os seus clientes.

 

Existem algumas razões válidas para não querer investir na sua marca como palavra-chave, como por exemplo:

  • Ter o objetivo de alcançar o primeiro lugar nos resultados de pesquisa orgânicos;
  • Ter um orçamento limitado;
  • A sua marca representar uma palavra-chave com baixo volume de pesquisas mensal.

Apesar disto, esta é a forma mais fácil de conseguir alcançar altos níveis de qualidade dos anúncios e assim aumentar os níveis de qualidade da sua conta em geral.

Posto isto, apostar na sua marca como palavra-chave vai ajudar a dominar a primeira página dos resultados de pesquisa no Google, o que é uma ótima vantagem na construção de brand awareness e reputação para a sua marca.

 

Erro 5: Uma campanha para diferentes produtos ou serviços

É bastante comum as empresas que fazem publicidade no Google Ads criarem apenas uma campanha para muitas palavras-chave, por vezes organizadas só num grupo de anúncio.

Este tipo de estrutura é bastante diminuta, uma vez que não permite a criação de anúncios direcionados às palavras-chave, o que vai resultar em anúncios com baixos índices de qualidade.

 

campanhas-adwords-desorganizadas.jpg

 

Para além de não potenciar os resultados, este tipo de estrutura é penalizada pelo Google na medida em que aumenta o valor por clique, esgotando mais rapidamente o orçamento da sua campanha.

 

sugestao-blog-made2web Sugestão: Criar várias campanhas para diferentes produtos ou serviços é a chave para uma melhor gestão do seu orçamento e para alcançar maiores índices de qualidade com os seus anúncios.

Desta forma pode alocar diferentes orçamentos às diferentes campanhas, de acordo com o que pretende investir em cada produto ou serviço e pagar mais ou menos por uma palavra-chave dependendo das necessidades do seu negócio.

 

Erro 6: Não ter uma Landing Page dedicada à sua campanha

Conduzir o tráfego proveniente das suas campanhas para a homepage do seu website é outro erro muito comum.

A homepage é ótima para apresentar o seu negócio e os seus produtos ou serviços, no entanto uma Landing Page criada a pensar na sua campanha é muito mais eficiente.

 

invista-numa-landing-page

 

Criar uma Landing Page com base nos objetivos da sua campanha vai maximizar a sua taxa de conversão e, consequentemente, o seu ROI.

 

Posto isto, aposte em criar diferentes Landing Pages a pensar nos diferentes grupos de palavras-chave da sua campanha e assegure uma comunicação mais coerente com a pesquisa do seu potencial cliente.

 

sugestao-blog-made2web Lembre-se: Aproximar o conteúdo da Landing Page da sua campanha às palavras-chave é uma boa estratégia para otimizar a experiência dos utilizadores na página de destino e, consequentemente, aumentar o índice de qualidade dos seus anúncios, o que diminui o custo por clique.

 

Erro 7: Desvalorizar a experiência na Landing Page

É muito importante que se faça a análise da experiência que os utilizadores têm no seu website e nas Landing Pages associadas às suas campanhas.

 

Assegure-se de que as suas Landing Pages são atrativas e contêm informações claras e relevantes para as pesquisas dos utilizadores.

 

Comece por utilizar templates de Landing Pages com altas taxas de conversão e adapte ao seu negócio e ao conteúdo que tem para apresentar.

 

Erro 8: Análise pouco regular da conta de anúncios

Outro erro bastante comum entre os anunciantes em Google Ads é descurar o acompanhamento regular das campanhas.

A solução para não cometer este erro passa por definir um planeamento semanal que assegure o acompanhamento regular da sua campanha e analisa as diferentes vertentes necessárias para a otimização dos resultados. Para assegurar bons resultados é necessário que seja feita a monitorização e acompanhamento regular da evolução dos resultados.

 

Erro 9: Analisar os resultados apenas no fim da campanha

Analisar os resultados apenas no fim da campanha impossibilita a sua otimização e faz com que não sejam aproveitadas as oportunidades do mercado.

Certifique-se que acompanha a sua campanha durante todo o período e faça as otimizações necessárias para potenciar os seus resultados.

 

Erro 10: Má monitorização das conversões

O último erro cometido pelos anunciantes nesta plataforma do Google que apresentamos neste artigo é a má monitorização das conversões.

Não apostar na análise e acompanhamento dos resultados ao longo do tempo, para além de dificultar a avaliação do sucesso e impossibilitar a otimização da campanha que está a correr, não permite a melhoria em campanhas futuras.

 

analisar-campanhas-adwords.jpg

 

Para evitar este erro e conseguir avaliar os resultados gerados por cada uma das suas campanhas configure a funcionalidade “Conversion Tracking”.

Esta funcionalidade do Google Ads possibilita a análise das conversões dos utilizadores que interagem com os anúncios da sua campanha, oferecendo uma visão mais definida sobre os resultados que a sua campanha está a trazer para o seu negócio.

 

Evite estes erros e aumente os resultados da sua campanha de Google Ads!

Ter uma campanha com bons resultados não tem grandes segredos, no entanto existem uma série de estratégias que pode utilizar para maximizar os seus resultados.

Não se esqueça que não pode abandonar a sua conta de anúncios depois de lançar a campanha. Acompanhe todo o período da campanha e faça uma análise regular dos resultados.

Comece a criação da sua campanha com a definição de objetivos claros e bem definidos, encontre as palavras-chave indicadas para a sua campanha e para o seu negócio, sem esquecer de utilizar a sua marca como palavra-chave, e vá avaliando constantemente quais as hipóteses de otimização da sua campanha.

 

campanhas-adwords-template-cta

 

Crie uma Landing Page atrativa e de fácil navegação para cada campanha ou para cada grupo de anúncios e invista em copy relevante e esclarecedor para cativar os seus visitantes e potenciar as conversões.

Em caso de dúvidas, faça um teste A/B para as palavras-chave e Landing Pages e avalie quais as melhores soluções para o seu negócio, fazendo sempre o rastreamento e atribuição das conversões.

Quero ajuda para otimizar as  Google Ads >