Artigo revisto e atualizado a 27 de agosto de 2021.

O Google Ad é uma ferramenta muito importante para as empresas, uma vez que permite a criação de publicidade direcionada aos seus potenciais clientes, numa altura em que estes estão preparados para comprar os seus produtos ou serviços.

Com esta ferramenta, para além de poder escolher o orçamento que deseja investir, consegue fazer um acompanhamento dos seus resultados em tempo real e analisar o perfil dos utilizadores que interagem com o seu negócio.

Apesar de todas as funcionalidades que esta ferramenta disponibiliza, muitos dos gestores que investem em publicidade através do Google Ads ainda não estão a trabalhar na otimização das suas campanhas, o que faz com que percam dinheiro todos os meses.

Quero saber mais sobre Google Ads >

 

Tal como em qualquer outro projeto, as campanhas de Google Ads devem ser auditadas e otimizadas com regularidade, de forma a assegurar os bons resultados ao longo de todo o período em que se encontra online.

Agora chegou a altura de parar de deitar o seu investimento ao lixoseguir os 4 passos essenciais para garantir a boa performance da sua campanha:

 

1º Passo: Analise as suas palavras-chave

palavras-chave.jpg

 

Trabalhar as palavras-chave de uma campanha é uma das dificuldades mais comuns entre os utilizadores desta ferramenta, por isso, se quer otimizar com sucesso as palavras-chave da sua campanha, siga as 3 estratégias seguintes:

1. Elimine palavras-chave irrelevantes e sem resultados

O objetivo desta estratégia é reduzir a lista de palavras-chave às expressões que são relevantes para os seus potenciais clientes e que trazem, efetivamente, resultados para a sua campanha - cliques, contactos e/ou vendas.

Para começar, entre na plataforma Google Ads e analise os termos de pesquisa da sua campanha (relatório “termos de pesquisa”, na secção “palavras-chave”).

 

Os termos de pesquisa representam as expressões que os seus potenciais clientes pesquisam e que despoletam a exibição dos seus anúncios nos resultados de pesquisa.

 

Se após analisar os termos de pesquisa encontrou termos não relacionados com a sua oferta, então deve removê-los da campanha, adicionando-os como palavras-chave negativas à campanha. Assim garantimos que sempre que forem feitas pesquisas relacionadas, os seus anúncios já não voltam a aparecer, o que lhe permite guardar dinheiro para pesquisas de valor e ajustadas à sua oferta.

Depois de monitorizar regularmente os termos de pesquisa percebe que há palavras-chave que continuam sem gerar qualquer retorno - cliques e conversões e/ou vendas? 

Se sim, o que deve fazer é pausar estas palavras-chave. Garantir que deixa que gastar dinheiro com utilizadores que não estão preparados para entrar em contacto ou comprar e investir nos que lhe dão retorno do investimento. Isto porque ao pausar estas palavras-chave, os seus anúncios deixarão de aparecer em pesquisas relacionadas.

 

2. Encontre novas palavras-chave para a campanha

Com esta estratégia, o objetivo é encontrar novas palavras-chave que tragam resultados para a sua campanha.

 

pesquisar-novas-palavras-chave-google-adwords

 

Para isto pode recorrer mais uma vez ao relatório de termos de pesquisa da sua campanha e adicionar os termos com melhores resultados aos seus grupos de anúncios.

Se conseguir identificar um conjunto de termos de pesquisa que ainda não estejam como palavra-chave, adicione-os. Depois perceba se podem integrar um grupo de anúncios existente ou se deve criar um novo para garantir que os seus anúncios vão de encontro às palavras-chave.

 

3. Aumente o investimento em palavras-chave

Esta estratégia consiste em otimizar o orçamento das palavras-chave com boa performance e inseri-las no texto dos anúncios e Landing Pages da sua campanha, de forma a potenciar ainda mais os seus resultados.

Quanto às palavras-chave novas, deixe passar algum tempo até conseguir reunir um conjunto suficiente de dados que permitam avaliar com segurança se deve ou não continuar a investir nelas.

Esta estratégia vai ajudar na melhoria do índice de qualidade da sua campanha, na melhoria da taxa de cliques (CTR), bem como na gestão mais eficaz do orçamento.

 

2º Passo: Trabalhe o texto dos seus anúncios

 

sucesso-copy-anuncios.jpg

 

O copy dos seus anúncios é uma ótima ferramenta para otimizar a sua campanha de Google Ads, no entanto é quase impossível encontrar o anúncio perfeito!

Crie diferentes anúncios, teste e analise os resultados. Siga os nossos 4 conselhos:

1. Teste diferentes anúncios

Ao criar a sua campanha defina, pelo menos, dois anúncios. Desta forma poderá comparar as duas hipóteses, compreender qual é a que traz melhores resultados e otimizar de forma a potenciar os resultados da campanha.

 

2. Publicite uma boa oferta

Um anúncio com um excelente copy, mas sem uma boa oferta, não tem grandes probabilidades de sucesso.

 

oferta-irresistivel

 

sugestao-blog-made2web Lembre-se: Uma oferta que seja atrativa para os seus potenciais clientes alavanca a probabilidade de conversão!

Analise as ofertas dos seus concorrentes e reflita sobre o que é que pode oferecer aos seus potenciais clientes para tornar os seus anúncios irresistíveis.

 

3. Crie extensões de anúncio

As extensões de anúncio, para além de influenciarem o índice de qualidade dos anúncios, potenciam a sua taxa de cliques. Os criar estas extensões também está a ocupar mais espaço visível dos resultados de pesquisa, o que leva a que a concorrência tenha menor visibilidade. 

 

Exemplo de anúncio com extensões

anuncio-com-extensoes

 

Exemplo de anúncio sem extensões

anuncio-sem-extensoes

 

Existem vários tipos de extensões de anúncios que pode utilizar para completar a sua campanha e tornar os seus anúncios mais atrativos!

 

Certifique-se de otimiza a sua campanha com extensões de anúncio.

 

4. Analise todos os componentes do seu anúncio

Todos os componentes do seu anúncio, como os títulos e as descrições devem ser auditados e testados!

Certifique-se de que todos eles:

  • são claros;
  • que respondem às pesquisas feitas pelos potenciais clientes;
  • são fáceis de compreender;
  • têm um call-to-action (CTA) forte e
  • trabalham a palavra-chave relacionada.

 

3º Passo: Invista na criação de Landing Pages

A Landing Page da sua campanha representa a sua oportunidade de ganhar uma conversão e transformar os seus visitantes em leads ou em clientes, de acordo com o seu negócio.

Para isto, a sua Landing Page deve ser construída de forma a que seja claro para o utilizador que está no sítio certo e qual o caminho que deve seguir.

Apesar de ser crítico para os resultados da sua campanha, otimizar uma Landing Page não é uma tarefa difícil, por isso deixamos-lhe 3 conselhos:

 

1. Crie Landing Pages dedicadas à sua campanha

Criar uma landing page específica sobre um produto ou serviço e sem possibilidade de fuga vai permitir ao utilizador forcar-se no que é importante para ele e enquanto marca conseguimos garantir que ele segue o caminho pretendido e que não se perde no processo de conversão. Isto porque a landing page não terá links para fora e terá apenas um ponto de conversão. 

Desta forma está a garantir uma otimização do seu funil de conversão, uma vez que as landing pages têm altas taxas de conversão de leads.

Assim sendo, levar um utilizador para a homepage do seu website não é uma boa solução. Tente sempre direcionar o utilizar para uma página cujo tema seja o que ele pesquisou no Google. 

Evite falar sobre diversos temas na sua landing page. Foque-se o mais possível, caso contrário poderemos estar a perder leads. 

 

Para aumentar a taxa de conversão da sua campanha certifique-se que as Landing Pages que criou são coerentes e relevantes para as palavras-chave do grupo de anúncio a que estão afetas.

 

2. Apresente a sua oferta na Landing Page

Assegure-se de que o copy do serviço ou produto que quer vender está presente na Landing Page de forma coerente com o anúncio e com o grupo de palavras-chave a que pertence.

Aqui, apresente a sua oferta de uma forma clara e assegure-se de que o caminho que o utilizador tem de percorrer é claro e intuitivo!

 

3. Insira Call-to-actions nas suas Landing Pages

A função dos CTAs é guiar o utilizador no caminho que deve seguir dentro das suas Landing Pages. Esta cta deve estar em concordância com a cta dos anúncios da campanha de Google Ads.

É preciso mostrar ao utilizador que os anúncios e o conteúdo da landing page estão ligados, para que este não aterre na página e imediatamente saia porque se sentiu perdido. 

 

Caso este caminho não seja claro, a maioria dos utilizadores vai desistir e abandonar a página sem fazer qualquer interação, nem converter.

 

Garanta que as Landing Pages da sua campanha têm um call-to-action claro e forte para guiar os seus potenciais clientes até à conversão.

 

4º Passo: Acompanhe os resultados da sua campanha

Acompanhar os resultados é a única forma que tem de perceber como é que a sua campanha está a correr, por isso certifique-se que cada um dos 4 pontos mencionados abaixo está bem configurado na sua conta Google Ads:

  1. Controlo de conversões nos formulários online para acompanhar o número de formulários preenchidos;
  2. Controlo de conversões no carrinho de compras de forma a compreender quantos visitantes concluem uma compra no seu website;
  3. Controlo de chamadas a partir do website para conseguir medir quantos utilizadores contactam a sua empresa depois de verem um dos seus anúncios;
  4. Controlo da extensão de chamada para acompanhar o número de utilizadores que contactam a sua empresa a partir da extensão do seu anúncio.

 

Acompanhe as suas campanhas... sempre!

Posto isto, acompanhar e otimizar uma campanha de Google Ads é um processo contínuo que vai ajudar a melhorar os seus resultados.

sugestao-blog-made2web Lembre-se: Deve analisar com regularidade toda a sua campanha de forma a perceber quais os seus pontos fortes e quais os pontos fracos que precisa de otimizar.

Se seguir a lista apresentada vai conseguir ser mais eficiente e a alcançar melhores resultados com as suas campanhas!

Quero otimizar as minhas campanhas com a Made2Web >