O Google™ AdWords é uma ferramenta muito importante para as empresas, uma vez que permite a criação de publicidade direcionada aos seus potenciais clientes, numa altura em que estes estão preparados para comprar os seus produtos ou serviços.

otimizar-campanhas-google-adwords

Imagem Google™ AdWords. Fonte: Bleez, 2017

Com esta ferramenta, para além de poder escolher o orçamento que deseja investir, consegue fazer um acompanhamento dos seus resultados em tempo real e analisar o perfil dos utilizadores que interagem com o seu negócio.

Apesar de todas as funcionalidades que esta ferramenta disponibiliza, muitos dos gestores que investem em publicidade através do Google™ AdWords ainda não estão a trabalhar na otimização das suas campanhas, o que faz com que percam dinheiro todos os meses.

QUERO SABER MAIS SOBRE GOOGLETM ADS »

 

Tal como em qualquer outro projeto, as campanhas AdWords devem ser auditadas e otimizadas com regularidade, de forma a assegurar os bons resultados.

Agora chegou a altura de parar de deitar o seu investimento ao lixoseguir os 4 passos essenciais para garantir a boa performance da sua campanha:

 

1º Passo: Analise as suas palavras-chave

palavras-chave.jpg

 

Trabalhar as palavras-chave de uma campanha é uma das dificuldades mais comuns entre os utilizadores do AdWords, por isso, se quer otimizar com sucesso as palavras-chave da sua campanha, siga as 3 estratégias seguintes:

          1. Elimine palavras-chave irrelevantes e sem resultados

O objetivo desta estratégia é reduzir a lista de palavras-chave às expressões que são relevantes para os seus potenciais clientes e que trazem, efetivamente, resultados para a sua campanha.

Para começar, entre na plataforma Google™ AdWords e analise os termos de pesquisa da sua campanha (relatório “termos de pesquisa”, na secção “palavras-chave”).

Os termos de pesquisa representam as expressões que os seus potenciais clientes estão a pesquisar que fazem com que os seus anúncios apareçam nos resultados de pesquisa.

Todas as palavras-chave que não apresentem resultados devem ser colocadas em pausa e, por sua vez, os termos de pesquisa que não pretende que estejam associados aos seus anúncios Google™ devem ser adicionados como palavras-chave negativas à campanha, de forma a assegurar que o Google™ AdWords não volta a mostrar o seu anúncio para essas pesquisas.

          2. Encontre novas palavras-chave para a campanha

Com esta estratégia, o objetivo é encontrar novas palavras-chave que tragam resultados para a sua campanha.

pesquisar-novas-palavras-chave-google-adwords

Para isto pode recorrer mais uma vez ao relatório de termos de pesquisa da sua campanha e adicionar os termos com melhores resultados aos seus grupos de anúncios.

          3. Aumente o investimento em palavras-chave

Esta estratégia consiste em otimizar o orçamento das palavras-chave com boa performance e inseri-las no texto dos anúncios e Landing Pages da sua campanha, de forma a potenciar ainda mais os seus resultados.

Quanto às palavras-chave novas, deixe passar algum tempo até conseguir reunir um conjunto suficiente de dados que permitam avaliar com segurança se deve ou não continuar a investir nelas.

Esta estratégia vai ajudar na melhoria do índice de qualidade da sua campanha, na melhoria da taxa de cliques (CTR), bem como na gestão mais eficaz do orçamento.

 

2º Passo: Trabalhe o texto dos seus anúncios

sucesso-copy-anuncios.jpg

O copy dos seus anúncios é uma ótima ferramenta para otimizar a sua campanha AdWords, no entanto é quase impossível encontrar o anúncio perfeito!

Crie diferentes anúncios, teste e analise os resultados. Siga os nossos 4 conselhos:

          1. Teste diferentes anúncios

Ao criar a sua campanha defina, pelo menos, dois anúncios. Desta forma poderá comparar as duas hipóteses, compreender qual é a que traz melhores resultados e otimizar de forma a potenciar os resultados da campanha.

          2. Publicite uma boa oferta

Um anúncio com um excelente copy, mas sem uma boa oferta, não tem grandes probabilidades de sucesso.

oferta-irresistivel

sugestao-blog-made2web Lembre-se: Uma oferta que seja atrativa para os seus potenciais clientes alavanca a probabilidade de conversão!

Analise as ofertas dos seus concorrentes e reflita sobre o que é que pode oferecer aos seus potenciais clientes para tornar os seus anúncios irresistíveis.

          3. Crie extensões de anúncio

As extensões de anúncio, para além de influenciarem o índice de qualidade dos anúncios, potenciam a sua taxa de cliques.

Existem vários tipos de extensões de anúncios que pode utilizar para completar a sua campanha e tornar os seus anúncios mais atrativos!

Certifique-se de otimiza a sua campanha com extensões de anúncio.

          4. Analise todos os componentes do seu anúncio

Todos os componentes do seu anúncio, como os títulos e as descrições devem ser auditados e testados!

Certifique-se de que todos eles são claros, que respondem às pesquisas feitas pelos potenciais clientes, são fáceis de compreender e que têm um call-to-action (CTA) forte.

 

3º Passo: Invista na criação de Landing Pages

A Landing Page da sua campanha representa a sua oportunidade de ganhar uma conversão e transformar os seus visitantes em leads ou em clientes, de acordo com o seu negócio.

Para isto, a sua Landing Page deve ser construída de forma a que seja claro para o utilizador que está no sítio certo e qual o caminho que deve seguir.

invista-numa-landing-page.jpg

Apesar de ser crítico para os resultados da sua campanha, otimizar uma Landing Page não é uma tarefa difícil, por isso deixamos-lhe 3 conselhos:

          1. Crie Landing Pages dedicadas à sua campanha

Um dos erros mais comuns quando falamos de campanhas AdWords é a utilização da homepage como página de destino de um anúncio.

Esta é uma ótima página para apresentar os seus produtos e serviços, no entanto não dá a exata resposta que o potencial cliente procura com a sua pesquisa.

Outro erro bastante comum é a utilização de uma Landing Page para uma grande quantidade de palavras-chave que não estão diretamente relacionadas com o seu conteúdo, o que pode fazer com que os seus potenciais clientes não compreendam a página a que foram parar e a abandonem sem converter.

Para aumentar a taxa de conversão da sua campanha certifique-se que as Landing Pages que criou são coerentes e relevantes para as palavras-chave do grupo de anúncio a que estão afetas.

          2. Apresente a sua oferta na Landing Page

Assegure-se de que o copy do serviço ou produto que quer vender está presente na Landing Page de forma coerente com o anúncio e com o grupo de palavras-chave a que pertence.

Aqui, apresente a sua oferta de uma forma clara e assegure-se de que o caminho que o utilizador tem de percorrer é claro e intuitivo!

          3. Insira Call-to-actions nas suas Landing Pages

A função dos CTAs é guiar o utilizador no caminho que deve seguir dentro das suas Landing Pages.

Caso este caminho não seja claro, a maioria dos utilizadores vai desistir e abandonar a página sem fazer qualquer interação, nem converter.

Garanta que as Landing Pages da sua campanha têm um call-to-action claro e forte para guiar os seus potenciais clientes até à conversão.

 

4º Passo: Acompanhe os resultados da sua campanha

acompanhar-resultados.jpg

Acompanhar os resultados é a única forma que tem de perceber como é que a sua campanha está a correr, por isso certifique-se que cada um dos 4 pontos mencionados abaixo está bem configurado na sua conta Google™ AdWords:

  1. Controlo de conversões nos formulários online para acompanhar o número de formulários preenchidos;
  2. Controlo de conversões no carrinho de compras de forma a compreender quantos visitantes concluem uma compra no seu website;
  3. Controlo de chamadas a partir do website para conseguir medir quantos utilizadores contactam a sua empresa depois de verem um dos seus anúncios;
  4. Controlo da extensão de chamada para acompanhar o número de utilizadores que contactam a sua empresa a partir da extensão do seu anúncio.

 

Acompanhe as suas campanhas... sempre!

Posto isto, acompanhar e otimizar uma campanha de Google™ AdWords é um processo contínuo que vai ajudar a melhorar os seus resultados.

sugestao-blog-made2web Lembre-se: Deve analisar com regularidade toda a sua campanha de forma a perceber quais os seus pontos fortes e quais os pontos fracos que precisa de otimizar.

Se seguir a lista apresentada vai conseguir ser mais eficiente e a alcançar melhores resultados com as suas campanhas!

Auditoria grátis às Campanhas Google Adwords  PEÇA A SUA AUDITORIA AQUI »