Artigo atualizado a 30 de Outubro de 2019

As conversões são importantes para perceber se está a alcançar os seus objetivos, como por exemplo: gerar vendas através das campanhas de Google Ads, gerar pedidos de contacto ou downloads de um ebook. As métricas que considero mais importantes nas conversões são:

Estas métricas não estão definidas de origem no relatório de Google Ads, para adicionar tem de:

  1. Fazer login na sua conta de AdWords;
  2. Clicar no botão “Colunas” e em seguida “Modificar Colunas”;

3-modificar-colunas

 

  1. Clicar em “Conversões” e aqui escolhe as 3 métricas;

 

4-adicionar-conversões


Conversões

O número de conversões ajuda a perceber se o seu investimento está a trazer retorno, no sentido em que está a conseguir alcançar os objetivos pretendidos com a campanha de Google Ads.

Um número reduzido de conversões pode decorrer de vários motivos:

  • Orçamento da campanha reduzido - se o anúncio é exibido poucas vezes é natural que o número de conversões também seja reduzido;
  • Baixa Taxa de Cliques (CTR) e por isso poucos utilizadores visitam o website - uma baixa CTR poderá estar ligada à qualidade dos anúncios. Será que o utilizador não gosta do que é apresentado no anúncio?;
  • Website com baixa usabilidade - é importante que o website seja de fácil utilização para o utilizador, tanto em desktop, como em mobile. Assegure-se de que não existem erros.

É preciso perceber qual dos fatores é a causa do baixo número de conversões e corrigir.


Taxa de Conversão

A taxa de conversão é a percentagem de cliques que originam conversões. E a fórmula é:

Conversões/cliques

Taxas de Conversão muito baixas significam que os utilizadores clicam no seu anúncio, mas que não convertem no seu website.


Custo/Conversão

O custo por conversão é uma métrica importante de monitorizar para ter noção dos custos e receitas com a campanha de AdWords.

Aqui deve pensar qual é o preço médio dos seus produtos, ou qual o ticket médio de uma compra no seu site, por exemplo, e perceber se perde dinheiro com a campanha de AdWords, por o valor da conversão ser mais elevado do que a receita gerada.

Na otimização da campanha, um dos objetivos passa sempre por diminuir o custo por conversão, através, a nível de exemplo, do aumento de conversões, diminuição do custo por clique e por melhoria da qualidade dos anúncios.

 

Pontos importantes a reter:

  • Certifique-se de que associou todas as conversões que pretende medir na sua campanha de Google Ads;
  • Faça uma monitorização próxima das conversões alcançadas, mas não se esqueça de esperar 15 dias após a colocação da campanha online para optimizações maiores à campanha.


No próximo artigo, irei explicar como analisar se as palavras-chave estão a trazer retorno e como interpretar os resultados gerados através destas.

Quero saber mais sobre Google Ads >