Neste artigo irá perceber o que são listas de marketing, qual a sua importância e como configurá-las para uso futuro.

O que são Listas de Remarketing?

As Listas de Remarketing são, basicamente, coleções de utilizadores que visitaram o seu website ou utilizadores da sua aplicação móvel. Estas listas recolhem estas pessoas através de cookies, com base em regras definidas por si.

Para que o Google™ consiga identificar estes utilizadores através de cookies e guardá-los nas suas listas de remarketing é preciso adicionar um código de HTML ao seu website ou simplesmente interligar a conta de AdWords com a de Analytics.

Os visitantes são adicionados à sua lista segundos após visitarem o seu website e podem estar presentes em várias listas desde que o comportamento destes seja o igual ao especificado na regra que criou.

Criar-lista_Visitas-ao-website-1024x422

 

Qual o objetivo das Listas de Remarketing?

Ao recolher estas listas, com base nas regras definidas, está a dizer ao Google™ que deseja que eles sejam novamente alvos de marketing através de campanhas de AdWords.

Remarketing

Já lhe aconteceu visitar um website e no dia seguinte a publicidade que vê é referente a esse site/produto/serviço ou marca que viu? Se sim, isso significa que entrou numa lista de remarketing dessa marca.

Exemplo:

Imagine que criou uma lista de remarketing para utilizadores que visitaram o seu website mas não converteram. Pode com esta lista fazer uma nova campanha de Pesquisa ou Display para levar estas pessoas a comprar.

Nas campanhas de remarketing, a mensagem deve ser diferente da criada anteriormente, pois assim conseguimos criar anúncios mais qualificados para estas pessoas, tendo em conta os produtos/páginas que visitaram.

Pode depois também definir apenas certas palavras-chave para esta campanha e atribuir por exemplo lances superiores às suas palavras-chave para estas pessoas pois estão mais propícias a realizar uma conversão no seu website.

QUERO SABER MAIS SOBRE GOOGLETM ADS »

 

Como definir as regras para recolha de listas?

Podemos definir as regras para a recolha de utilizadores baseadas em comportamentos específicos dependendo do objetivo com as listas de remarketing, como por exemplo:

  • Utilizadores que visitaram o seu website mas não converteram independentemente do tempo que estiveram no site;
  • Utilizadores que visitaram uma página específica;
  • Utilizadores que converteram num certo produto;
  • Utilizadores que visitaram o site antes, após ou durante uma data específica.

É preciso ter em consideração que para criar uma campanha de remarketing para anúncios de pesquisa, tem de ter um mínimo de 1.000 utilizadores ativos na sua lista, nos últimos 30 dias. Por outro lado, para anúncios de display precisa apenas de ter 100 utilizadores ativos.

 

Como configurar as listas de remarketing?

Para configurar uma lista tem 2 opções:

  • Importar listas já criadas no Analytics;
  • Configurar as listas através do AdWords.

 

Quer saber como configurar as listas de remarketing através do AdWords em 10 passos? Vamos a isso.

 

10 passos para configurar Listas de Remarketing no AdWords

1. Fazer login na sua conta de AdWords

2. Aceder à “Biblioteca Partilhada” na lateral esquerda

Biblioteca-Partilhada-1024x472

 

3. Clicar na opção “ver” em “Públicos-Alvo”

Público-Alvo-1024x574

 

4. Escolher o tipo de lista de remarketing que deseja criar

Para este exemplo, escolhi o “Visitantes ao Website” pois numa primeira fase para criar a primeira lista de remarketing, esta é a mais utilizada, pois coleciona utilizadores do seu website baseado em comportamentos específicos.

Para o caso de ter uma aplicação móvel, deve escolher a segunda, “Utilizadores de aplicações para dispositivos móveis”.

Se tiver um canal Youtube e quiser recolher listas do mesmo, então deve escolher a terceira opção, “Utilizadores do Youtube”.

A última opção, “Emails de Clientes”, é para o caso de ter uma lista de e-mails de pessoas que queira importar para usar na sua campanha.

Para continuar o processo com “Visitantes do Website” clique em “Configurar Remarketing”.

Visitantes-ao-Website-1024x514

 

5. Escolher um Remarketing Dinâmico, caso o pretenda

O Remarketing Dinâmico mostra às pessoas anúncios com os produtos/serviços que estes viram no seu website, assim tem uma maior probabilidade destes os comprarem.

Os anúncios são mostrados da mesma forma, ou seja, quando as pessoas navegam na web. Aqui a diferença é que não é necessário criar um anúncio para cada um dos seus produtos/serviços.

Terá de submeter ao Google™ um ficheiro, chamado feed, com todos os seus produtos e criar um esquema de anúncios a usar. O Google™, com base no que o utilizador visitou no seu website, constrói o anúncio para ser apresentado.

Sugestão: Se está a começar agora, não comece pelo Remaketing Dinâmico pois este exige um maior nível de conhecimentos. Experimente o remarketing normal e quando já conseguir gerir bem a sua campanha de AdWords avance para o dinâmico.

Selecione a opção “Configurar Remarketing” para continuar.

Configurar-remarketing-1024x461

 

6. Clicar em “Ver Etiqueta do Adwords para websites” para ter acesso ao código de acompanhamento de conversões que terá de inserir no seu website

Este código deverá ser adicionado em todas as páginas do seu website antes do final do <Body>.

Sugestão: Se não tiver conhecimentos de programação peça ao seu informático para o fazer.

Para enviar para o programador basta preencher os campos de e-mail que se seguem abaixo do código.

Depois de ter copiado o código ou tê-lo enviado por email, basta clicar em “Continuar”.

Etiqueta-1024x619

 

7. Verificar as listas criadas através da página geral de "Públicos-Alvo"

Pode confirmar que tem uma lista chamada “Todos os Visitantes” e ainda que a sua etiqueta de Remarketing já se encontra no seu website. No lado direito do ecrã tem um retângulo que diz “Etiqueta de Remarketing”. Quando o Google™ não deteta o código no website a mensagem aparece com um símbolo a vermelho, quando está tudo ok com o código a mensagem aparece com um símbolo a verde.

Confirmar-Etiqueta-1024x508

Confirmar-etiqueta-2-1024x362

 

 8. Criar lista com regras específicas 

Agora que já tem o remarketing configurado na sua conta de AdWords e a recolher uma lista de todos os visitantes do seu website, ou seja, sem nenhuma regra, deve criar uma lista com um comportamento específico para que consiga gerar mais valor nas suas campanhas de AdWords e mais resultados.

No caso de pretender criar uma lista de remarketing com base em regras clique em “+ Lista de Remarketing”.

Aqui, novamente, tem de selecionar o tipo de lista que deseja. Para mostrar como se cria uma lista optei por escolher “Visitantes do Website”;

 

 9. Preencher as especificações da regra que quer criar

  • Nome da lista: Convém que seja específico sobre o comportamento que está a recolher. Por exemplo: “Não Converteram”; “Não Compraram”; “Visitaram página X”;
  • Regra: Aqui deve escolher o comportamento que quer recolher. Para o fazer deve:
    • Selecionar se pretende utilizadores que visitaram uma página, ou que não visitaram, visitantes em datas específicas;
    • Selecionar “+ Regra” e adicionar o(s) URL(s) a controlar.
  • Duração do registo dos utilizadores na lista: Aqui selecione o tempo que considera necessário para manter os utilizadores na lista. Sugestão: Considere o maior número de dias possível para conseguir recolher os contactos suficientes e ter tempo de criar a campanha e configurar tudo o que for necessário. Ou seja, 180 dias para uma campanha de Pesquisa e 540 dias para uma campanha de Display;
  • Descrição adicional: Esta é opcional.

Especificar-Regra-1024x526

Exemplo:

Suponha que a lista que quer criar é para utilizadores que visitaram a página de “Campanhas de AdWords” do seu site:

  • Nome: Página Campanhas de AdWords;
  • Regra: “Visitantes de uma página” e o URL da página em questão;
  • Duração: 180 dias.

 

10. Clicar em “Guardar”

Feito! Tem a sua lista de remarketing com regras criada.

Agora tem de esperar que a Lista de Remarketing tenha utilizadores suficientes para criar a campanha e conseguir que estes convertam no seu website.

Pontos a reter...

  • Utilize listas de remarketing para recuperar utilizadores que não converteram numa primeira visita ao website;
  • Defina o comportamento das listas de remarketing de acordo com os objetivos do seu website;
  • Defina a janela de intervalo de recolha de listas para o maior tempo possível.

No próximo artigo vou explicar como monitorizar a sua campanha. Agora que já tem a campanha online precisa de começar a obter resultados. Vou dizer-lhe quais as métricas mais importantes e como devem ser interpretadas, para perceber o que está a trazer resultados e o que tem de ser otimizado.

QUERO SABER MAIS SOBRE GOOGLETM ADS »