Após ter anunciado em março a expansão das tags de Instagram Shopping para 8 novos países, foi em abril de 2018 que o Instagram anunciou a chegada da ferramenta a Portugal. Estamos muuuuuuito entusiasmados!

 

A identificação de produtos nas imagens permite-nos agora fazer a ponte entre o perfil de Instagram e o website, facilitando o processo de compra na rede.


Será que se aproxima o fim da "Link na bio" dos posts de Instagram?

Para as empresas, agrada o processo simples, muito semelhante à identificação de uma pessoa numa fotografia. Para os consumidores, agrada o rápido acesso à informações dos produtos, que com um simples tap ficam a saber o nome e preço do produto.

Finalizar uma compra através do Instagram nunca foi tão fácil, resta garantir que o processo de compra no website é de igual simplicidade!

Quero saber mais sobre Redes Sociais >

 

 

Quer saber como identificar produtos nos posts de Instagram? Este é o guia passo a passo.

Antes de começar precisa de garantir que:

  1. Está a usar a versão mais recente da aplicação Instagram;
  2. A sua conta está aprovada para usar a ferramenta de Compras no Instagram.

 

Para ter a conta de Intagram aprovada são necessários 4 requisitos importantes:

    1. A sua empresa tem de vender produtos físicos que estejam em conformidade com o acordo de vendedor e as políticas comerciais do Instagram.
    2. A sua empresa tem de estar localizada num dos países aprovados.
    3. A sua conta de Instagram tem de estar convertida num perfil comercial.
    4. O seu perfil comercial deve estar conectado a um catálogo de produtos do Facebook. Este catálogo pode ser criado através do Facebook Business Manager e vai ser onde o Instagram vai buscar todos os detalhes sobre os produtos a identificar: nome, preço, imagem, descrição e link para comprar no website.


criar-catalogo-de-produtos

Exemplo de como criar um catálogo de produtos no Instagram. Fonte: business.instagram.com



Ative agora a identificação de produtos, em 7 simples ações:

  1. Aceda ao seu perfil de Instagram;
  2. Se vir o alerta, poderá clicar nele e seguir os passos;
  3. Se não vir o alerta, entre nas definições, através da roda dentada;
  4. Toque em "Compras";
  5. Clique em "Continuar";
  6. Selecione o catálogo de produtos que quer conectar ao seu perfil;
  7. Toque em "Concluir".

A ter atenção: se a opção "Compras" ainda não estiver disponível nas definições da sua página é porque a sua conta ainda está em análise, ou não foi aprovada para usar as tags de Instagram Shopping.


Para marcar os produtos nos posts do Instagram siga estes 5 passos:

  1. Inicie um post normal. Selecione uma ou várias imagens, pense numa descrição que chame à atenção e edite os efeitos ou filtros em cada uma das fotos;
  2. Clique na imagem em cima dos produtos para ativar uma tag;
  3. Escreva o nome do produto que quer identificar e selecione o correcto. Se a posição não estiver certa, arraste a tag e coloque-a na posição ideal;
  4. Toque em "Concluir";
  5. Tudo pronto? Publique!

 

Exemplo de tags no Instagram. 

 

Na prática, existem 7 pontos que deve ter em conta sobre as tags de Instagram Shopping:

  1. Os produtos podem ser identificados em posts novos, ou já existentes. Em qualquer momento podemos editar um post e adicionar ou remover tags de produtos;
  2. Os conteúdos das tags são geridos através do catálogo de produtos do Facebook (nome, preço, descrição, imagem e link) e podem ser alterados no Facebook Business Manager;
  3. Podem ser identificados até 5 produtos por imagem, ou até 20 produtos em posts com várias imagens;
  4. Se eliminar algum produto do catálogo, a tag associada a esse produto será removida de todos os posts onde está a ser utilizada;
  5. Se precisar de mudar o catálogo de produtos que está a utilizar para compras no Instagram, as tag atuais não sofrerão alterações. O catálogo pode ser alterado nas configurações da sua conta na app do Instagram;
  6. Se um produto estiver esgotado, a tag do produto será removida. Neste momento, a marcação do produto não voltará a aparecer quando o produto voltar a ter stock;
  7. Neste momento, não é possível promover posts com tags de Instagram Shopping. Esta funcionalidade está disponível apenas para publicações orgânicas.


instagram shoppingTags no Instagram. Fonte: business.instagram.com

 

Em Junho, as tags foram expandidas também para as InstaStories

Com o crescente uso das InstaStories, seria mais que natural que o Instagram lançasse uma forma de juntar estes dois formatos.

Foi lançado um update que permite agora adicionar stickers com produtos, em que a pessoa pode clicar para ver o produto. O funcionamento a partir daí é exatamente igual às tags de shopping apresentadas no feed. 

Fica o exemplo:

instastories-shoppping-tags

 

Para já, estes stickers estão ainda exclusivos a grandes marcas e não há ainda novidades sobre a sua expansão a outros perfis de empresa. 

A nossa opinião...

Para os nossos clientes com uma loja online, este poderá ser o elo de ligação que vai gerar novas vendas e rentabilizar cada vez mais a presença das marcas no Instagram!

Sentimos muita falta da possibilidade de promover os posts com estas tags, que seriam um passo lógico para aumentar as vendas diretamente.

O Instagram deixa ainda a promessa de lançar estatísticas de interação detalhadas que vão permitir aos Marketeers uma análise de quem clicou nas tags e de quem clicou em "Comprar" em cada um dos produtos identificados.

A Marketest revelou que, em 2017, o Instagram ocupa o segundo lugar nas redes com maior notoriedade em Portugal, ultrapassado apenas pelo Facebook. A rede é muito popular, principalmente para os mais jovens, e tem vindo a ganhar cada vez mais importância para as marcas.

A sua empresa já utiliza as tags de Instagram Shopping?

Quero saber mais sobre Redes Sociais >