Todos os meses, mais de 150 milhões de pessoas conversam via Instagram Direct, um terço das quais começa devido a uma Insta Story. Quem tem acompanhado o percurso do Instagram podia antever estes dados, mas estes números ainda surpreendem muitos Marketeers.

As mais recentes novidades dão-nos tags de Shopping, que nos permitem identificar perfis nas imagens e estabelecer ligações diretas para o nosso website. O estudo de 2017 da Marktest revela que o Instagram foi a rede que mais cresceu nesse ano, tornando a presença na rede obrigatória para as empresas portuguesas. 

No mundo empresarial, o crescimento do Instagram é visto também como um aumento potencial do seu canal de vendas.

Mas as queixas também eram muitas.

Ao contrário do Facebook, que tem várias ferramentas para gerir as páginas, como a capacidade de agendar posts ou a de guardar conversas-tipo, o Instagram posicionou-se apenas do lado dos utilizadores deixando muitos negócios frustrados e com dificuldades a gerir o seu perfil de empresa.

Quero saber mais sobre Redes Sociais >

Quais as 3 últimas novidades do Instagram que deve saber?

     1. O Instagram lançou um update no Insta Direct dos perfis de empresas, que elimina a caixa de mensagens pendentes;

     2. A rede permite agora guardar templates de mensagens que enviamos frequentemente;

     3. Foram lançados novos botões de ação, integrados com plataformas externas de reservas, encomendas, compra de bilhetes, etc.

Os 3 Updates do Instagram agora em detalhe...

Alteração 1 e 2 - Insta Direct e Templates de Mensagem:

Até agora, as mensagens entre os utilizadores e os perfis de empresa tinham um comportamento exatamente igual às conversas entre pessoas. Se uma pessoa que não seguimos nos envia mensagem, vai para uma caixa de "Mensagens Pendentes".

Com o novo update, as coisas vão ficar diferentes:

"Agora vão ver as mensagens mais importantes de novos clientes na caixa de entrada principal, em vez de estarem na caixa de mensagens pendentes. Podem também adicionar estrelas e filtrar as conversas para regressar a mensagens que queiram seguir mais tarde."
Fonte: business.instagram.com, 2018

instagram-direct-novo

 Exemplo de mensagens marcadas e respostas guardadas no Instagram. Fonte: business.instagram.com


Vão ser também adicionadas Quick Replies (respostas guardadas) que permitem aos gestores a criação de templates de mensagens que enviam frequentemente. Quem já usa esta ferramenta no Facebook, sabe que é mesmo útil para poupar tempo. Somos fãs!

 

Alteração 3 - Novos botões de ação e integração com plataformas externas:

À medida que os negócios crescem no Instagram, vão sendo necessárias novas ferramentas para fazer com que os utilizadores passem à ação. O próprio Instagram revela que estão a chegar Reservas, Compra de Bilhetes, Marcar e outras ações como Começar uma Encomenda. Muito bom!

 

reserva-botoes-de-acao

Exemplo de botão de reserva no Instagram. Fonte: business.instagram.com


Estes novos botões vão estar limitados para o uso através de parceiros. São eles:

Disponíveis agora: Acuity, Atom Tickets, Booksy, ChowNow, Eatstreet, Eventbrite, Fandango, GrubHub, MyTime, OpenTable, Reserve, Restorando, Resy, SevenRooms, StyleSeat, Tock e a Yelp Reservations.

E para breve: Appointy, Genbook, LaFourchette, MINDBODY, Schedulicity, SetMore, Shedul e a Vagaro.

Quer receber mais novidades sobre Social Media? >

 

A nossa opinião...

Estes esforços recentes do Instagram para se aproximar das marcas são muito bem-vindos!

A gestão do Instagram vai certamente ser mais fácil, rápida e eficaz e os resultados vão ser medidos mais facilmente.

No entanto, a rede social não deverá cometer os mesmos erros que o Facebook, que se distanciou dos utilizadores mais jovens e viu os números de utilização da rede a baixar.