Artigo atualizado a 30 de Outubro de 2019

Depois de ter a sua campanha ativa tem de começar a monitorizá-la para conseguir otimizá-la e obter bons resultados. Geralmente, é aconselhado esperar entre duas a três semanas para começar a fazer alterações maiores à campanha, assim tem informação suficiente para conseguir agir. Contudo, há sempre pequenas alterações que deve ter em conta.

Quero saber mais sobre Google Ads >

 

 

Porque devo monitorizar a minha campanha de Google Ads?

Ao monitorizar a campanha com o objetivo de encontrar melhorias a fazer, lembre-se de que o que é importante para o Google é a experiência do utilizador, quanto melhor a sua campanha for em termos de experiência, melhores resultados irá obter, como por exemplo:

  • Melhor índice de qualidade da campanha;
  • Pagar menos por cada clique no seu anúncio;
  • Maior número de cliques;
  • Maior número de conversões;
  • Custo por conversão mais baixo.
 

Assim, numa monitorização inicial da campanha deverá ter em conta diferentes aspectos:

  • Índice de Qualidade;
  • Conversões;
  • Palavras-Chave negativas;
  • Palavras-Chave abaixo do lance da primeira página.


Índice de qualidade

O Índice de qualidade indica a qualidade dos seus anúncios, palavras-chave e página de destino dos anúncios e varia de 1 a 10, sendo que 1 é o mínimo e 10 o máximo de qualidade.

Quanto melhor o índice de qualidade, menor será o custo por clique e melhor a posição dos anúncios.

Isto porque quando o seu anúncio vai a leilão, o Google Ads calcula a qualidade dos seus anúncios tendo em conta 3 factores:

Estes 3 factores do índice de qualidade podem ser analisados no separador das palavras-chave.

Para tal, basta:

  1. Fazer login na sua conta de Google Ads;
  2. Aceder ao separador de “Palavras-chave”;
  3. E adicionar as seguintes colunas:
    • Índice de Qualidade;
    • CTR Previsto;
    • Relevância do Anúncio;
    • Experiência Página de Destino;

 

Quando o Índice de Qualidade for 10/10 significa que os 3 factores que o compõem estão “Acima da Média”.


1-indice-qualidade  

Quando o Índice de Qualidade é mais baixo, poderá ver, novamente no estado, qual dos 3 factores precisa de ser melhorado. As classificações podem variar entre:

  • Acima da Média;
  • Médio;
  • E Abaixo da Média.

 

Taxa de Cliques (CTR)

A CTR é a taxa de cliques da sua campanha. É calculada através da seguinte fórmula:

Cliques/Impressões

Uma impressão ocorre sempre que o seu anúncio é apresentado. Um clique significa que, após o seu anúncio ter sido apresentado, alguém clicou nele para visitar o seu website. No Google Ads irá encontrar uma coluna para cada uma destas métricas – Cliques, Impressões e CTR.

2-taxa-de-cliques-ctr-1  

No exemplo acima é possível verificar que o Grupo de Anúncios 3 apesar de ter menos impressões que o Grupo 1, tem uma CTR bastante superior (14% para 78%). Isto significa que o Grupo 3 pode não ter muitos utilizadores a ver o anúncio, mas quando o anúncio é visível tendem a clicar neste, ao contrário do que se passa com o Grupo 3.

A CTR é um dos 3 influenciadores no Índice de Qualidade.

Quando a CTR é baixa pode significar que o seu anúncio precisa de ser melhorado, uma vez que ele é exibido mas não clicado.

A posição média, a última coluna da tabela, também influencia. Uma posição média mais fraca tende a que o anúncio também tenha uma CTR mais baixa.

Apesar do Grupo 1 já ter uma taxa de cliques considerada muito boa, é o grupo que apresenta um valor mais baixo e por isso deve sofrer alterações para conseguir uma melhor CTR e uma melhor posição média. Contudo é preciso posteriormente avaliar se a alteração deve ser ao nível das palavras-chave, dos anúncios, ou mesmo de ambos.


Relevância do Anúncio

O Google tem em conta a Relevância do seu anúncio, ou seja, quando alguém faz uma pesquisa, o Google tenta perceber o quanto o seu anúncio é relevante para a pesquisa em questão.

Se o seu anúncio ajudar a responder à pesquisa do utilizador, ele será classificado com uma relevância alta, ao contrário a classificação será de relevância baixa.


Experiência da Página de Destino

Quando faz campanhas de Google Ads e os seus anúncios vão a leilão, o Google tem em consideração a página de destino dos seus anúncios.

Para o Google, a experiência do utilizador é muito importante, por isso o seu conteúdo deve:

  • Estar adaptado às suas palavras-chave
  • Estar adaptado ao texto dos seus anúncios,
  • Ser transparente e
  • Ser credível.

A página deve permitir uma fácil usabilidade por parte do utilizador e ainda ter um tempo de carregamento rápido.

Se a sua página demorar muito tempo a carregar e o utilizador abandonar a página antes desta carregar, o Google terá isto em consideração e atribuirá uma má performance à página.

Quando é a landing page que está a prejudicar a performance da campanha é porque o Google considera que tendo em conta a pesquisa feita pelo utilizador e o seu anúncio, a página não apresenta a melhor experiência de utilização, como por exemplo em termos de conteúdo não trabalhar bem a palavra-chave.

 

Pontos importantes a reter:

Se os seus anúncios tiverem uma fraca qualidade pode tirar 3 conclusões:

1. Os seus anúncios podem não ser elegíveis. Com o leilão ficam definidos quais os anúncios que aparecem para visualização. Em mercados concorrenciais, anúncios com fraco desempenho podem não ter lugar para serem exibidos;

 2. Os anúncios com menor qualidade aparecem posicionados no fim da página, ou mesmo só a partir da segunda página. Anúncios com melhor qualidade podem ser apresentados no topo da página. Sendo que são os primeiros resultados do Google que recebem mais cliques;

3. Irá pagar mais por um clique nos seus anúncios. Quanto melhor a qualidade do seu anúncio, menos terá de pagar por um clique.

 

No próximo artigo, iremos aprender a analisar as conversões da campanha de Google Ads. É o próximo passo depois de analisar métricas como os cliques, impressões, CTR e Índice de qualidade.

 

Auditoria grátis às Campanhas Google Adwords  PEÇA A SUA AUDITORIA AQUI »