Depois de ter os anúncios ativos e as extensões criadas e ativas é aconselhável fazer a associação da conta de Analytics à conta de Adwords para importar conversões e listas de remarketing.

O Google™ Analytics é uma plataforma gratuita do Google™ que ligado ao seu website permite-lhe aceder a relatórios sobre os utilizadores do seu site e o seu comportamento.

Assim, consegue perceber qual a origem das pessoas que visitam o seu website, se pesquisam pelo Google™ para chegar ao website, se entram através das campanhas de Adwords, se o fizeram através de um Desktop ou através de um dispositivo móvel, ou a partir de que localização geográfica o fizeram.

Ao associar as duas contas, pode:

QUERO SABER MAIS SOBRE GOOGLETM ADS »

 

 

 

Associação das 2 Contas

Associar as 2 contas é bastante simples, para isso basta que:

  1. Faça login na sua conta de Adwords;
  2. Quando já estiver dentro da conta, clicar na roda dentada que aparece no canto superior direito do ecrã;

Roda-Dentada-1024x469

  1. Em seguida clique em “Contas Associadas”;

Contas-Associadas-1-1024x459

  1. Na nova página, clique em “Ver Detalhes” por baixo de “Google Analytics”;

Ver-Detalhes-1-1024x559

  1. Em seguida escolha a conta de Analytics que pretende associar e clique em “Configurar Associação”. Se apenas tiver uma conta de Analytics criada com o email de acesso ao Adwords, apenas lhe aparecerá uma conta para associar;

Configurar-Associação-1-1024x329

  1. Depois de escolhida a conta a associar, basta escolher que especificações da associação deseja. Por norma, as defaults do Google™ bastam. E de seguida clique em “Guardar. E a associação das contas está feita.

Especificações-da-Associação-1024x378  

Configuração de Ações de Conversões no Adwords

Fazer o acompanhamento de conversões é importante para perceber se o utilizador que clica no seu anúncio compra algum dos seus produtos, se inscreve na newsletter, preenche um formulário de contactos ou faz o download de e-book, por exemplo.

Assim, cada vez que o utilizador tem um destes comportamentos no seu website é assinalado no Adwords como uma conversão e se tiver as contas de analytics e Adwords associadas, esta informação é partilhada entre plataformas.

Existem duas formas de definir as ações de conversões no Adwords:

Importação de conversões através do Analytics

Para importar estas conversões são necessários alguns passos:

  1. Faça login na sua conta de AdWords;

  2. Aceda a “Ferramentas” no menu de topo da Página e em seguida clique em “Conversões”;

Ferramentas-e-Conversões-1-1024x511  
  1. Aqui, clique em “Google Analytics”;

Google-Analytics-1-1024x472

  1. Na nova janela, terá disponíveis as conversões que tem configuradas no Analytics. Depois basta seleccionar as conversões que deseja importar e clicar no botão “Importar”;

Conversões-2-1024x421

  1. E as suas conversões estão importadas. Para confirmar as acções de conversão que tem disponíveis na sua conta, clique em “Acções de Conversão”;

Confirmação-1024x475

Esta é a página onde pode consultar todas as acções de conversão disponíveis e os seus detalhes como a origem, a janela de conversão e o número de conversões atribuído a cada acção.

 

Configuração de Conversões através do AdWords

O primeiro passo é perceber que acções de conversão pretende monitorizar, se contactos, compras, downloads, se todos.

Pode definir várias acções de conversão, não precisa de se limitar a apenas uma, estas acções dependem dos pontos de conversão no seu website e de quais pretende fazer uma monitorização. 

Os passos para a configuração são:

    1. Fazer login na sua conta de Adwords;

    2. Uma vez que o login esteja efetuado, aceda a “Conversões” no menu “Ferramentas”;

    3. De seguida, clique em “+Conversões”

Criar-Conversões-1024x578

    1. Posto isto, tem de escolher de entre 4 tipos de Conversões:

Escolher-a-origem-1024x480

a. Website – Este tipo de conversões permite fazer o acompanhamento de preenchimentos de formulários e de compras no seu site. Este é o tipo de conversão mais utilizado;

b. Aplicação – Permite acompanhar o número de conversões de uma aplicação ou ações dentro da mesma;

c. Chamadas Telefónicas – Permite fazer o acompanhamento de chamadas telefónicas a partir de um número de reencaminhamento do Google™. Este número não está ainda disponível para Portugal;

d. Importação – Este tipo permitem importar dados de conversões que aconteceram até um período de 90 dias. Contudo, a sua configuração não é assim tão simples.

Neste exemplo será escolhido o “Website” por ser o mais usual.

O passo seguinte é preencher algumas informações básicas:

Informações-Básicas

1. Nome para a sua conversão

Aqui, indique o nome com que pretende identificar cada uma das conversões. Por exemplo: Formulário de Contactos; Venda; Chat;

2. Valor

Por exemplo: se estiver a definir uma conversão num preenchimento de formulário de dúvidas não faz sentido definir um valor, aí deve escolher a opção “Não atribuir valor”. Por outro lado, se o preenchimento de formulário disser respeito à marcação de uma consulta com um preço fixo, então aí deve definir um valor para a conversão;

3. Contagem

Aqui pode escolher entre:

  • Todas – Significa que se o mesmo clique num anúncio gerar várias conversões, serão contabilizadas todas as conversões.
  • Uma – Significa que independentemente do número de conversões que um único clique gera, será contabilizada apenas uma conversão.

O aconselhado é escolher a opção “Todas”, pois assim consegue ter acesso a todas as conversões obtidas através do Adwords.

4. Período de Conversão

Este passo permite-lhe escolher o tempo que deseja que uma conversão seja contabilizada no Adwords após o clique no anúncio. Eu recomendo que o período de conversão seja o máximo disponível, ou seja, 90 dias, pois em negócios em que o ciclo de compra é maior, como por exemplo aquisição de softwares, ao escolher um período de apenas uma semana, pode estar a perder conversões que apenas ocorram uma semana depois do clique no anúncio.

5. Categoria

Aqui, deve escolher qual a categoria da sua ação de conversão. Se a sua ação não se enquadrar em nenhuma das opções, escolha “Outro”. Por norma, nas minhas campanhas esta é sempre a opção que eu escolho e é também a definida por default no Google™.

6. Incluir “Conversões”

Deve escolher se pretender que esta ação de conversão seja quantificada na coluna de conversões nos relatórios de Adwords. Eu aconselho a que selecione esta opção pois assim consegue optimizar melhor a sua campanha.

7. Modelo de Atribuição

Aqui pode escolher se quer que as suas conversões de Adwords sejam contabilizadas como primeiro clique, último clique ou uma combinação de vários cliques.

Eu aconselho a escolher o Modelo de Atribuição como “Último Clique” pois assim atribui o crédito da conversão ao último anúncio a ser clicado e respectiva palavra-chave por forma a perceber quais os anúncios e palavras-chave que têm melhor performance;

8. Depois basta clicar em “Gravar e Continuar”;

Posto isto, verá as definições da acção de conversão que acabou de configurar. Ao fazer scroll down na página terá o título “Instalar etiqueta”.

Código

O que precisa agora de fazer é copiar o código apresentado e inserir no seu website. Aqui será mais fácil contactar o seu programador e dar-lhe a indicação de que o código deve ser colocado no início do <body> em todas as páginas que se pretende contabilizar conversões, ou seja nas páginas de agradecimento que tiver para o tipo de ação de conversões que acabou de configurar.

Código-do-Analytics-1

9. Depois, clique em “Concluído” e no pop-up novamente e “Concluído”. E pronto, assim que o código estiver inserido no website, o Adwords começará a contabilizar as suas conversões.

O mais importante é que consiga perceber que ações de conversão pretende monitorizar no seu website e então depois defini-las no Adwords.

No próximo artigo iremos aprender a configurar listas de remarketing. Estas são importantes para trazer de volta ao seu website utilizadores que não converteram.

QUERO SABER MAIS SOBRE GOOGLETM ADS »